2.7. Diálogo do Histórico do desfazer

Figura 15.24. O diálogo de Histórico do desfazer

O diálogo de Histórico do desfazer

Este diálogo exibe uma lista das operações realizadas mais recentemente na imagem ativa, com uma pequena miniatura que tenta ilustrar as alterações realizadas por cada uma. Você pode reverter a imagem para qualquer ponto no Histórico do desfazer, simplesmente clicando na entrada desejada na lista. Para maiores informações sobre o mecanismo de desfazer do GIMP e como ele funciona, consulte Desfazendo.

2.7.1. Ativando o diálogo

O diálogo de Histórico do desfazer é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerencia-lo.

Você pode acessa-lo:

  • Do menu da janela de imagens em JanelasDiálogos de encaixeHistórico do desfazer.

  • Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando Adicionar abaHistórico do desfazer.

2.7.2. Usando o diálogo de Histórico do desfazer

A coisa mais básica que você pode fazer é selecionar um ponto no histórico do desfazer, clicando em um ponto na lista. Você pode ir e voltar entre vários estados da imagem desta forma tanto quanto quiser, sem perder nenhuma informação nem consumir recursos (memória). Na maioria dos casos, as mudanças são bem rápidas. No entanto, atenção atenção, se, ao colocar a imagem em algum ponto do desfazer você fizer qualquer alteração na mesma, nem que seja clicar na imagem com a ferramenta de seleção retangular, o histórico será perdido daquele ponto em diante, e você não poderá refazer os passos até o ponto em que a imagem estava quando você começou a mexer no histórico de desfazer.

[Dica] Dica

Ctrl+F abre uma caixa para pesquisas por nome. Para maiores informações sobre o modo de lista, veja Visualizar como lista; Visualizar como grade.

Na parte de baixo do diálogo há três botões:

Desfazer

Este botão tem o mesmo efeito que selecionar EditarDesfazer no menu, ou pressionar Ctrl+Z: ele reverte a imagem ao próximo estado listado no histórico do desfazer.

Refazer

Este botão faz o mesmo que acionar EditarRefazer no menu, ou pressionar Ctrl+Y: ele avança a imagem um passo para frente no histórico do Desfazer.

Limpar histórico do desfazer

Este botão remove todo o conteúdo do histórico do desfazer exceto o estado atual. Se você pressiona-lo, o GIMP pede confirmação de que você realmente deseja fazer isso. A única razão para fazer isso é se você estiver com muito pouca memória e precisar liberar alguma.

[Nota] Nota

Em uma guia, este diálogo é representado pelo ícone

[Nota] Nota

You can set the number of undo levels in System Resources.