2.3. Diálogo de vetores

Por favor, veja Seção 5, “ Vetores se você não souber o que é um vetor.

Figura 15.14. O diálogo de Vetores

O diálogo de Vetores

O diálogo de Vetores é usado para gerenciar vetores, permitindo que você crie novos vetores, remova-os, salve-os, converta-os para seleções, transforme seleções em vetores e assim por diante.

2.3.1. Ativando o diálogo

O diálogo de Vetores é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.

Você pode acessa-lo:

  • Do menu da janela de imagens em JanelasDiálogos de encaixeVetores.

  • Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando Adicionar abaVetores.

No menu de Janelas, há uma lista de janelas independentes que existe se pelo menos um diálogo estiver aberto, sem estar acoplado à janela principal do GIMP no modo de janela única.Nesse caso, se já houver um diálogo de Vetoresaberto, você pode traze-lo para cima das outras janelas clicando diretamente em JanelasVetores.

2.3.2. Usando o diálogo de vetores

Cada vetor pertence a uma imagem: vetores são componentes das images assim como as camadas. O diálogo de Vetores exibe uma lista de todos os vetores pertencentes à imagem ativa. Se você mudar a imagem ativa, uma nova lista de vetores será exibida. Se o diálogo de vetores estiver embutido em uma janela de encaixe de Camadas, Canais e Vetores, você poderá ver o nome da imagem ativa acima do diálogo. (Senão, se não estiver no modo de janela única, você poderá marcar a opção Exibir seleção da imagem do menu de guia.)

Se você está familiarizado com o diálogo de camadas, você vai encontrar muitas semelhanças com o diálogo de Vetores: eles são muito parecidos. Ele exibe uma lista de todos os vetores que existem na imagem, com quatro itens para cada vetor:

Visibilidade do vetor

Um íconde de olho aberto se o vetor for visível, ou um espaço em branco se não for. Visível, no caso, significa que o vetor é exibido na tela de pintura na forma de uma linha. Isso não colore pixels na imagem, nem será visível se a imagem for exportada para qualquer tipo de arquivo que não for um XCF: o contorno do vetor é exibido somente dentro do GIMP, como se fosse uma guia, ou o tracejado de uma seleção. Clicar no símbolo de olho liga e desliga a visibilidade de um vetor.

Vincular vetores

Um símbolo de corrente é mostrado a direita do espaço para o símbolo de olho, se o vetor estiver vinculado para transformações. Se não, essa área fica em branco. Vinculado para transformação significa que ele faz parte do conjunto de itens (vetores, camadas, etc...) que será afetado em conjunto por qualquer aplicação de uma ferramenta de transformação (Redimensionar, rotacionar, etc...) ou de movimento. Clicar no espaço reservado para a corrente vincula ou desvincula o vetor respectivo aos outros itens marcados com a corrente.

Pré-visualização da imagem

Um pequeno ícone exibindo o traçado de um vetor. Se você clicar nesse ícone e arrastá-lo para uma imagem, isso criará uma cópia desse vetor naquela imagem.

Nome do vetor

O nome do vetor, que deve ser único na imagem. Clicar duas vezes no nome permite que você o edite (pressione enter após editar). Se o nome que você criou já existe, um número será adicionado ( por exemplo #1), para garantir que o nome continue único.

Se a lista não for vazia, sempre haverá um vetor que será o vetor ativo. Ele será o alvo de qualquer operação feita através do menu do diálogo ou os botões na parte de baixo. O vetor ativo é exibido em destaque na lista. Clicar em qualquer outro vetor, vai fazer dele o novo vetor ativo.

Clicar com o botão da direita na lista faz aparecer o Menu de vetores. Você também pode acessar o menu de vetores a partir do menu de Guias do diálogo.

2.3.3. Botões

Todos os botões na parte de baixo do diálogo de vetores tem uma correspondência com operações no menu de vetores, mas alguns deles tem opções extras que são ativadas quando se segura teclas modificadoras pressionadas ao clicar no botão.

Novo vetor

Veja Novo vetor. Se você mantiver a teclaShift pressionada, surgirá um diálogo onde o nome do novo vetor poderá ser editado.

Subir vetor

Veja Subir vetor

Abaixar vetor

Veja Abaixar vetor

Duplicar vetor

Veja Duplicar vetor

Vetor para seleção

Converte o vetor em uma seleção; veja Vetor para seleção para uma explicação completa. Você pode usar as teclas modificadoras ao clicar no botão para alterar a forma como a nova seleção vai interagir com a seleção já existente:

Modificadores Ação
Nenhuma Substitui a seleção existente
Shift Adiciona à seleção
Ctrl Subtrai da seleção atual
Shift+Ctrl Faz intersecção com a seleção existente.
Seleção para vetor

Clicar neste botão com a tecla Shift pressionada faz aparecer o diálogo de Opções avançadas, que provavelmente só é útil para desenvolvedores do GIMP.

Contornar vetor

Veja Contornar vetor

Remover vetor

Remover vetor remove o vetor selecionado.

2.3.4. O menu de contexto de Vetores

Figura 15.15. O menu de contexto de Vetores

O menu de contexto de Vetores

O menu de vetores pode ser acessado clicando-se com o botão direito no diálogo de Vetores, ou escolhendo-se a entrada de cima (Menu de vetores) do menu de guias do diálogo de vetores. Esse menu dá acesso a maioria das operações que envolve vetores.

Ferramenta de vetores

A opção Ferramenta de vetores é uma forma alterativa de ativar a ferramenta de Vetores, que é usada para criar e manipular vetores. Ela também pode ser ativada a partir da caixa de ferramentas, ou com o uso do atalho de teclado B (de Bézier).

Editar atributos de vetor

A opção Editar atributos de vetor faz aparecer um pequeno diálogo que permite que você altere o nome de um vetor. Também é possível fazer isso com um clique-duplo direto sobre o nome do vetor na lista do diálogo de Vetores.

Novo vetor

Novo vetor cria um novo vetor, adiciona-o a lista do diálogo de vetores e torna o mesmo o vetor ativo da imagem. A opção faz aparecer um diálogo que permite que você dê um nome ao novo vetor. O novo vetor é criado sem nenhum ponto de controle, de forma que você deve usar a ferramenta de Vetores para criar alguns pontos nele antes que você possa usar o vetor para qualquer outra coisa.

Subir vetor

Subir vetor move o vetor uma posição para cima na lista do diálogo de Vetores. Essa posição na lista, ao contrário do que acontece na lista de camadas, não tem nenhum significado funcional: é apenas uma conveniência para lhe ajudar a manter as coisas organizadas, em imagens com vários vetores.

Abaixar vetor

Abaixar vetor move o vetor uma posição para baixo na lista. Também apenas como uma forma de manter os vetores organizados.

Duplicar vetor

Duplicar vetor cria uma cópia do vetor ativo, e dá a mesma um nome único, tornando essa cópia o vetor ativo da imagem. A cópia será visível se o vetor original era visível.

Remover vetor

Remover vetor remove o vetor selecionado.

Combinar vetores visíveis

A opção Combinar vetores visíveis torna todos os vetores que estão visíveis na imagem (isto é, todos os que tem o ícone de olho aberto), e os transforma em componentes de um único vetor. Isso pode ser conveniente se você deseja contornar a todos com as mesmas opções, etc.

Vetor para seleção; Adicionar à seleção; Subtrair da seleção; Fazer intersecção com a seleção

Esses comandos convertem o vetor ativo em uma seleção, e então o combinam com a seleção existente da forma que foi especificada (Vetor para seleção descarta a seleção existente e coloca a seleção criada a partir do vetor em seu lugar). Se for necessário, quaisquer componentes abertos do vetor serão tratados como se estivessem fechados com uma linha reta ligando o último pondo de âncora ao primeiro. As formigas marchantes da seleção flutuante devem acompanhar bem de perto o vetor, mas não espere que a correspondência seja perfeita.

Seleção para vetor

Esta operação pode ser acessada de várias formas diferentes:

  • Do menu da janela de imagens, como SelecionarPara vetor

  • Do menu do diálogo de Vetores, como Seleção para vetor.

  • Do botão de Seleção para vetor , na parte de baixo do diálogo de Vetores.

Seleção para vetor cria um novo vetor a partir da seleção existente na imagem. Na maioria dos casos, o vetor resultante irá acompanhar de perto as formigas marchantes da seleção, mas a correspondência em geral é imperfeita.

A conversão de uma máscara de seleção bi-dimensional em um caminho de vetor que é uma curva de uma única dimensão envolve alguns algoritmos bem complicados: você pode alterar a forma como isso é feito usando as Opções avançadas, que podem ser acessadas segurando-se a tecla Shift ao se pressionar o botão de Seleção para vetor , na parte de baixo do diálogo de vetores. Isso faz aparecer o diálogo de opções avançadas que deixa você configurar 20 diferentes opções e variáveis, todas com nomes obscuros (até a versão 2.8 do GIMP, esse diálogo sequer é traduzido para outras línguas além do inglês). Os algoritmos avançados estão lá realmente com a intenção de serem usados somente por desenvolvedores e ajuda para os mesmos estão além do escopo desta documentação. Em geral a opção de Seleção para vetor vai fazer o que você espera que ela faça, e você não presisa se preocupar com como ela faz isso (a não ser que você queira, claro).

Contornar vetor

Esta operação pode ser acessada de várias formas diferentes:

  • A partir do menu da janela de imagens, como EditarContornar vetor

  • A partir do menu do diálogo de vetores, como Contornar vetor

  • A partir do botão de Contornar vetor na parte de baixo do diálogo de vetores.

  • A partir do botão Contornar vetor nas opções de ferramenta da ferramenta de Vetores;

Contornar vetor renderiza o vetor ativo na camada selecionada da imagem, permitindo que se use uma grande variedade de estilos de linha e de contorno. Consulte a seção de Contornar para maiores informações.

Copiar vetor

Copiar vetor copia o vetor ativo para a área de transferência de vetores, permitindo que você o cole em uma imagem diferente.

[Dica] Dica

Você também pode copiar e colar um arquivo arrastando o seu ícone da lista no diálogo de Vetor até uma outra janela de imagem.

[Nota] Nota

Quando você cola um vetor em uma imagem, ele não fica visível. Você tem que torna-lo visível no diálogo de vetores.

Colar vetor

Colar vetor cria um novo vetor a partir do conteúdo da área de transferência de vetores, e o adiciona a lista de vetores da imagem, tornando-o o vetor ativo. Se nenhum vetor foi copiado para a área de transferência, esta opção estará inativa.

Importar vetor

Importar vetor cria um novo vetor a partir de um arquivo SVG: faz aparecer um diálogo de escolha de arquios que permite que você navegue até o arquivo desejado. Veja a seção de Vetores para maiores informações sobre arquivos SVG e como eles se relacionam com vetores do GIMP.

Exportar vetor

Exportar vetor permite que você salve um vetor para um arquivo: faz aparecer um diálogo de seleção de arquivos que permite que você especifique o nome e lugar do novo arquivo. Mais tarde, você poderá adicionar esse vetor a qualquer imagem do GIMP usando o comando Importar vetor. O formato usado para salvar vetores é o SVG, o que significa que programas de edição vetorial tais como o Inkscape também serão capazes de importar os vetores que você salvar. Veja a seção sobre Vetores para maiores informações sobre arquivos SVG e como eles se relacionam com vetores do GIMP.