8.48. Retinex

8.48.1. Visão geral

Figura 16.238. Exemplo de Retinex

Exemplo de “Retinex”

Imagem original

Exemplo de “Retinex”

Filtro Retinex aplicado. Observe novos detalhes no canto superior direito.


O Retinex melhora a renderização visual de uma imagem quando as condições de iluminação não são boas. Enquanto nosso olho consegue ver cores corretamente em luz baixa, câmeras fotogŕaficas e de vídeo não lidam bem com isso. O algoritmo MSRCR (Retinex Multi-Escala com Restauração de Cor), que está na raiz do filtro Retinex, é inspirado nos mecanismos biológicos do olho para se adaptar a estas condições. Retinex é a junção de retina + córtex.

Além de fotografias digitais, o algoritmo Retinex também é usado para tornar a informação em fotos astronômicas visível e, na Medicina, para detectar estruturas pouco visíveis em resultados de raios-X ou varreduras.

[Nota] Nota

Este comando só funciona em imagens RGB. Se a imagem estiver em Tons de Cinza ou for Indexada, a entrada do menu é desabilitada.

8.48.2. Ativar o filtro

Este filtro está localizado no menu da janela de imagem em CoresMapeamento de TonsRetinex….

8.48.3. Opções

Figura 16.239. Opções do filtro Retinex

Opções do filtro “Retinex”

Estas opções referenciam noções que somente matemáticos e engenheiros de imagem conseguem entender. Na prática real, o usuário precisa achar a melhor configuração por tentativa e erro. No entanto, as explicações a seguir devem ajudar o usuário de GIMP experiente.

Nível

Eis o que o autor do plug-in escreveu em seu site [PLUGIN-RETINEX]: Para caracterizar variações de cor e a fonte de luz, uma diferença na intensidade é feita entre as respostas do filtro (Gaussiano) em diferentes escalas. Estes parâmetros permitem que você especifique como distribuir os valores entre o valores mínimo (sigma 2,0) e máximo (sigma igual ao tamanho da imagem) da escala..

Uniforme

Uniforme tende a tratar áreas de baixa e alta intensidade igualmente.

Baixo

Como regra prática, a opção Baixo abrilhanta as áreas de baixa intensidade da imagem.

Alto

Alto tende a encobrir as áreas de menor intensidade em favor de uma melhor renderização das áreas mais claras da imagem.

Escala

Determina a profundidade da escala Retinex. O valor mínimo é 16, que resulta em filtragem grosseira, não-refinada. O valor máximo é 250. O valor ótimo e padrão é 240.

Divisão da escala

Determina o número de iterações no filtro multiescala Retinex. O valor mínimo requerido, e recomendado, é três. Usar apenas uma ou duas divisões de escala remove o aspecto multi-escala e resulta em uma filtragem Retinex de escala única. Um valor muito alto tende a introduzir ruído na figura.

Dinâmica

Como o algoritmo MSR tende a tornar a imagem mais clara, este controle deslizante lhe permite ajustar a contaminação de saturação de cor ao redor da nova média de cor. Um valor mais alto representa menos saturação de cor. Este é definitivamente o parâmetro que você deve ajustar para otimizar os resultados, porque o seu efeito é extremamente dependente da imagem.