2.3. Criar

Figura 16.8. O submenu Criar

O submenu Criar

Under Linux

O submenu Criar

Under Windows


Este item de menu substitui o menu Adquirir que existia em versões anteriores do GIMPe contém várias opções para criar novas imagens com logotipos, botões, texturas, etc...

Estes comandos variam um pouco, dependendo do seu sistema, já que o GIMP faz chamadas para as funções do sistema.

2.3.1. Ativar o submenu

  • Pode-se chegar a este submenu através do menu da janela de imagem em Criar

2.3.2. Da área de transferência

Quando você copia uma seleção, ele vai para a área de transferência. Depois, você pode criar uma nova imagem com o conteúdo da mesma.

This command has the same action as the Paste as / New Image command.

A tecla Print Screen do teclado captura a tela e coloca-a na área de transferência. Este comando tem a mesma ação que Capturar a tela inteira na janela de diálogo de Captura de tela. A combinação de teclado Alt+Print Screen captura a visualização da janela ativa na tela com as suas decorações e coloca-a na área de transferência.

2.3.3. A partir de página Web

Esse comando abre uma janela onde você pode digitar a URL da página da Web e obter a imagem no GIMP.

O endereço padrão deste comando é o site gimp.org. Experimente-o!

2.3.4. Capturas de tela

Figura 16.9. A janela de Captura de tela

A janela de Captura de tela

O comando Captura de tela abre uma janela com duas partes:

Área
Capturar uma única janela

O ponteiro do mouse se torna uma cruz. Clique na janela de imagem que você deseja capturar. A nova imagem é criada. Se a opção Incluir decoração da janela estiver desmarcada, a barra de título e a moldura ao redor da imagem será removida.

Capturar a tela inteira

Isso é útil, por exemplo, se você quiser capturar um menu flutuante. O atraso é necessário para que você tenha tempo de clicar nos menus e navegar até o ponto desejado.

Se a opção Incluir ponteiro do mouseestiver marcada, então o ponteiro do mouse também é capturado. O ponteiro do mouse é capturado em uma camada separada. Assim, você pode movê-lo para outro lugar na imagem se desejar.

Selecionar uma região da tela

O ponteiro do mouse se torna uma cruz. Clique e arraste para criar uma seleção retangular na janela que contém a imagem desejada. Esta seleção será aberta como uma nova imagem. O seu tamanho é igual ao da seleção feita.

Atraso

Ao fazer uma captura de tela da tela inteira, a captura acontece após esse atraso. Nos outros casos, o ponteiro do mouse se transforma em uma cruz após esse atraso.

2.3.5. Scanner/Camera

This item is present in Windows operating system, using TWAIN. Image input devices appear in the dialog, if they are plugged-in. On Linux, you need to install third-party XSane plug-in which will be available in the FileCreateXSaneDevice dialog… menu.

Figura 16.10. Scanner e câmera

Scanner e câmera

The kinds of devices used to take pictures are too varied to be described here. Fortunately, their use is fairly intuitive. In the example shown (under Windows 7), you can start a scanner or load an image from a camera card.

2.3.6. Botões, logotipos, Texturas, Temas de página web

An impressive list of Script-Fus. Have a look at it!