2.4. Diálogo do mapa de cores

Figura 15.16. Uma imagem indexada com 6 cores e seu diálogo de Mapa de cores.

Uma imagem indexada com 6 cores e seu diálogo de Mapa de cores.
Uma imagem indexada com 6 cores e seu diálogo de Mapa de cores.

O diálogo do Mapa de cores (pode ser chamado de Paleta indexada) permite que você edite diretamente o mapa de cores de uma imagem indexada. (Se a imagem ativa estiver no modo de Tons de cinza, ou RGB, o diálogo fica vazio e não faz nada). Se você está exportando imagens indexadas para criação de um jogo clássico (vintage), ou trabalhando com pixel-art, é um bom lugar para ter controle total das cores usadas no seu trabalho.

2.4.1. Ativando o diálogo

O diálogo de Mapa de cores é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.

Você pode acessa-lo:

  • Do menu da janela de imagens em JanelasDiálogos de encaixeMapa de cores.

  • Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando Adicionar abaMapa de cores.

No menu de Janelas, háuma lista de janelas independentes que existe se pelo menos um diálogo estiver aberto, sem estar acoplado à janela principal do GIMP no modo de janela única.Nesse caso, se já houver um diálogo de Mapa de coresaberto, você pode traze-lo para cima das outras janelasclicando diretamente em JanelasMapa de cores.

2.4.2. Mapas de cores e imagens indexadas

Em uma imagem indexada, cada pixel, em vez de ter diretamente o valor de uma cor (como acontece em imagens RGB e em tons de cinza), as cores são atribuídas a uma tabela, chamada Mapa de cores. O índice de cada cor nessa tabela é que é colcoado como valor dos pixels.

Para determinar a cor que deve ser exibida para cada pixel, o GIMP olha o índice no mapa de cores da imagem. Cada imagem indexada tem seu próprio mapa de cores privado. No GIMP, o maior número possível de cores num mapa de cores é 256, portanto, um Mapa de cores com o maior tamanho possível terá índices indo de 0 até 255. Para cada um deles é atribuída uma cor RGB arbitrária. Não há regras restringindo que cores podem ser atribuídas a um dado índice ou a ordem em que as mesmas aparecem: qualquer índice pode representar qualquer cor.

É importante ter em mente que as cores no mapa de cores são as únicas cores disponíveis para uma imagem indexada (embora você possa adicionar mais cores ao mapa de cores, até o limite de 256). Isso tem um efeito muito grande na maior parte das operações: por exemplo, num preenchimento com uma textura (ou qualquer outra operação na imagem), o GIMP normalmente não vai encontrar as cores exatas da textura no mapa de cores, então ele irá aproxima-las tentando usar as cores mais próximas que estiverem disponíveis. Algumas vezes isso é chamado de Quantização. Se o mapa de cores for muito limitado, ou mal escolhido, isso pode resultar numa qualidade de imagem muito ruim. Na verdade pintar numa imagem indexada só é apropriado com o propósito de criar efeitos especiais derivados justamente dessas limitações.

O diálogo de Mapa de cores permite que você altere o mapa de cores de uma imagem, seja criando novas entradas, ou alterando as entradas existentes. Se você modificar uma cor associada com um determinado índice, você verá as alterações refletidas em toda a imagem imediatamente, conforme a cor se altera para todos os pixels da imagem que usam aquele índice. As entradas são numeradas, com 0 no canto superior esquerdo, 1 a sua direita, e assim por diante.

2.4.3. Usando o diálogo do Mapa de cores

Aqui estão as operações que podem ser realizadas nesse diálogo:

Clicar numa entrada de cor

Isso altera a cor de frete do GIMP para cor que você clicou, como mostrado na área de cores da Caixa de ferramentas. Como resultado, essa cor será usada para a próxima operação de pintura que você fizer.

Clicar em uma entrada de cor segurando Ctrl

Isso configura a cor de fundo do GIMP para a cor em que você clicou com Ctrl, como fica demonstrado na área de cores da Caixa de ferramentas.

Clique-duplo numa entrada de cor

Isso configura a cor de frente do GIMP para a cor que você clicou, mas também abre um diálogo que permite a você editar aquela cor. Você pode alterá-la para ser outra cor daqui pra frente.

Índice da cor

Você pode selecionar uma entrada diferente do mapa de cores digitando seu índice aqui, ou clicando nas setinhas a direita.

Notação HTML

Essa área mostra a representação em código hexadecimal (como é usado em HTML) para a cor atribuída ao índice selecionado no mapa de cores. Você pode editar a cor diretamente aqui, em vez de usar um Editor de cores, se desejar. Veja notação HTML.

Editar cor

Esse botão (no canto inferior esquerdo do diálogo) faz aparecer um Editor de cores que permite que você altere a cor da entrada atualmente selecionada no mapa de cores. O efeito é semelhante a um clique-duplo diretamente na cor, exceto que a cor de frente do GIMP não é alterada.

Adicionar cor

Esse botão (no canto inferior direito do diálogo) permite que você adicione novas cores ao mapa de cores. Se você clicar nesse botão, a cor de frente atual do GIMP, como é vista na caixa de ferramentas, será adicionada ao final do mapa de cores. Se você pressionar Ctrl enquanto clica no botão, a cor de fundo será usada. Se o mapa de cores já tiver 256 cores, clicar nesse botão não terá efeito algum.

[Dica] Dica

Se você cometer um engano, você pode desfazê-lo colocando a imagem a que pertence o mapa de cores em foco, e então acionando o desfazer (Ctrl+Z, ou usando EditarDesfazer no menu da janela de imagem)

[Nota] Nota

Esse diálogo apresenta as formas mais comuns de alterar o mapa de cores para uma imagem indexada. Até o GIMP 2.8, as ferramentas de cor, tais como Brilho e Contraste, Matis e Saturação, etc... não funcionam em imagens indexadas. Alguns poucos plug-ins do menu cores funcionam, incluindo o Normalizar, Realce de cor, e Esticar contraste, e é possível criar outros também. Mesmo a maior parte dos filtros normais não vai funcionar no modo indexado.

[Nota] Nota

Se você pintar numa imagem indexada com uma cor que não está no mapa de cores, o GIMP vai usar a cor mais parecida que encontrar.

2.4.4. O menu de contexto do Mapa de cores

Clicar com o botão da direita no mapa de cores seleciona essa cor e abre um submenu:

Figura 15.17. O menu de contexto do Mapa de cores

O menu de contexto do Mapa de cores

Editar cor

Esse comando abre um seletor de cores e permite que você modifique a cor.

Adicionar cor de frente

Este comando adiciona a cor selecionada na caixa de Ferramentas ao mapa de cores. Ele só é útil para duplicar uma corse for acessado ao clicar com o botão da direita no mapa de cores, uma vez que essa operação também altera a cor de frente para ser igual a cor que foi clicada, mas se o menu de contexto for acessado pelo submenu a partir do menu de guias da caixa de diálogo, ele pode adicionar cores novas. Se o mapa de cores já tiver 256 cores, esta opção permanece desabilitada.

Adicionar cor de fundo

Adiciona a cor de fundo da caixa de ferramentas ao mapa de cores. Permanece desligada se o mapa de cores já tiver 256 cores.

Rearranjar mapa de cores

Rearranjar mapa de cores: Este comando está descrito em Seção 8.33, “Rearranja o mapa de cores”.