4.4. Cortar

Figura 14.126. Ferramenta de Cortar

Ferramenta de Cortar

A ferramenta de Cortar (guilhotinar) é usada para cortar ou aparar uma imagem. Ela afeta todas as camadas da imagem, visíveis ou não (opcionalmente pode se restringir a uma camada). Esta ferramenta pode ser usada para refazer o enquadramento de uma fotografia, removendo bordas, eliminando áreas indesejadas e provendo uma imagem com mais foco nos assuntos principais. Também é útil se você precisa de um tamanho específico de imagem que não é o mesmo que as suas dimensões originais.

To define the crop area click and drag with the mouse. A highlighted area will appear that shows the crop boundaries. To move the whole crop area, click in the middle and drag the rectangle. Resizing can be done by moving close to the borders. The mouse cursor will change and you can drag either one side, if you are in the middle, or two sides, if you are in a corner. While you are changing the drag area, the size of the cropped area and the aspect ratio will be shown in the status bar.

Quando o mouse estiver dentro do retângulo, você poderá usar as teclas seta para modificar o retângulo: se estiver sobre as alças, elas serão movidas, senão o retângulo todo será movido. Se você segurar a tecla Shift pressionada o movimento acontece em incrementos de 25 pixels.

To finalize cropping, click inside the crop rectangle or press the Enter key.

[Nota] Nota

A fairly recent change in GIMP is that by default the image canvas size isn't changed after cropping. The Tool Options of the Crop Tool have a setting Delete cropped pixels that can be checked to make sure the canvas size is also adjusted to the cropped area.

[Dica] Dica

You can use Guides to position the crop area. Make sure that the ViewSnap to Guides option is checked.

4.4.1. Ativando a ferramenta

Você pode ativar esta ferramenta de várias formas:

  • A partir do menu da janela de imagens, em:FerramentasFerramentas de transformaçãoCortar,

  • Ao clicar no ícone da ferramenta: na Caixa de ferramentas,

  • Usando o atalho de teclado Shift+C.

4.4.2. Teclas modificadoras (Padrões)

Quando você mantém o botão do mouse apertado sobre o retângulo, as alças desaparecem e

  • se você mantiver Ctrl pressionado, é ligada a opção de Expandir a partir do centro.

  • Se você mantiver a tecla Shift pressionada, a opção Fixa é ligada, que mantém algumas dimensões fixas (por padrão, a proporção do retângulo).

4.4.3. Opções de ferramenta

Figura 14.127. Opções de ferramenta para Cortar

Opções de ferramenta para “Cortar”

Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem emJanelasDiálogos de EncaixeOpções de ferramentas

Somente na camada atual

Esta opção fará a ferramenta de corte atuar somente na camada, ou grupo de camadas, ativo.

Delete cropped pixels

When checked, the canvas size is adjusted to the cropped area. By default this is not checked, which means that after cropping the layers have been adjusted, but the canvas size is still the same. This is to make sure you don't remove anything by accident.

Permitir crescimento

Esta opção permite que você estenda o retângulo até além dos limites da imagem, camadas, e mesmo da tela de pintura. Dessa forma, você pode dar o tamanho que desejar à imagem resultante. As áreas além dos limites da imagem serão transparentes. Se você estiver atuando numa camada, o tamanho da camada muda e é preenchido com transparência. Usar a ferramenta de cortar para aumentar tamanho de camadas desta forma pode ser melhor do que usar o comando de Camada->Tamanho dos limites da camada, já que esta ferramenta atua direto na imagem.

Figura 14.128. Exemplo para Permitir crescimento

Exemplo para “Permitir crescimento”

Uma imagem numa tela grande

Exemplo para “Permitir crescimento”

A opção está ligada. O retângulo de corte se estende para além da tela de pintura.

Exemplo para “Permitir crescimento”

A imagem resultante.


Expandir a partir do centro

Quando esta opção está ligada, o retângulo de corte cresce simetricamente para todos os lados. O ponto onde você clicou para iniciar o retângulo de corte é usado como centro. Essa opção pode ser liga e desligada dinamicamente, bastando segurar a tecla Ctrl pressionada enquanto se modifica o retângulo.

Fixa

Você também pode acessar esta opção mantendo a tecla Shift pressionada enquanto está desenhando o retângulo de corte. Isto oferece algumas opções para fazer com que o crescimento do retângulo de corte respeite algumas dimensões fixas, ou sua proporção:

  • Proporção: Essa é a configuração padrão. A largura e a altura do retângulo são mantidas com a mesma proporção que tem na imagem original.

  • Largura/Altura: Somente a largura ou a altura são mantidas fixas. O valor da dimensão que foi fixada pode ser digitado na caixa de texto abaixo; O valor padrão é 100 pixels.

  • Size: Both Width and Height will be fixed. Their values can be set in the text box below, in the form 150x100 for example. The crop rectangle will adopt these values as soon as you click the image. On the right, two buttons let you choose a Landscape (widthwise) or Portrait (upright) format for the crop rectangle.

Posicionada

Essas duas caixas de texto exibem a posição (horizontal a esquerda, vertical a direita) do canto superior esquerdo do retângulo de corte. A posição é atualizada em tempo real, mas você pode digitar os valores direto nessas caixas também. Por padrão, os valores são em pixels, mas você pode mudar as unidades na lista flutuante que aparece acima das caixas. As coordenadas são relativas ao contado superior esquerdo da tela de pintura (não da camada).

Tamanho

Essas duas caixas de texto mostram o tamanho (horizontal a esquerda, vertical a direita) do retângulo de corte. Elas são atualizadas em tempo real conforme você configura o retângulo, mas você também pode digitar os valores direto nelas. Por padrão, os valores são em pixels, mas você pode mudar as unidades na lista flutuante que aparece acima das caixas.

Destaque

Essa opção liga e desliga o escurecimento das áreas da imagem que estão fora do retângulo de corte.

The dark area opacity can be set using the Highlight opacity cursor.

Guias

Todos os tipos de guias estão descritos em Seção 2.2, “Seleção Retangular”

Encolher automaticamente

O botão de auto encolher vai tentar localizar uma borda, na camada ativa, a partir da qual ele vai estabelecer as dimensões do retângulo de corte. Esta opção só funciona bem para objetos isolados com alto contraste com o fundo.

Figura 14.129. Exemplo para o botão de Encoher automaticamente

Exemplo para o botão de “Encoher automaticamente”

Uma imagem com um limite bem nítido e um retângulo de corte.

Exemplo para o botão de “Encoher automaticamente”

Depois de clicar no botão de Encolher automaticamente, o retângulo foi encolhido de forma a conter somente os objetos bem definidos na imagem.


Amostragem combinada

Esta opção altera o comportamento do botão de Encolher automaticamente. Estando ativada, a ação leva em conta os pixels de todas as camadas visíveis para determinar os objetos, não só os da camada ativa.