6.21. Redimensionar imagem

O comando Redimensionar imagem aumenta ou diminui o tamanho físico de uma imagem alterando o número de pixels que ela contém. Ele altera o tamanho de todos os conteúdos da imagem e redimensiona a tela de pintura de acordo.

Ele opera na imagem toda. Se sua imagem tem camadas de tamanhos diferentes, reduzir a imagem pode encolher algumas delas até não existirem mais, já que uma camada precisa ter pelo menos um pixels de largura e de altura. Se isso ocorrer, você será avisado antes da operação ser realizada.

Se você desejar redimensionar apenas uma ou mais camadas em particular, use o comando Redimensionar camada.

[Nota] Nota

If scaling would produce an image larger than the Maximum new image size set in the System Resources page of the Preferences dialog (which has a default of 128 Mb), you are warned and asked to confirm the operation before it is performed. You may not experience any problems if you confirm the operation, but you should be aware that very large images consume a lot of resources and extremely large images may take more resources than you have, causing GIMP to crash or not perform well.

6.21.1. Ativa o comando

  • You can access this command from the image menubar through ImageScale Image….

6.21.2. O diálogo Redimensionar imagem

Figura 16.78. O diálogo Redimensionar imagem

O diálogo Redimensionar imagem

Tamanho da imagem

Você deve ter em mente que uma imagem pode estar em um de quatro lugares: no arquivo de imagem, na memória RAM depois que for aberta, na sua tela quando ela é exibida, ou no papel depois de impressa. Redimensionar a imagem altera o número de pixels (a quantidade de informação) que a imagem contém, e isso afeta diretamente a quantidade de memória necessária para esta imagem (na RAM ou em um arquivo)

Entretanto, o tamanho da impressão também depende da resolução da imagem, que essencialmente determina quantos pixels serão impressos em cada centímetro de papel. Se você quer mudar o tamanho da impressão sem redimensionar e mudar o número de pixels de uma imagem, você deve usar o diálogo de Tamanho para impressão. O tamanho na tela depende não apenas do número de pixels, mas da resolução da tela, o fator de aproximação (zoom) e configuração da opção Um ponto por pixel.

If you enlarge an image beyond its original size, GIMP calculates the missing pixels by interpolation, but it does not add any new detail. The more you enlarge an image, the more blurred it becomes. The appearance of an enlarged image depends upon the interpolation method you choose. You may improve the appearance by using the Sharpen (Unsharp Mask) filter after you have scaled an image, but it is best to use high resolution when you scan, take digital photographs or produce digital images by other means. Raster images inherently do not scale up well.

Você pode precisar diminuir o tamanho de sua imagem se você tem a intenção de usa-la numa página web. Você deve considerar que a maioria dos usuários da internet vai ter tamanhos menores de tela, que não podem comportar uma imagem grande. Muitas telas tem resoluções de 1024x768 ou ainda menos.

Adicionar ou remover pixels é um processo chamado de Reamostrar

Largura; Altura

Quando você seleciona o comando de Redimensionar, o diálogo mostra as dimensões da imagem original, em pixels. Você pode selecionar a Largura e a Altura que você quer dar para sua imagem adicionando ou removendo pixels. Se o ícone de correntinha próximo as caixas de Largura e Altura estiver inteiro, a Largura e a Altura se mantém vinculadas, e são alteradas uma em proporção à outra. Se você clicar no ícone de correntinha, quebrando-a, poderá ajustar a largura e a altura de forma independente, mas isso irá distorcer a imagem.

Entretanto, você não precisa escolher as dimensões em pixels. Você pode optar por unidades diferentes a partir do menu suspenso. Se você escolher porcentagem como unidade, você pode configurar o novo tamanho em relação ao tamanho original. Você também pode usar unidades de medida física, tais como milímetros ou polegadas. Se você fizer isso, deve preencher os campos Resolução X e Resolução Y com os valores apropriados, uma vez que eles são necessários para a conversão entre unidades físicas e dimensões da imagem em pixels.

Resolução X; Resolução Y

Você pode configurar a resolução de impressão da imagem nos campos Resolução X e Resolução Y. Você também pode alterar as unidades de medida usando o menu suspenso.

Qualidade

Para alterar o tamanho da imagem, ou alguns pixels serão removidos, ou novos pixels devem ser acrescentados. O processo que você usa determina a qualidade do resultado. O menu suspenso de Interpolação provê uma lista dos métodos disponíveis para interpolar os pixels em uma imagem redimensionada.

Interpolation methods are described in Interpolação.

[Nota] Nota

Veja também a Ferramenta de redimensionar, que permite o redimensionamento de uma camada, uma seleção ou um vetor.