4.5. Flutuar

O comando Flutuar converte uma seleção normal em uma seleção flutuante.

A seleção flutuante, as vezes chamada de Camada flutuante é um tipo de camada temporária que tem funções semelhantes a uma camada normal, a exceção é que antes de você finalizar um trabalho em outras camadas da imagem, a seleção flutuante tem que serancorada. Você precisa fixa-la a uma camada normal (não flutuante), normalmente a camada original (a qual está previamente ativa) por exemplo, clicando na imagem fora de seleção flutuante (veja abaixo).

[Importante] Importante

Você não pode executar nenhuma operação em outras camadas enquanto a imagem tiver uma seleção flutuante. Mas você pode transformar uma seleção flutuante em uma outra camada de primeira classe usando o comando Nova camada enquanto a mesma está ativa.

Você pode usar várias operações para mudar a imagem na seleção flutuante. Só se pode ter uma seleção flutuante de cada vez por imagem!

[Dica] Dica

Se você estiver exibindo o limite das camadas usando o comandoExibir limites de camada você pode ter dificuldade de selecionar uma área precisa da imagem que você quer preservar em uma camada. Para contornar isso, você pode, por exemplo, usar a seleção retangular, transforma-la em uma seleção flutuante e depois transforma-la em uma nova camada. Depois simplesmente remova a camada original. (Ou simplesmente use a ferramenta de cortar (estilete) com a opção de Somente camada atual).

Nas primeiras versões do GIMP (antes do 1.0) , as seleções flutuantes eram usadas para executar operações em uma parte limitada imagem. Você pode fazer isto hoje usando camadas, mas você ainda pode usar esta forma de trabalhar com as imagens.

4.5.1. Ativar o Comando

  • Você pode encontrar este comando no menu da janela de imagens, em SelecionarFlutuar,

  • ou usando o atalho de teclado Shift+Ctrl+L.

4.5.2. Criando uma seleção flutuante automaticamente

Algumas operações criam seleções flutuantes automaticamente:

  • As operações de Colar, Colar com nome, Colar ou Colar em, também criam uma seleção flutuante.

  • Além disso, as ferramentas de transformaçãoEspelhar, Cortar, Redimensionar, Rotacionar and Perspectiva, criam uma seleção flutuante, quando são usadas em uma seleção, ao invés de uma camada. Quando o modoAfetar é Transformar camada e a seleção já existe, estas ferramentas transformam o conteúdo da seleção e criam uma seleção flutuante como resultado. Se não existe seleção, elas transformam toda a camada atual e não criam uma seleção flutuante. ( Se o modo de Afetar é Transformar seleção, elas também não criam uma seleção flutuante).

  • Ao clicar e arrastar a seleção enquanto pressiona Ctrl+Alt(veja: Seção 2.1, “Moving or Resizing a Selection”) você também cria automaticamente uma seleção flutuante.

4.5.3. Ancorar uma seleção flutuante

Você pode ancorar uma seleção flutuante de várias maneiras:

  • Você pode ancorar a seleção flutuante na camada atual. Para fazer isto, clique em qualquer lugar na imagem, exceto na seleção flutuante. Isto funde a seleção flutuante com a camada atual.

  • Ou você pode usar o comando Ancorar camada (Ctrl+H).

  • You can also anchor the floating selection to the current layer by clicking on the anchor button Anchor the floating Layer of the Layers dialog, that appears, since GIMP-2.10.18, when the floating selection is created, instead of the default Merge layers icon.

  • Se você criar umaNova camada enquanto há uma seleção flutuante, a seleção flutuante é transformada nessa nova camada, e não precisa mais ser ancorada. Se você deseja ancorar a seleção flutuante numa camada diferente daquela em que ela foi criada, você deve usar editar->cortar, selecionar o novo objeto de desenho em que quer cola-la (que pode ser uma camada, uma máscara ou um canal) e então editar->colar)