6.18. Tamanho da tela de pintura

The canvas is the visible area of the image. By default the size of the canvas coincides with the size of the layers. The Canvas Size… command opens the Set Image Canvas Size dialog that lets you enlarge or reduce the canvas size. You can, if you want, modify the size of the layers. When you enlarge the canvas, you create free space around the contents of the image. When you reduce it, the visible area is cropped, however the layers still extend beyond the canvas border.

Quando você reduz o tamanho da tela, a nova tela de pintura aparece contornada por uma fina linha na pre-visualização. O ponteiro do mouse é uma cruz de mover: você pode clicar e arrastar para posicionar o conteúdo da imagem original nesta moldura.

6.18.1. Ativando o comando

  • You can access this command from the image menubar through ImageCanvas Size….

6.18.2. Description of the Set Image Canvas Size dialog

Figura 16.70. The Set Image Canvas Size dialog

The Set Image Canvas Size dialog

Tamanho da tela de pintura

Largura; Altura

Você pode configurar a Largura e a Altura da tela de pintura. As unidades padrão são pixels, mas você pode escolher unidades diferentes, por exemplo, porcentagem, se desejar configurar um novo tamanho relativo ao tamanho atual. Se a corrente a direita de Largura e Altura estiver inteira, as mesmas são ajustadas automaticamente para manter as proporções da imagem. Se você desligar o vínculo clicando na corrente, poderá configurar a largura e a altura separadamente.

Para qualquer unidade que você escolher, a informação sobre o tamanho em pixels, e a resolução atual da imagem sempre aparecem abaixo dos campos de Largura e Altura. Você não pode mudar a resolução no diálogo de Ajusta tamanho da tela de imagem; se desejar fazer isso, use o diálogo de Tamanho para impressão.

Deslocamento

Os valores de deslocamento são usados para posicionar a imagem (a imagem toda, não só a camada ativa) na tela de pintura. Você pode ver o tamanho e o conteúdo da tela de pintura na pré-visualização na janela de diálogo. Quando a nova tela de pintura for menor do que o conteúdo da imagem toda, a pré-visualização exibe os limites como uma moldura com uma borda fina.

X; Y

Os campos X e Y especificam as coordenadas relativas ao canto superior esquerdo da imagem relativamente ao canto da tela de pintura. Eles serão negativos se a tela de pintura for menor que a imagem. Você pode posicionar a imagem de diferentes forma (claro, as coordenadas não podem ultrapassar as bordas da tela de pintura):

  • por clicar e arrastar a imagem

  • por digitar valores nas caixas de texto de X e Y,

  • por clicar nas setinhas. Isso incrementa ou decrementa o valor em um pixel (unidade)

  • Quando o foco estiver numa caixa de texto, você pode usar as setas Cima e Baixo do teclado para ajustar o valor em um pixel (unidade), ou PageUp e PageDown para mudar o valor por 10 pixels (unidades).

Camadas

Antes da versão 2.4 do GIMP, o Tamanho da tela de pintura não influenciava no tamanho das camadas. Para altera-los, você tinha que usar o comando Tamanho dos limites da camada. As opções de Camadas agora permitem que você especifique como as camadas terão seus tamanhos ajustados. A lista flutuante oferece diversas possibilidades:

Figura 16.71. A lista de Alterar tamanho das camadas

A lista de Alterar tamanho das camadas

  • Nenhum: opção padrão. Nenhuma camada muda de tamanho, somente a tela de pintura.

  • Todas as camadas: todas as camadas são redimensionadas para o tamanho da tela de pintura.

  • Camadas do tamanho da imagem: apenas as camadas com o mesmo tamanho da imagem são redimensionadas para o tamanho da tela de pintura.

  • Todas as camadas visíveis: apenas as camadas visíveis. marcadas com um ícone no Diálogo de camadas, tem o tamanho alterado para o tamanho da tela de pintura.

  • Todas as camadas ligadas: somente as camadas ligadas, marcadas com no Diálogo de camadas são redimensionadas para o tamanho da tela de pintura.

Centralizar

O botão Centralizar permite que você centralize a imagem na tela de pintura. Ao clicar no botão Centralizar, os valores de deslocamento são calculados automaticamente e exibidos nos campos respectivos.

[Nota] Nota

Quando você clicar no botão Mudar tamanho, o tamanho da tela de pintura será alterado, mas as informações de pixel e a resolução da imagem permanecem inalterados.

Se as camadas não se estendiam além da tela de pintura antes de você mudar seu tamanho (e você não ajustou seu tamanho automaticamente), não há nenhuma camada na parte da tela de pintura que foi acrescentada com a operação de mudar tamanho. Portanto, essas áreas da imagem ficam transparentes e são exibidas com um padrão de xadrez, e não estão disponíveis para pintar ou desenhar imediatamente. Você pode usar o comando Camada para o tamanho da imagem para expandir a camada ativa de forma que ela esteja disponível até os limites da tela de pintura. Você também pode adicionar uma nova camada, abaixo das existentes, e preenche-la com a cor de fundo. Ao fazer isso, você cria um passe-partout digital (um tipo de moldura de vidro com um fundo removível para exibir fotografias impressas).

6.18.3. Exemplo

Figura 16.72. Imagem original

Imagem original

Nós começamos com uma camada verde de fundo, com 100x100 pixels, que define um tamanho de tela padrão com o mesmo tamanho. Então adicionamos uma nova camada vermelha de 80x80 pixels. Os limites da camada ativa ficam marcados com uma linha pontilhada amarela e preta. A camada vermelha não preenche a tela de pintura completamente: a parte não ocupada é transparente. A cor de fundo na Caixa de ferramentas é amarela.


Figura 16.73. Tela de pintura aumentada (camadas sem modificação)

Tela de pintura aumentada (camadas sem modificação)

A tela de pintura foi aumentada para 120x120 pixels. O tamanho das camadas permaneceu sem modificação. A parte não ocupada da tela de pintura é transparente.


Figura 16.74. Tela de pintura aumentada (todas as camadas alteradas)

Tela de pintura aumentada (todas as camadas alteradas)

A tela de pintura foi aumentada para 120x120 pixels. O tamanho de todas as camadas foi aumentado até o tamanho da tela de pintura. A pate não desenhada não desenhada é transparente na camada vermelha e amarela (cor de fundo selecionada na Caixa de ferramentas) na camada de fundo, que era verde, mas não possui canal alfa.


6.18.4. Para que o Tamanho da Tela de Pintura é útil?

Você pode querer adicionar mais elementos em volta de sua imagem: aumentar o tamanho da tela de pintura e adicionar uma nova camada com o tamanho da nova tela, e então pintar nessa nova camada. É a operação inversa de cortar a imagem

Você também pode usar este comando para cortar uma imagem:

Figura 16.75. Mudando o tamanho da tela

Mudando o tamanho da tela

Clique na corrente próxima as entradas de Largura e Altura para desvincular as dimensões. Ao modificar essas dimensões e mover a imagem na pré-visualização, por tentativa e erro, você pode cortar a parte da imagem que você desejar. Clique no botão Centralizar e então no botão Mudar tamanho

Figura 16.76. Imagem cortada

Imagem cortada

[Nota] Nota

Claro que a Ferramenta de cortar é mais fácil de usar.