6.6. modo indexado

The Indexed command converts your image to indexed mode. See indexed colors in the Glossary for more information about Indexed Color Mode.

6.6.1. Ativando o comando

  • Você pode acessar este comando a partir da janela de imagem, em ImagemModoIndexado.

6.6.2. O diálogo Converte a imagem para cores indexadas

O comando Indexado abre o diálogo Converte a imagem para cores indexadas.

Figura 16.65. O diálogo Converte a imagem para cores indexadas

O diálogo “Converte a imagem para cores indexadas”

Opções de mapa de cores
  • Gerar paleta otimizada: Esta opção cria a melhor paleta possível com no máximo 256 cores por padrão (suportadas no formato GIF clássico). Você pode reduzir este Número máximo de cores, embora isso possa criar efeitos indesejados (faixas de cores) em transições suaves. Entretanto, você pode diminuir os efeitos indesejados fazendo uso do reticulado.

  • Usar paleta otimizada para Web: Usa uma paleta fixa, otimizada para web: nos anos 1990 havia algumas cores seguras para se colocar numa imagem na Web que não seriam alteradas pelo navegador - isso não se aplica mais hoje em dia.

  • Usar paleta preto e branco (1 Bit): Esta opção gera uma imagem que usa apenas duas cores: perto e branco.

  • Usar planeta personalizada: Este botão permite que você selecione uma paleta personalizada de uma lista. O número de cores é indicado para cada paleta. Você pode visualizar e editar essas paletas no diálogo de paletas - use esta opção com uma paleta personalizada para forçar que a imagem tenha apenas as cores que você desejar (por exemplo só 3 cores: preto, vermelho e branco)

    Algumas cores da paleta podem não ser usadas se sua imagem não tiver muitas cores - elas serão removidas da imagem final se a opção Remover cores não utilizadas do mapa de cores estiver selecionada. Uma vez que a versão 2.8 do GIMP não cria novas cores automaticamente em imagens indexadas, não use esta opção se você pretende desenhar na imagem com as cores da paleta escolhida (nas versões 2.10 em diante esta restrição não existe)

Opções de retícula

Uma vez que uma imagem indexada contém 256 cores ou menos, algumas das cores na imagem original podem não estar disponíveis na paleta final. Isso pode resultar em alguns trechos blocados ou sólidos, em áreas em que deveria haver mudanças sutis de cores. As opções de reticulado permitem que você corrija os efeitos indesejados criados pelas opções de paleta.

Um filtro de retícula tenta aproximar uma cor faltante na paleta usando grupos de pixels de cores semelhantes, que existam na paleta. Quando vistos de longe, esses pixels dão a impressão de uma nova cor. Consulte o glossário para maiores informações sobre reticulado.

Três filtros (além de Nenhum) estão disponíveis. Não é possível prever qual resultado um dos filtros em particular vai ter na sua imagem, então você terá que tentar todos (aplicando a conversão, desfazendo e refazendo) para ver qual funciona melhor. O filtro Posicionada é bem adaptado para animações.

Figura 16.66. Exemplo: todas as cores, sem retícula

Exemplo: todas as cores, sem retícula

Este é um exemplo com uma transição suave no modo RGB


Figura 16.67. Exemplo: quatro cores, sem retícula

Exemplo: quatro cores, sem retícula

A mesma imagem, depois de ser transformada para quatro cores indexadas, sem uso do reticulado


Figura 16.68. Exemplo: Floyd-Steinberg (normal)

Exemplo: Floyd-Steinberg (normal)

A mesma imagem, com 4 cores indexadas e reticulado Floyd-Steinberg (normal)


Figura 16.69. Exemplo: Floyd-Steinberg (perda de cores reduzida)

Exemplo: Floyd-Steinberg (perda de cores reduzida)

A mesma imagem, com quatro cores indexadas e reticulado Floyd-Steinberg (perda de cores reduzida).


In a GIF image, transparency is encoded in 1 bit: transparent or not transparent. To give the illusion of partial transparency, you can use the Enable dithering of transparency option. However, the Semi-flatten plug-in may give you better results.

Enable dithering of text layers: dithering text layers will make them uneditable.

[Nota] Nota

Você pode editar a paleta de cores de uma imagem indexada usando o Diálogo de mapa de cores.