11. Menu Janelas

Este menu permite gerenciar as janelas de diálogo do GIMP:

O nome do menu Janelas não está muito de acordo com o novo modo de janela única. De qualquer forma, suas funções englobam ambos os modos de janelas múltiplas ou única. Sua visualização pode variar de acordo com a presença ou ausência de imagens e janelas encaixáveis:

Figura 16.250. Conteúdos do menu Janelas

Conteúdos do menu Janelas

Sem imagens abertas

Conteúdos do menu Janelas

Com imagens abertas


  1. Diálogos de encaixe recentes: este comando abre uma lista de diálogos encaixáveis que você tenha fechado recentemente. Você pode reabrir esses diálogos ao clicar em seu nome. Por favor, note que janelas isoladas não são levadas em conta.

    Para mais informação sobre diálogos encaixáveis, por favor veja Diálogos e encaixáveis.

  2. Diálogos de encaixe: este comando abre uma lista de diálogos encaixáveis. Por favor veja Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe”.

  3. Caixa de ferramentas: clicar neste comando ou usar o atalho Ctrl+B faz aparecer a caixa de ferramentas, geralmente junto com o diálogo encaixável de opções da ferramenta.

  4. A lista de janelas de imagens abertas: clicar no nome de uma imagem, ou usar o atalho Alt+Número da imagem, torna a imagem ativa.

  5. A lista de diálogos abertos: nesta lista, os diálogos encaixáveis estão nomeados de acordo com o nome da janela do diálogo. Clicar no nome do diálogo o torna visível.

  6. Esconder janelas de encaixe (Tab): este comando esconde todas as janelas de encaixe (normalmente para a esquerda ou direita da imagem), deixando a janela de imagem livre. O estado do comando é salvo no GIMP ao sair; portanto, o GIMP vai ser iniciado sem nenhuma janela de encaixe no modo de multi-janelas, mas não no modo de janela única, mesmo que essa opção esteja ativada!

  7. Modo de janela única: quando ativado, o GIMP entra no modo de janela única. Por favor veja Modo de janela única.