Índice
Existem diversos lugares no GIMP em você pode encontrar menus. O objetivo desse capítulo é descrever todos os comandos que são acessíveis a partir da barra de menu da janela de imagem e do menu de imagem que aparece ao clicar com o botão direito na tela. Todos os menus de contexto e menus de outros diálogos são descritos nos demais capítulos, que são focados em descrever os diálogos em si.
Essa barra de menu pode conter outras entradas caso você tenha adicionado extensões e filtros ao seu GIMP, tais como scripts feitos em script-fu ou Python ou a extensão de vídeos (GAP).
Se você clicar com o botão direito em certas partes da interface do GIMP, aparece um “menu de contexto”, que pode apresentar várias funções. Alguns lugares onde você pode acessar os menus contextuais são:
Ao clicar sobre a janela de imagem, aparece o menu de imagem. Isso é útil ao se trabalhar no modo de janela cheia, sem a barra de menus. Esse menu é uma cópia do menu na barra da janela de imagens.
Ao clicar sobre uma camada na janela de camadas ou em um canal na janela de canais exibe funções para a camada ou canal selecionado.
Clicar com o botão direito do mouse na barra de menu da janela de imagem tem o mesmo efeito que clicar com o botão esquerdo.
Clicar com o botão direito do mouse na barra de título mostra funções que não pertencem ao GIMP, mas ao programa gerenciador de janelas de do seu computador.
Existe uma propriedade interessante associada com alguns dos menus do GIMP. Aqui estão alguns dos menus de imagem de contexto que você consegue obter ao clicar com o botão direito sobre a tela ou sobre qualquer um dos submenus. (Você pode entender que o item de menu leva a um submenu quando existe um ícone próximo a ele.) Quando você abre qualquer um desses menus, existe uma linha pontilhada no topo do menu (linha de separação). Ao clicar sobre essa linha pontilhada, você destaca o menu abaixo deste e ele se torna uma janela em separado.
Os menus separáveis são realmente independentes. Eles são sempre visíveis, e suas funções sempre se aplicam a imagem atual, e eles continuam abertos quando todas as imagens são fechadas. Você pode fechar um submenu separável ao clicar sobre a linha pontilhada novamente ou fechando a janela pelo gerenciador de janelas do seu computador (geralmente ao se clicar no ícone de X no canto superior direito da janela).
Esses submenus destacáveis também podem ser criados no modo de janela única, mas são muito menos interessantes já que ficam atrás da janela principal uma vez que você clica nela.
O seguinte tipo de menu não está relacionado à barra de menu da janela de imagem, mas para é importante mencionar:
Toda janela encaixável contém um botão de menu das guias (abas), como destacado abaixo. Pressionar o botão de menu das guiasabre um menu especial de operações relacionadas aos diálogos de encaixe, com uma entrada no topo que abre o menu de contexto do diálogo de encaixe visível.
Veja Seção 2.3.2, “Menu das Abas (guias)” para aprender mais sobre menus de guias