2.6. Open Location…

This command opens the Open Location dialog that lets you load an image from a network location, specified by a URI, in any of the formats that GIMP supports.

2.6.1. Ativar o comando

  • Você pode acessar este comando a partir da janela de imagens através de Abrir URL....

2.6.2. Descrição da janela de diálogo

Figura 16.12. A janela de diálogo de Abrir URL

A janela de diálogo de Abrir URL

Os esquemas mais comuns para abrir imagens são:

file://

para abrir uma imagem a partir de um arquivo em uma unidade local

Você pode omitir o prefixo file:// e abrir imagens simplesmente colocando um caminho e o nome de arquivo absoluto ou relativo aqui.

A pasta padrão de base para caminhos relativos depende do seu sistema operacional. No Linux é tipicamente /home/<nome-do-usuário>/, no Windows, C:\Documents and Settings\<nome-do-usuário>\Meus Documentos\Minhas Imagens\ e /Users/<nome-do-usuário>/ no Mac OS X.

ftp://

para abrir uma imagem a partir de um servidor de ftp

http://

para carregar uma imagem diretamente de um site web

[Dica] Dica

Quando você está visitando um site na Internet, você pode clicar com o botão direito em uma imagem e escolher Copiar URL da imagem no menu flutuante. Em seguida, cole o link no diálogo de Abrir URL abrir a imagem no GIMP.

Mesmo que com este comando seja muito fácil pegar imagens de sites: favor respeitar os direitos autorais! Imagens, mesmo se publicadas na Internet, nem sempre são de uso livre para quaisquer fins.. Você pode usar qualquer imagem para fins pessoais, mas se for publicar de volta na internet, mesmo que seja em um perfil privado de redes sociais, a imagem tem que conceder direitos de modificação e redistribuição (como por exemplo, é dado pelas licenças Creative Commons)