2. Diálogos relacionados a estrutura da imagem

Os diálogos seguintes permitem com que você controle e manipule as estruturas da imagem, tais como camadas, canais, ou vetores.

2.1. Diálogo de camadas

Figura 15.1. Diálogo de camadas

Diálogo de camadas

The Layers dialog is the main interface to edit, modify and manage your layers.

2.1.1. Ativando o diálogo

O diálogo de Camadas é um diálogo de encaixe; verifique a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.

Você pode acessa-lo:

  • Do menu da janela de imagens em JanelasDiálogos de encaixeCamadas.

  • Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando Adicionar abaCamadas.

  • Do atalho de teclado padrão Ctrl+L

No menu de Janelas, há uma lista de janelas independentes que existe se pelo menos um diálogo estiver aberto, sem estar acoplado à janela principal do GIMP no modo de janela única. Nesse caso, se já houver um diálogo de Camadasaberto, você pode traze-lo para cima das outras janelas clicando diretamente em JanelasCamadas.

2.1.2. Usando o diálogo de camadas

Visão geral

Cada camada aparece no diálogo na forma de uma miniatura. Quando uma imagem tem múltiplas camadas como componentes, elas aparecem como uma lista. A camada que está no algo da lista é a primeira que é visível, e a mais embaixo é a última visível, atrás de todas. Acima da lista, pode-se ver características relacionadas a cada camada individual - elas são atualizadas para mostrar as propriedades da camada selecionada. Abaixo da lista, há botões de controle para a lista de camadas. Um clique com om o botão direito na miniatura de uma camada abre o menu de contexto de Camadas

Atributos de camada

Todas as camadas são exibidas na lista junto com seus atributos:

Visibilidade da camada

Na frente da miniatura há um ícone mostrando um olho. Ao clicar no olho, você diz se aquela camada está visível ou não. (Clicar segurando Shift no olho faz com que todas as outras camadas fiquem escondidas)

Camadas vinculadas

Um outro ícone, mostrando uma corrente, permite que você agrupe camadas para operações que afetem mais de uma camada de uma vez (por exemplo, com a ferramenta Mover)

Miniatura da camada

O conteúdo da camada é representado numa miniatura. Se você mantiver o botão esquerdo pressionado por um instante nessa miniatura, ela aparecerá maior. Quando a camada está ativa, a miniatura tem uma borda branca. Senão, ela tem uma borda preta. Essa borda tem apenas um pixel de largura e pode ser difícil de perceber a princípio. Se a camada tem uma máscara, a miniatura do elemento ativo – seja a camada ou a máscara, fica com a borda branca.

Nome da camada

The main attribute is the name of the layer. You can edit this by a double-click on the name of the layer. You can also use the Edit Layer Attributes dialog you can find in the context menu that you get by through a right-click on the layer.

[Nota] Nota

No caso de uma camada usada para animação (GIF ou MNG), o nome da camada pode ser usado para especificar alguns parâmetros: Nome da camada (atraso em ms) (modo de combinação). Por exemplo, Quadro-1 (100 ms) (replace). O atraso determina o tempo em milissegundos durante o qual essa camada fica visível na animação. O modo de combinação determina se a camada vai subsitituir a que está por baixo (replace) ou se será exibida por cima da mesma, que então pode ser usada como um tipo de cenário (modo (combine)).

Características das camadas

Acima da lista de camadas é possível especificar algumas propriedades para a camada ativa. A camada ativa normalmente é exibida em destaque na lista, com fundo azul. As propriedades são: Modo da camada, Opacidade, Travar pixels e Travar canal alfa.

Modo

O modo de camada determina como a camada interage com as demais. A partir dessa lista, você pode acessar todos os modos de camada disponíveis no GIMP. Os modos de camada estão descritos em detalhes em Seção 2, “Modos de Camada”.

Opacidade

Ao mover o controle deslizante, você pode dar mais ou menos transparência para a camada. Com um valor de opacidade 0, a camada se torna transparente e completamente invisível. Não confunda isso com a máscara de camadas, que permite que se atribua valores de transparência para cada pixel, nem com a visibilidade da camada, que liga ou desliga a camada como um todo, nem com valores de transparência no canal alfa.

Travar

You have three possibilities:

  • Lock pixels: When the button is pressed down, you cannot use any brush-based tool (Paintbrush, Pencil, Eraser etc.), the Airbrush or the Ink tool on the currently selected layer. This may be necessary to protect them from unwanted changes.

    Figura 15.2. Travar pixels

    Travar pixels

  • Lock position and size: This toggle button enables and disables protection of layers from moving them around or transforming them. When the button is pressed down, you cannot use any transform tool (Rotate, Shear, Perspective and others) or move it.

    Figura 15.3. Lock position and size

    Lock position and size

  • Lock alpha channel: This toggle button controls the Lock setting for the transparency of the layer . If this is pressed down, then the alpha channel for the layer is locked, and no manipulation has any effect on it. In particular, nothing that you do to a transparent part of the layer will have any effect.

    Figura 15.4. Travar canal alfa

    Travar canal alfa

Figura 15.5. Exemplo de travamento do canal alfa

Exemplo de travamento do canal alfa

A camada ativa tem três listas verdes opacas na horizontal, sobre um fundo transparente. Nós pintamos uma faixa vermelha vertial. Com a trava desligada: tanto os pixels opacos como transparentes são pintados de vermelho.

Exemplo de travamento do canal alfa

Trava ligada: somente as áreas opacas da camada ativa são pintadas com vermelho. As áreas transparentes são preservadas.


[Dica] Dica

Se um nome de camada no diálogo de camadas estiver em negrito, então essa camada não tem um canal Alfa.

Gerenciamento de camadas

Abaixo da lista de camadas, há uma série de botões que permite a você realizar algumas operações básicas com a lista de camadas.

New Layer

Here you can create a new layer. A dialog is opened, which is described in New Layer.

Press the Shift key to open a new layer with last used values.

New Layer Group

Here you can create a new layer group. A new layer is created, where you can put layers down.

Layer groups are described in Layer groups.

Subir camada

Aqui você pode mover a camada um nível para cima na lista. Pressione a tecla Shift ao a pertar o botão para mover a camada para o topo da lista ou grupo.

Abaixar camada

Neste botão, você pode mover a camada um nível para baixo na lista. Pressione a tecla Shift ao apertar o botão para movê-la para o fundo da lista ou grupo.

[Dica] Dica

Pode ser que uma camada não tenha canal alfa, nesse caso, você ficará impedido de ter áreas transparentes na mesma. Se for o caso, adicione um canal alfa acionando o menu de contexto das camadas e escolhendo a opção Adicionar canal alfa.

Duplicar camada

Aqui você pode criar uma cópia da camada ativa. O nome da nova camada fica com o texto cópia de antes do nome da camada original.

Ancorar camada

Quando a camada ativa é uma seleção flutuante (também chamada de camada temporária), representada por este ícone , esse botão pode ancorar seu conteúdo na camada que estava ativa antes da criação da camada temporária.

Remover camada

Aqui você pode remover a camada ativa

Mais funcionalidades de camadas

Outras funções sobre tamanho da camada estão disponíveis no menu de contexto de Camadas que você obtém ao clicar com o botão da direita no diálogo de camadas. Você também pode encontrar essas opções no menu Camada da janela de imagens.

Você pode encontrar opções de combinar camadas tanto no meu de contexto, como no menu Camada da janela de imagem.

Clicando e arrastando camadas

Clique e segure o botão pressionado sobre uma miniatura de camada: ele aparece em tamanho aumentado, e você pode arrastá-lo movendo o mouse.

  • Então você pode soltar essa camada em algum outro ponto na lista de camadas, ou mesmo dentro de um grupo.

  • Você também pode arrastar a camada até a caixa de Ferramentas: será criada uma nova imagem que contém apenas a camada arrastada.

  • E finalmente, você pode arrastar a camada até uma outra imagem: essa camada será adicionada como uma camada a lista de camadas da outra imagem, acima das camadas existentes.

2.1.3. Máscaras de camada

Figura 15.6. o diálogo de Adicionar máscara

o diálogo de Adicionar máscara

Visão geral

Uma máscara de transparência pode ser adicionada a cada camada. Ela é chamada de Máscara de camada. Uma máscara de camada tem o mesmo tamanho e o mesmo número de pixels que a camada à qual ela está associada. Cada pixel da máscara corresponde a um pixel na mesma localização na camada. A máscara é um conjunto de pixels em tons de cinza, com um valor de 0 a 255 (até o GIMP 2.8). Os pixels com valor de 0 aparecem como pretos na máscara, e resultam em transparência completa para o pixel associado ao mesmo, na camada. Os pixels com valor 255 aparecem como brancos e resultam em total opacidade ao pixel correspondente na camada. A transparência dada pela máscara é aplicada além da transparência devida ao canal alfa da camada em si - ou seja, um pixel na camada que tenha 50% de transparência no canal alfa, se tiver um pixel com valor 128 (50%) na máscara, terá 75% de transparência no total.

Para criar uma máscara de camada, clique com o botão da direita numa camada para chamar o menu de contexto e selecione a opção Adicionar máscara de camada. Aparecerá um diálogo que permite que você inicialize o conteúdo da máscara:

  • Branca (opacidade total): A máscara aparece como branca no diálogo de camadas. Portanto, todos os pixels na camada são visíveis, uma vez que a cor branca na máscara deixa os pixels totalmente visíveis. Você agora poderá pintar a máscara com preto para tornar as partes desejadas transparentes.

  • Preta (transparência total): A máscara aparece como preta no diálogo de camadas.. Logo, a camada é completamente transparente, uma vez que pintar a cor preta na máscara deixa os pixels transparentes. Ao pintar essa máscara com partes brancas, ou mais claras, as áreas correspondentes se tornarão visíveis.

  • O canal alfa da camada: a máscara é inicializada com uma cópia do conteúdo do canal alfa da camada. Se a camada contiver áreas transparentes, essas serão copiadas como áreas em preto na máscara. O canal alfa é preservado, então o resultado imediato dessa operação torna a camada mais transparente nas áreas translúcidas.

  • Transfere o canal alfa da camada: Faz o mesmo que a operação anterior, no entanto, redefine o canal alfa da camada para opacidade completa. Desse modo, a transparência total da camada não é alterada, em nenhuma área.

  • Seleção: a máscara é inicializada de acordo com os valores dos pixel encontrados na seleção. (Lembre-se de que a seleção no GIMP também é representada internamente por um objeto desenhável em tons de cinza, assim como a máscara)

  • Cópia em tons de cinza da camada: a máscara é inicializada a partir dos valores dos pixels na camada. (Ou seja: todas as áreas que não forem completamente claras ficam translucidas, áreas pretas ficam transparentes)

  • Canal: a máscara da camada é inicializada com o conteúdo de um canal de máscara que você tenha criado previamente, acessível na imagem a partir do diálogo de canais.

  • Inverter máscaras: essa caixa permite que você crie a máscara invertida: isso é, o que deveria ser branco fica preto, e vice-versa, independente da fonte de dados para os pixels da máscara.

Quando a máscara é criada, ela aparece como uma miniatura a direita da miniatura de camada (no diálogo de Camadas). Ao clicar na miniatura da máscara, ou na miniatura da camada, você ativa o objeto correspondente. O item ativo tem uma borda branca, de apenas um pixel de largura (é difícil de ver, e mais difícil ainda em volta de uma máscara branca). Qual dos dois está ativo é algo muito importante - sempre mantenha o diálogo de camadas visível ao trabalhar com máscaras, por que não é possível saber, olhando só a tela de pintura, qual elemento está ativo.

Ao se pressionar Alt (ou Ctrl+Alt) e clicar na miniatura da máscara aciona-se o comando Exibir máscara da camada: a borda da máscara se torna verde, a visualização de todas as camadas da imagem é desabilitada, e somente a máscara é visível na tela de pintura, como um objeto desenhável em preto e branco. Se você segurar apenas Ctrl, a borda se torna vermelha, e o resultado é equivalente ao comando Desabilitar máscara da camada. Para retornar ao normal, basta repetir o clique, com as mesmas teclas pressionadas. Essas opções existem para facilitar o trabalho com máscaras.

Exemplo de máscara de camada

Figura 15.7. Uma camada com uma máscara de camada

Uma camada com uma máscara de camada

Essa imagem tem uma camada de fundo com uma flor, e uma outra camada azul, completamente opaca. Uma máscara de camada branca foi adicionada à camada azul. Na janela de imagem, a camada azul permanece visível por que a máscara branca torna os pixels da camada visíveis.


Figura 15.8. Pintando na máscara de camada

Pintando na máscara de camada

A máscara da camada está ativa. Você pinta na mesma com a cor preta, que torna os pixels correspondentes na imagem transparentes: a imagem abaixo aparece.