2.3. Caixas de diálogo e de encaixe

2.3.1. Organizando Diálogos

O GIMP tem grande flexibilidade para organização de diálogos na tela. Um diálogo é uma janela móvel que contém opções para uma ferramenta ou é dedicado a uma tarefa particular. Um encaixe é um recipiente que pode conter uma coleção de diálogos persistentes, como a caixa de diálogo Opções de ferramentas, o diálogo de Pincel, o diálogo de Paletas, etc... Encaixes não podem, no entanto, manter diálogos não persistentes, tais como os diálogo de preferências, uma janela de imagem ou as opções de um filtro.

O GIMP tem três encaixes padrão:

  • O diálogo de Opções de ferramenta no encaixe sob a Caixa de ferramentas, no painel esquerdo,

  • O encaixe para Camadas, Canais, Caminhos e Desfazer na parte superior do painel direito,

  • os diálogos Pincéis, Texturas e Degradês na parte inferior do painel direito,

Nesses encaixes, cada diálogo está em sua própria guia.

No modo de multi-janela , a caixa de ferramentas é uma janela de utilidades e não um encaixe. Na modo de janela única, ela pertence a única janela.

Use JanelasDiálogos de encaixe para ver uma lista de diálogos encaixáveis. Selecione um diálogo de encaixe da lista para exibir o diálogo. Se o diálogo está disponível em um encaixe, então ele se torna visível. Se o diálogo não está em um encaixe, o comportamento é diferente nos modos de janela multi e único:

  • No modo de janelas multiplas, uma nova janela contendo cada diálogo aparece na tela.

  • Na modo de janela única, o diálogo é automaticamente acoplado ao encaixe onde estão os diálogos deCamadas/Canais/.../Desfazer como uma guia.

Você pode clicar e arrastar uma guia e soltá-la no local desejado:

  • ou na barra de guias de um encaixe, para integrá-lo ao grupo de diálogos ali,

  • ou em uma barra de encaixe que aparece como uma linha azul quando o ponteiro do mouse passa sobre uma borda do encaixe, para conectar o diálogo ao encaixe.

No modo de janelas múltiplas, você também pode clicar no título de diálogo e arrasta-lo para o local desejado.

Figura 3.7. A integração de um novo diálogo a um grupo de diálogos

A integração de um novo diálogo a um grupo de diálogos

Aqui, na modo de multi janelas, o diálogo Histograma foi arrastado para a barra de guias do encaixe de Camadas/.../Desfazer.


Mais simples: o comando Adicionar aba no menu das Guias de encaixe Seção 2.3.2, “Menu das Abas (guias)”.

Figura 3.8. Encaixando um diálogo em uma borda encaixável

Encaixando um diálogo em uma borda encaixável

O diálogo Histograma arrastado para a barra de encaixe vertical a esquerda do painel da direita e o resultado: o diálogo encaixado na borda esquerda do painel direito. Este diálogo agora pertence ao painel da direita.

Assim, você pode organizar diálogos em uma exibição de multiplas colunas interessante, se você trabalha com duas telas: uma para os diálogos, o outra para imagens.


[Dica] Dica

Press the Tab key in an Image window to toggle the visibility of the docks. This is useful if the docks hide a portion of the image Window. You can quickly hide all the docks, do your work, then display all the docks again. Pressing the Tab key inside a dock to navigate through the dock.

2.3.2. Menu das Abas (guias)

Figura 3.9. Uma caixa de diálogo em um encaixe, com o botão de menu de Guias destacado.

Uma caixa de diálogo em um encaixe, com o botão de menu de Guias destacado.

Em cada caixa de diálogo, você pode acessar um menu especial de operações relacionadas as guias (abas) ao pressionar o botão Menu de Guia, como destacado na figura acima. Os comandos exatos que são mostrados no menu dependem do diálogo ativo, mas eles sempre incluem operações para a criação de novas guias, fechar ou retirar guias (abas).

Figura 3.10. O menu de Guias da caixa de dialogo Camadas

O menu de Guias da caixa de dialogo Camadas

O menu de Guias fornece a você acesso aos seguintes comandos:

Menu de contexto

No topo de cada menu de Guia, uma entrada abre o menu de contexto do diálogo ativo naquele grupo, que contém operações específicas para esse tipo de diálogo. Por exemplo, o menu de contexto da guia Camadas é o Menu de Camadas, que contém um conjunto de operações para manipulação de camadas. O mesmo menu de contexto pode ser aberto clicando-se com o botão direito do mouse dentro do diálogo.

Adicionar guia

Adicionar aba abre um submenu permitindo você adicionar uma grande variedade de diálogos encaixáveis como novas guias.

Figura 3.11. Sub-menuAdicionar aba

Sub-menuAdicionar aba

Fechar aba

Fecha a caixa de diálogo. Fechar o último diálogo em um encaixe faz com que o encaixe se encerre.

Desacoplar aba

Separa o diálogo do encaixe, criando um novo encaixe com o diálogo destacado como seu único membro. Tem o mesmo efeito que arrastar a guia para fora do encaixe e liberá-lo em um local onde não possa ser encaixado.

É uma maneira paradoxal de se criar janelas adicionais mesmo no modo de janela única!

Se a guia está bloqueada, este item de menu é insensível e cinzento.

Bloquear aba na janela de encaixe

Evita que o diálogo seja movido ou desencaixado. Quando ativado, a opção Desacoplar aba fica insensível e cinzenta para este diálogo.

Tamanho da pré-visualização

Figura 3.12. Sub-menu Tamanho da pré-visualização de um menu de Guias

Sub-menu Tamanho da pré-visualização de um menu de Guias

Muitos, mas não todos, os diálogos têm menus Guia que contém uma Tamanho da pré-visualização, que se abre para um submenu dando uma lista de tamanhos para os itens da caixa de diálogo (ver figura acima). Por exemplo, o diálogo Pinceis mostra imagens de todos os pincéis disponíveis: o tamanho da visualização determina o quão grande as imagens são. O padrão é Médio.

Estilo da guia

Figura 3.13. Submenu Estilo da aba de um menu de Guia

Submenu Estilo da aba de um menu de Guia

Tab Style opens a submenu allowing you to choose the appearance of the tabs at the top (see the figure above). There are five choices, not all are available for every dialog:

Ícone

Usar apenas um ícone para representar o tipo de diálogo.

Estado atual

Só está disponível para diálogos que permitem que você selecione alguma coisa, como um, pincel, textura, degradê, etc Estado atual mostra uma representação do item selecionado na parte superior da guia.

Texto

Usar um texto para mostrar o tipo de dialogo

Icone e texto

Usar um ícone e texto resulta em abas mais largas.

Estado e texto

Mostra o item selecionado e texto com o tipo de diálogo.

Automatic

Default option: adapts style according to the available place in the group (text style uses much place and is not always possible.

Visualizar como lista; Visualizar como grade

Estas entradas são mostradas nas caixas de diálogo que permitem que você selecione um item de um conjunto: pincéis, texturas, fontes, etc... Você pode escolher exibir os itens como uma lista vertical, com o nome ao lado de cada item, ou como uma grade, com representações dos itens, mas não seus nomes. Cada um tem suas vantagens: ver como uma lista lhe dá mais informações, mas ver como uma grade permite que você veja mais possibilidades de uma só vez. O padrão para este varia de acordo com o diálogo: para pincéis e texturas, o padrão é uma grade, para maioria das outras coisas, o padrão é uma lista.

Quando visualização está no modo Ver como lista, você pode usar Tags. Por favor, veja Seção 3.6, “Rotulando”.

Você também pode usar um campo de pesquisa na lista:

Figura 3.14. Campo de pesquisa na lista

Campo de pesquisa na lista

Use Ctrl+F para abrir o campo de pesquisa na lista. Um item deve ser selecionado para este comando ser eficaz.


O campo de pesquisa na lista fecha automaticamente depois de cinco segundos, se você não fizer nada.

[Nota] Nota

O atalho campo de pesquisa também está disponível para a visualização em árvore que você tem nas opções de Pincel, Fonte, Degradê ou Textura de várias ferramentas.

Exibir barra de botões

Algumas caixas de diálogo exibem uma barra de botões na parte inferior da caixa de diálogo, por exemplo os diálogos de Texturas, Pincéis, Degradês e Imagens. Esta opção do menu é selecionável: se estiver marcada, então a barra de botões é exibida.

Figura 3.15. Barra de botões no diálogo de pincéis.

Barra de botões no diálogo de pincéis.

Exibir seleção de imagem

Esta opção está disponível somente no modo de multiplas janelas. Ela é uma opção -se estiver ligada, então um menu de imagem é mostrado no topo do encaixe:

Figura 3.16. Um encaixe com um menu de seleção de imagem em destaque.

Um encaixe com um menu de seleção de imagem em destaque.


Ela não está disponível para diálogos encaixados abaixo da caixa de ferramentas. Esta opção só é interessante se você tem várias imagens abertas na tela.

Acompanhar imagem ativa

Esta opção está disponível apenas no modo de múltiplas janelas. Ela também só é interessante se você tiver várias imagens abertas em sua tela. Se Seguir automaticamente a imagem ativa estiver desligado, as informações exibidas em um encaixe são sempre da imagem selecionada na lista flutuante de Seleção de imagens. Se a opção estiver ativada, você também pode selecioná-la, ativando a imagem diretamente (clicando em sua barra de título).