4. Grupos de camadas

Esta possibilidade apareceu no GIMP-2.8.

Você pode agrupar camadas que têm coisas em comum na forma de uma árvore. Assim, a lista de camadas torna-se mais fácil de gerenciar.

Criar um grupo de camadas

Você pode criar um grupo de camadas, clicando no botão Criar um novo grupo de camada na parte inferior da caixa de diálogo de camadas,

através de CamadaNovo grupo de camadas, ou através do menu de contexto da camada de diálogo.

Este grupo de camadas vazio aparece logo acima da camada atual. É importante dar-lhe um nome sugestivo (duplo-clique ou F2 no nome, ou usar Editar atributos da camada no menu de contexto que você tem com o botão direito do diálogo de camadas, para editá-lo), senão você pode ficar confuso quando vários grupos forem criados.

Você pode criar diversos grupos de camadas e podeembuti-los, isto é incluir um grupo de camadas dentro outro.

Acrescentando camadas a um Grupo de Camadas

Você pode adicionar camadas existentes em um grupo de camadas clicando e arrastando-as.

[Nota] Nota

A mão que representa o ponteiro do mouse deve se tornar menor antes de seliberar o botão do mouse.

Uma linha horizontal fina marca onde a camada será colocada

Para adicionar uma nova camada ao grupo camada atual, clique no botão Criar uma nova camada na parte inferior da caixa de diálogo de camadas, ou utilize o comando Nova Camada no menu de imagem.

Quando um grupo de camadas não estiver vazio, um pequeno ícone > aparece. Ao clicar sobre ele, você pode dobrar e desdobrar a lista de camadas para aquele grupo.

Camadas que pertencem a um grupo de camadas são recuadas para a direita, permitindo que você veja facilmente quais as camadas fazem parte do grupo.

Visibilidade

If a layer group is made invisible using the eye icon but still open (so that the layers inside the group are shown in the list), there is a struck out eye shown besides the layers that are inside the group to indicate that these layers are not displayed in the final projection of the image, but theoretically visible in the layer group.

Subir e Descer grupos de camadas

Você pode subir e descer grupos de camadas no diálogo de camadas da mesma forma quefaz com as camadas normais: clicando e arrastando, ou usando as botões seta para cima e para baixo na parte de baixo da caixa de diálogo de camadas.

Duplicar um grupo de camadas

Você pode duplicar um grupo de camadas: clique no botão Duplica a camada atual ... ou clique com o botão direito do mouse e selecione Duplicar camada no menu de contexto. Isso vai criar uma cópia de todas as camadas (e outros grupos) dentro do grupo.

Mover um grupo de camadas

Você pode mover um grupo de camadas para outra imagem clicando e arrastando. Você também pode copiar e colar usando CTRL-C e CTRL-V: então, você tem uma seleção flutuante que você deve ancorar (botão de âncora na parte inferior da caixa de diálogo Camada).

Você também pode mover um grupo de camadas para a tela de pintura: isto duplica o grupo dentro do próprio grupo. Use a ligação com o ícone de corrente em todas as camadas no grupo camadas duplicado, ative a ferramenta Mover, em seguida, na imagem, mova uma das camada. Essa é uma forma de multiplicar objetos que estão em múltiplas camadas em uma imagem. (também funciona para grupos de camadas duplicados normalmente, com o comando Duplicar camada)

Apagar um grupo de camadas

Para excluir um grupo de camadas, clique no botão com a cruz vermelha na parte inferior da caixa de diálogo de camada ou com botão direito do mouse, selecione Excluir camada no menu de contexto.

Embutindo grupos de camadas

Quando um grupo de camadas é ativado, você pode adicionar um outro grupo dentro dele com o comando Adicionar novo grupo de camada. Não há limite, exceto o quanto você tem memória, com o número de grupos de camadas que você pode por um dentro do outro.

Modos de camada e Grupos

Um modo de camada aplicado a um grupo de camadas atua apenas sobre as camadas que estão neste grupo. Um modo de camada acima de um grupo de camada atua em todas as camadas abaixo, dentro e fora dos grupos de camadas.

Imagem original

Figura 8.33. Modo de camada dentro ou fora de um grupo de camada

Modo de camada dentro ou fora de um grupo de camada

Nós adicionamos uma camada branca dentro do grupo de camadas com o modo de saturação: só o quadrado e o triângulo ficam acinzentados.

Modo de camada dentro ou fora de um grupo de camada

Nós adicionamos uma camada branca fora do grupo de camadas com o modo de saturação: todas as camadas abaixo ficam acinzentadas, inclusive a camada de fundo.


Since GIMP-2.10, layer groups have a special layer mode: the Pass Through mode. This mode exists only if a layer group is active.

When this mode is used instead of any other one, layers inside the layer group will behave as if they were a part of the layer stack, not belonging to the group. Layers within the group blend with layers below, inside and outside the group.

While with Normal mode, layers within a group are treated as if they were a single layer, which is then blended with other layers below in the stack; a modifier on a layer inside the group blends layers below in the group only.

More details about Pass Through in Pass-through .

Opacidade

Quando um grupo de camadas está ativo, as alterações de opacidade são aplicadas a todas as camadas do grupo.

Máscara de camada

Since GIMP-2.10, masks on layer groups are possible. They work similarly to ordinary-layer masks, with the following considerations.

The group’s mask size is the same as group’s size (i.e., the bounding box of its children) at all times. When the group’s size changes, the mask is cropped to the new size — areas of the mask that fall outside of the new bounds are discarded, and newly added areas are filled with black (and hence are transparent by default).

Of course, you still can add a layer mask to a layer in the group to mask a part of the layer:

Nós adicionamos uma camada de máscara branca (opacidade total) na camada com o triângulo.