7.26. Exibir máscara da camada

O comando Exibir máscara da camada permite que você veja a melhor máscara da camada , tornando a imagem invisível e mostrando a máscara da camada em tons de cinza. Quando você clicar neste item do menu, uma marca é exibida ao lado dele e a miniatura da máscara da camada no diálogo de camadas é mostrada com uma borda verde. A camada em si não é modificada, você pode torna-la visível novamente quando quiser. Atenção: apesar de tornar a máscara da camada atual o único objeto desenhável visível da imagem, esta opção não faz com que ela se torne o objeto ativo. Para desenhar ou aplicar filtros na máscara da camada, você deve ativa-la com a opção de Editar máscara da camada, ou clicando sobre a miniatura da máscara no diálogo de camadas.

7.26.1. Ativando o comando

  • Você pode acessar este comando a partir do menu CamadaMáscaraExibir máscara da camada.

  • ou mantendo pressionada a tecla Alt (Ctrl+Alt em alguns sistemas) e um único clique na máscara de camada das miniaturas no Diálogo de Camadas.

  • Você pode desfazer esta ação, desmarcando a opção no submenu CamadaMáscara ou clicando segurando Alt (ou Ctrl+Alt) novamente na miniatura da máscara da camada.