4.4. Cortar

Figura 14.124. Ferramenta de Cortar

Ferramenta de Cortar

A ferramenta de Cortar (guilhotinar) é usada para cortar ou aparar uma imagem. Ela afeta todas as camadas da imagem, visíveis ou não (opcionalmente pode se restringir a uma camada). Esta ferramenta pode ser usada para refazer o enquadramento de uma fotografia, removendo bordas, eliminando áreas indesejadas e provendo uma imagem com mais foco nos assuntos principais. Também é útil se você precisa de um tamanho específico de imagem que não é o mesmo que as suas dimensões originais.

Assim como as ferramentas de seleção, a partir da versão 2.4 do GIMP, a ferramenta de corte foi melhorada. As alças de redimensionamento, redimensionam o retângulo de corte: não tem mais a dupla função de redimensionar e mover o retângulo. A ferramenta se comporta de forma mais natural e consistente com outras ferramentas do GIMP. Para mover o enquadramento, simplesmente clique e arraste o próprio retângulo, sem clicar nas alças. Você pode redimensionar o retângulo em uma ou duas direções ao mesmo tempo, bastando clicar nas alças nos lados e nos cantos do retângulo. A área fora do retângulo é escurecida de forma que fique mais fácil visualizar como será o efeito final. Para validar o corte, dê um clique simples dentro do retângulo, ou pressione a tecla Enter. (Se você cortar demais, sempre é possível desfazer).

Quando o mouse estiver dentro do retângulo, você poderá usar as teclas seta para modificar o retângulo: se estiver sobre as alças, elas serão movidas, senão o retângulo todo será movido. Se você segurar a tecla Shift pressionada o movimento acontece em incrementos de 25 pixels.

Você pode usar as Guias para ajudar a posicionar a área de corte. Certifique-se de que a opção VisualizarAtrair para as guias está ligada.

[Nota] Nota

Você também pode ver a proporção final da foto na barra de estado:

4.4.1. Ativando a ferramenta

Você pode ativar esta ferramenta de várias formas:

  • A partir do menu da janela de imagens, em:FerramentasFerramentas de transformaçãoCortar,

  • Ao clicar no ícone da ferramenta: na Caixa de ferramentas,

  • Usando o atalho de teclado Shift+C.

4.4.2. Teclas modificadoras (Padrões)

Quando você mantém o botão do mouse apertado sobre o retângulo, as alças desaparecem e

  • se você mantiver Ctrl pressionado, é ligada a opção de Expandir a partir do centro.

  • Se você mantiver a tecla Shift pressionada, a opção Fixa é ligada, que mantém algumas dimensões fixas (por padrão, a proporção do retângulo).

4.4.3. Opções de ferramenta

Figura 14.125. Opções de ferramenta para Cortar

Opções de ferramenta para Cortar

Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem emJanelasDiálogos de EncaixeOpções de ferramentas

Somente na camada atual

Esta opção fará a ferramenta de corte atuar somente na camada, ou grupo de camadas, ativo.

Permitir crescimento

Esta opção permite que você estenda o retângulo até além dos limites da imagem, camadas, e mesmo da tela de pintura. Dessa forma, você pode dar o tamanho que desejar à imagem resultante. As áreas além dos limites da imagem serão transparentes. Se você estiver atuando numa camada, o tamanho da camada muda e é preenchido com transparência. Usar a ferramenta de cortar para aumentar tamanho de camadas desta forma pode ser melhor do que usar o comando de Camada->Tamanho dos limites da camada, já que esta ferramenta atua direto na imagem.

Figura 14.126. Exemplo para Permitir crescimento

Exemplo para Permitir crescimento

Uma imagem numa tela grande

Exemplo para Permitir crescimento

A opção está ligada. O retângulo de corte se estende para além da tela de pintura.

Exemplo para Permitir crescimento

A imagem resultante.


Expandir a partir do centro

Quando esta opção está ligada, o retângulo de corte cresce simetricamente para todos os lados. O ponto onde você clicou para iniciar o retângulo de corte é usado como centro. Essa opção pode ser liga e desligada dinamicamente, bastando segurar a tecla Ctrl pressionada enquanto se modifica o retângulo.

Fixa

Você também pode acessar esta opção mantendo a tecla Shift pressionada enquanto está desenhando o retângulo de corte. Isto oferece algumas opções para fazer com que o crescimento do retângulo de corte respeite algumas dimensões fixas, ou sua proporção:

  • Proporção: Essa é a configuração padrão. A largura e a altura do retângulo são mantidas com a mesma proporção que tem na imagem original.

  • Largura/Altura: Somente a largura ou a altura são mantidas fixas. O valor da dimensão que foi fixada pode ser digitado na caixa de texto abaixo; O valor padrão é 100 pixels.

  • Tamanho: A largura e a altura são mantidas fixas. Seus valores podem ser digitados na caixa de texto abaixo, na forma <largura>X<altura> (por exemplo: 150x100). O retângulo de corte vai assumir esse tamanho assim que você clicar na imagem. A direita, dois botões permitem que você troque rapidamente esses valores, deixando a área fixa no formato de Paisagem ou Retrato. Esta opção é muito útil quando você tem que exportar várias imagens com um tamanho exato, em geral para alimentar um site ou um aplicativo.

Posicionada

Essas duas caixas de texto exibem a posição (horizontal a esquerda, vertical a direita) do canto superior esquerdo do retângulo de corte. A posição é atualizada em tempo real, mas você pode digitar os valores direto nessas caixas também. Por padrão, os valores são em pixels, mas você pode mudar as unidades na lista flutuante que aparece acima das caixas. As coordenadas são relativas ao contado superior esquerdo da tela de pintura (não da camada).

Tamanho

Essas duas caixas de texto mostram o tamanho (horizontal a esquerda, vertical a direita) do retângulo de corte. Elas são atualizadas em tempo real conforme você configura o retângulo, mas você também pode digitar os valores direto nelas. Por padrão, os valores são em pixels, mas você pode mudar as unidades na lista flutuante que aparece acima das caixas.

Destaque

Essa opção liga e desliga o escurecimento das áreas da imagem que estão fora do retângulo de corte.

The dark area opacity can be set using the Highlight opacity cursor.

Guias

Todos os tipos de guias estão descritos em Seção 2.2, “Seleção Retangular”

Encolher automaticamente

O botão de auto encolher vai tentar localizar uma borda, na camada ativa, a partir da qual ele vai estabelecer as dimensões do retângulo de corte. Esta opção só funciona bem para objetos isolados com alto contraste com o fundo.

Figura 14.127. Exemplo para o botão de Encoher automaticamente

Exemplo para o botão de Encoher automaticamente

Uma imagem com um limite bem nítido e um retângulo de corte.

Exemplo para o botão de Encoher automaticamente

Depois de clicar no botão de Encolher automaticamente, o retângulo foi encolhido de forma a conter somente os objetos bem definidos na imagem.


Amostragem combinada

Esta opção altera o comportamento do botão de Encolher automaticamente. Estando ativada, a ação leva em conta os pixels de todas as camadas visíveis para determinar os objetos, não só os da camada ativa.