A ferramenta de Mover é usada para mover camadas, seleções, vetores guias e outros itens na imagem. Ela também funciona em textos.
Você pode acessar a ferramenta de Mover de diferentes formas:
A partir do menu da janela de imagens, em:
→ →Ao clicar no ícone: .
Usando o atalho de teclado M.
A ferramenta de Mover é ativada automaticamente quando você cria uma guia.
Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem em
→ →Nota | |
---|---|
Essas opções estão descritas em Opções em comum das ferramentas de transformação |
Tenham em mente que essas opções continuam valendo se você sai da ferramenta de Mover.
Se a opção Mover está em “Camada”
Em uma imagem com várias camadas, o ponteiro do mouse vira uma cruz quando ele passa sobre um elemento pertencente à camada ativa. Nesse ponto você pode clicar e arrastá-la. Se o ponteiro do mouse tem o formato de uma mão (mostrando que você não vai pegar um elemento da camada ativa), você irá mover uma outra camada, em vez da que está ativa. (Ela se torna a camada ativa enquanto estiver sendo movida).
Se existe uma guia na sua imagem, ela se tornará vermelha quando o ponteiro do mouse passar por cima dela. Nesse momento ela está ativa, e você poderá move-la.
At the point of intersection of two guides, you can click-and-drag to move them together. This is useful when the guides are used to mark a point, rather than a pair of lines (e.g, as is the case for the mandala symmetry guides, which mark the symmetry point of origin).
Only the current layer will be moved (if smaller than canvas). This may be useful if you want to move a layer with transparent areas, where you can easily pick the wrong layer through these transparent areas.
Nota | |
---|---|
You also can move the active layer by setting its offset in the Edit Layer Attributes dialog. |
Se a opção de Mover está em “Seleção”
A linha pontilhada da seleção será movida (veja Seção 2.1, “Moving or Resizing a Selection”).
Se a opção mover estiver em “Vetor”
Esta é a opção padrão. O ponteiro do mouse se torna uma pequena mão quando ele está sobre um vetor visível. Então você pode move-lo clicando e arrastando o mesmo na imagem (ele será o vetor ativo enquanto estiver sendo movido)
Somente o vetor ativo será movido, mesmo que ele não seja visível. Você pode escolher o vetor ativo no Diálogo de vetores
A ferramenta de mover permite que você mova apenas o contorno da seleção (internamente, todos os valores representando a máscara de seleção). Se o modo de Mover estiver em “Camada”, você deve manter as teclas Ctrl+Alt pressionadas.
Se o modo de Mover for Seleção, você pode clicar e arrastar em qualquer ponto na tela de pintura para mover a seleção. Você também poderá usar as teclas seta para mover a seleção com precisão. E então, se mantiver a tecla Shift pressionada, o movimento ocorre em incrementos de 25 pixels.
Quando você move uma seleção com a ferramenta Mover, o centro da seleção é marcado com uma pequena cruz. Tanto essa cruz quanto as bordas da seleção são atraídas para guias ou linhas da grade, se as opções de
→ estiverem ligadas. Isso faz com que alinhar seleções seja mais fácil.Consulte Movendo seleções para outras possibilidades.
O modo de Mover deve estar em “Camada”. Então você pode escolher entre Mover a camada ativa e, se você tiver mais de uma camada Pegue uma camada ou guia
Se as camadas estiverem vinculadas (com o ícone de corrente, não em um mesmo grupo de camadas), todas serão movidas, não importando qual é a camada ativa. Para camadas no mesmo grupo, o grupo deve estar ativo no diálogo de camadas, e a ferramenta de Mover deve usar o modo de “Mover a camada atual”
Quando você puxa uma guia de uma régua, a ferramenta de Mover é ativada automaticamente (se você não desejar esse efeito, por estar pintando próximo das bordas da janela com outra ferramenta, a solução é desligar temporariamente a visualização das réguas no menu “Visualizar”). Se a guia já existe na imagem, para move-la, você deve ativar a ferramenta de mover você mesmo. Quando o ponteiro do mouse passa sobre uma guia, ela fica vermelha, então você pode clicar e arrastar para posicionar a guia na imagem, ou remove-la (bastando move-la para fora da área da tela de pintura).
O diálogo da ferramenta de vetores tem sua própria funcionalidade de mover: veja Seção 5.2, “Vetores”. Mas você também pode usar a ferramenta de Mover. O modo de Mover deve estar marcado como “Vetor”. Note que se você estava editando um vetor, ele fica invisível: torne o visível no Diálogo de vetores. Você pode escolher o vetor a ser movido, ou mover o vetor ativo.
Todo texto criado no GIMP fica em sua própria camada, e pode ser movido como uma camada. Consulte Seção 5.6, “Texto”.