3.21. Contornar vetor

O comando Contornar vetor desenha as curvas de um vetor em uma imagem. Existem duas formas para que você possa contornar o vetor, tanto usando uma ferramenta de pintura ou não. Existem várias opções que podem ser usadas para especificar como este contorno deve parecer.

[Nota] Nota

Este comando fica disponível apenas no caso de existir um vetor na sua imagem.

3.21.1. Ativando o comando

  • Você pode acessar este comando a partir da barra de menus da janela de imagem em EditarContornar vetor.

  • Você também pode acessa-la clicando no botão com o mesmo nome no Diálogo de vetor.

3.21.2. Descrição da janela de diálogo

Figura 16.24. A janela de diálogo de Escolha o estilo do contorno

A janela de diálogo de “Escolha o estilo do contorno”

A janela de diálogo Escolha o estilo do contorno permite escolher entre contornar o vetor com as opções que você especificar ou contorna-lo com uma ferramenta de pintura. Caso você deseje contornar o vetor com uma ferramenta de pintura, as opções da ferramenta de pintura atual serão usadas para desenhar o contorno.

Linha de contorno

O contorno é desenhado com a cor de frente atual, definida na caixa de ferramentas. Ao clicar no triângulo próximo ao Estilo das linhas, faz com que a janela de diálogo se expanda mostrando várias opções adicionais:

Largura da linha

Você pode determinar o tamanho do contorno usando a caixa de texto. A unidade de medida padrão é o pixel, mas você pode escolher outra unidade na lista em formato de botão ao lado.

Cor sólida / Textura

Você pode escolher se a linha será desenhada no modo Sólido ou de Textura . Aqui, Sólido e Textura são independentesdo padrão tracejado. Se você escolher uma linha Sólida, sem tracejado uma linha contínua será desenhada na cor de frente configurada na Caixa de ferramentas. Se você optar por uma linha desenhada com uma textura sem tracejado, uma linha contínua será desenhada com a textura escolhida no diálogo de Texturas do GIMP. Se você escolher uma linha com tracejado, a cor ou textura ainda será determinada pela cor ou textura selecionadas. Isso é, se você selecionar uma textura de mármore no diálogo de texturas e a opção de Textura e linhas tracejadas, os traços serão desenhados com a textura de mármore.

Estilo das linhas

Esta seção apresenta algumas opções detalhadas:

  • Estilo das pontas: Você pode escolher a forma das pontas de um vetor que não seja fehado. As opções são Seco, Arredondado ou Quadrado.

  • Estilo das junções: Você pode escolher a forma dos cantos dos vetores ou seleção clicando em Quadrado, Arredondado ou Inclinado.

  • Limite dos ângulos: Quando dois segmentos de um vetor se juntam, o estilo do canto é determinado pelo Limite dos ângulos. Se os traços forem largos e não for criada nenhuma junção, haveriam pontas no no final dos traços naquele canto. O Limite dos ângulos determina como o espaço delimitado pela continuação do lado de fora das linhas do contorno será preenchido: se ficará com uma ponta, ou será quadrado. Você pode escolher um valor entre 0 e 100,0 usando o controle deslizante ou a caixa de texto.

    Figura 16.25. Exemplo de Limite dos ângulos

    Exemplo de Limite dos ângulos

    Esquerda: Limite=0; Direita: Limite=5;


  • Padrão do tracejado: Ao nível dos pixels, uma linha tracejada é desenhada como uma série de pequenas caixinhas. Você pode modificar o padrão dessas caixinhas. A área em preto com finas linhas verticais representa os pixels do tracejado. Se você clicar em uma caixinha preta, você a remove do tracejado, e se clicar numa em branco, você a acrescenta de volta. As áreas em cinza demonstram como o padrão será repetido quando a linha tracejada for desenhada. Cada caixinha é um quadrado, ou seja: seu comprimento é igual a Largura da linha. (Caso você deseje usar uma ferramenta de pintura com tracejado, isso pode ser conseguido usando-se as dinâmicas de pincéis, configurando-se a curva de "Esmaecer")

  • Tracejado predefinido: Ao invés de criar seu próprio padrão de tracejado, você pode escolher um padrão pré-definido na lista flutuante. O padrão será mostrado na área do Padrão de tracejado, de forma que você pode ter uma ideia de como ele ficará na linha de contorno.

  • Anti-serrilhamento: Linhas curvas, ou mesmo linhas retas inclinadas podem parecer denteadas ou com pequenos degraus. A opção de anti-serrilhamento melhora a aparência desses defeitos.

Contornando com uma ferramenta de pintura
Ferramenta de pintura

Você pode escolher uma ferramenta de pintura para usar ao desenhar o contorno na lista flutuante. Se você fizer isso, as opções configuradas para aquela ferramenta serão usadas, em vez das opções na parte de cima do diálogo.

Emular dinâmica de pincéis

Veja Dinâmica de pincéis