Uma paleta é um conjunto de cores específicas, em nenhuma ordem particular. Veja a seção sobre Paletas para informação básica sobre paletas e como elas podem ser criadas e usadas.
O diálogo de “Paletas” é usado para selecionar uma paleta, clicando na mesma sobre a visão em lista ou em grade. Algumas dezenas de paletas escolhidas mais ou menos ao acaso são supridas junto com o GIMP, e você pode facilmente adicionar mais que você mesmo crie ou pegue de algum lugar. O diálogo de “Paletas” também da acesso a várias funcionalidades para criar novas paletas ou manipular as que já existem.
Nota | |
---|---|
O diálogo de paletas não é o mesmo que o diálogo de “Mapa de cores”, que em versões antigas do GIMP era chamado de diálogo de Paleta indexada. Aquele é usado para manipular o mapas de cores de imagens indexadas. |
O diálogo de “Paletas” é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.
Você pode acessa-lo:
Do menu da janela de imagens em
→ → .Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando
→ .Clicar numa paleta do diálogo seleciona essa paleta, e faz aparecer o diálogo Editor de paletas, que permite que você selecione as cores de frente ou de fundo do GIMP a partir da paleta escolhida simplesmente clicando nas cores. Você também pode navegar entre as cores usando as teclas-seta.
Com um clique-duplo no nome de uma paleta (no modo de visualização de lista), você pode editar seu nome. Perceba que você só pode editar os nomes de paletas que você mesmo tenha adicionado, não das que vem junto com o GIMP. Se você editar um nome em que você não tenha permissões de alteração, ele será revertido ao nome anterior quando você pressionar Enter ou clicar em outro elemento.
No menu de Guias, você pode escolher entre
e . No modo de Grade, as paletas aparecem numa grade retangular, tornando fácil ver muitas de uma vez e encontrar a que você está buscando. No modo de Lista, as paletas ficam numa lista, com os nomes de cada uma ao lado das pré-visualizações.O sub menu de Tamanho da pré-visualização permite que você escolha o tamanho das células de cor.
Você pode usar rótulos (tags) para reorganizar quais paletas são exibidas. Veja Seção 3.7, “Rotulando”.
Os botões do diálogo de Paletas
Abaixo da visão das paletas, na parte de baixo do diálogo, há vários botões:
Este botão abre o Seção 3.6.4, “Editor de Paleta”.
Para mais informações sobre este botão, por favor, veja Nova paleta.
Para mais informações sobre este botão, por favor veja Duplicar paleta.
Para mais informações sobre este botão, por favor veja Remover paleta.
Para mais informações sobre este botão, por favor veja Atualizar paletas.
The “Palettes” context menu can be accessed by right-clicking in the Palettes dialog, or by choosing the top item from the dialog Tab menu ().
Nota | |
---|---|
Some of the listed menu entries are installation-dependent, which need version 2 of the Python interpreter to be installed for GIMP 2.10. This includes at the time of writing: Offset Palette..., Palette to Gradient, Palette to Repeating Gradient and Sort Palette.... |
“Editar paleta” é uma forma alternativa de ativar o diálogo Editor de paletas: ele também pode ser ativado por um clique-duplo no diálogo de paletas, ou pressionando-se o botão de “Editar paleta” na parte de baixo do diálogo.
“Nova paleta” cria uma nova paleta, sem título, que inicialmente não contém nenhuma cor, e abre o Editor de paletas de forma que você possa adicionar cores à paleta. O resultado será salvo automaticamente na sua pasta de paletas na área de dados pessoais do GIMP (palettes
) quando você sair do programa. Desta forma, a nova paleta estará disponível em sessões futuras.
“Importar paleta” permite que você crie uma nova paleta a partir das cores em um degradê, uma imagem, ou um arquivo de paleta. Escolher esta opção abre o diálogo de “Importar paleta”, que dá as seguintes opções:
Nota | |
---|---|
Former versions of GIMP had a “Save palette” command. It no longer exists. To save the palette of an image, indexed or not, you must import it from the image. |
You can import a palette either from any of GIMP's
gradients (choosing one from the adjoining menu), or from
any of the currently open images (chosen from the adjoining
menu). You can also import a RIFF palette
file (with extension .pal
), of the
type used by several Microsoft Windows applications.
Há duas opções relativas à fonte em imagem que estão disponíveis apenas para imagens RGB:
Amostra combinada: quando esta opção está ligada, as cores são tomadas dos pixels nas camadas visíveis, como aparecem na visualização da imagem. Se estiver desligada, os pixels são tomados apenas da camada ativa, mesmo que ela não seja visível.
Somente dos pixels selecionados: Como o nome descreve, os pixels com cores são tomados apenas dentro da seleção ativa na imagem, seja da camada ativa, ou da composição final, conforme a opção anterior.
Você pode dar um nome para a paleta aqui. Se o nome que você escolher já estiver em uso por outra paleta, um nome único será formado com o acréscimo de um número (por exemplo, "#1").
Aqui você especifica o número de cores da paleta. O padrão é 256 por três razões: (1) os degradês do GIMP contém 256 cores no total, (2) Arquivos GIF tem no máximo 256 cores; (3) Imagens indexadas no GIMP podem conter no máximo 256 cores distintas. Você pode colocar o número de cores que desejar aqui, o GIMP vai tentar criar uma paleta espaçando o número de cores especificado na faixa de cores do degradê ou imagem de origem.
Aqui você especifica o número de colunas de uma paleta. Isso afeta apenas a forma como a paleta é exibida, e não tem efeito na forma como a paleta é usada.
Mesmo configurando o “Número de cores” para o máximo, o número de cores não pode exceder 10000 na paleta. Imagens RGB podem ter muito mais cores. O controle de Intervalo deveria permitir agrupar cores similares em torno de uma média e forma a se ter uma paleta melhor. Esse problema não existe com imagens indexadas que tem no máximo 256 cores: o intervalo em “1” usar 256 cores da imagem (a opção de intervalo fica desligada para paletas com mais de 256 cores)
A paleta importada será adicionada ao diálogo de Paletas, e salva automaticamente na sua pasta pessoal de paletas
do GIMP quando você sair – desta forma ela estará disponível em sessões futuras do GIMP.
Duplicar paleta cria uma nova paleta copiando a paleta que está selecionada, e abre um Editor de paletas, de forma que você possa alterar a cópia. O resultado será salvo automaticamente na sua pasta pessoal de paletas
do GIMP quando você sair – desta forma ela estará disponível em sessões futuras do GIMP.
Currently this operation is not implemented, and the menu entry will always be disabled.
This command allows you to copy the palette file location to the clipboard. You can then paste it in a text editor.
Show in File Manager opens the location of the palette file in the default File Manager on your system.
Remover paleta apaga a paleta do diálogo de “Paletas”, e remove o arquivo em disco no qual a mesma está arquivada. Antes de agir, ele pede uma confirmação de que você realmente deseja fazer isso. Note que você não pode remover nenhuma das paletas que vem junto com o GIMP, somente as que você mesmo tenha adicionado.
Atualizar paletas lê novamente todas as suas pastas de paletas, configuradas nas Preferências, e adiciona todas as novas paletas encontradas ao diálogo de Paletas. Isso é útil se você obtiver um arquivo de paletas de uma fonte externa, e gravar o arquivo diretamente em uma dessas pastas, e quiser usá-las sem precisar re-iniciar o GIMP.
The
submenu gives several choices to export the current palette in external formats. At this time, exporting to the following formats is supported: , , , , and . Each of these will open a dialog where you can enter a filename and choose a folder where the exported file will be stored.Este comando abre uma janela de diálogo:
Este comando pega a última cor da paleta e a coloca como primeira cor. O parâmetro Deslocamento permite escolher quantas vezes isso será feito.
Com deslocamentos negativos, as cores que estão no início da paleta são colocadas no final.
Com esse comando, todas as cores da paleta são usadas para criar um novo degradê, que fica salvo no diálogo de Degradês. O degradê criado fica com tantos segmentos quantas cores existem na paleta de origem.
Este comando cria um degradê que pode ser repetido: a última cor do último segmento é a mesma que a primeira cor do primeiro segmento. Como no comando anterior, um novo degradê é criado e salvo no diálogo de Degradês.
This command opens a dialog window which allows you to sort the colors of the palette according to certain criteria. If the palette is read only a new palette will be created that is sorted based on your settings.
Another way of sorting a palette is by using the sorting options of the Rearrange Colormap dialog.
Several settings of this dialog are not well understood. We would welcome contributions from anyone that knows how to improve this documentation.
Selections: This option determines how the palette is going to be sorted. How to use this has not been well documented by its original author. We advise to leave it at the default All.
Slice expression: This option affects how the palette is sorted when Slice/Array was chosen above in Selections. Documentation taken from the code:
Leaving this empty, or entering :
selects
all items.
:4,
or :4
makes
a 4-row selection out of all colors (length auto-determined).
:1,4
selects the first 4 colors.
:,4
selects rows of 4 colors (number of
rows auto-determined).
:4,4
selects 4 rows of 4 colors.
4:
selects a single row of all colors
after 4, inclusive.
4:,4
selects rows of 4 colors, starting
at 4 (number of rows auto-determined).
4:4,4
selects 4 rows of 4 colors (16
colors total), beginning at index 4.
4
is illegal (ambiguous).
Channel to Sort: This option determines based on what type of color channel the sorting will happen.
Ascending: This option determines if the sorting needs to be ascending (Yes) or descending (No). Clicking the button changes between yes and no.
Secondary Channel to Sort: This option determines the secondary color channel for sorting in case the first channel sort returns equal values.
Ascending: This option determines if the sorting needs to be ascending (Yes) or descending (No). Clicking the button changes between yes and no.
Quantization: Undocumented for now.
Partitioning channel: This option is also used to determine how to sort.
Partitioning quantization: This option is used in conjunction with the previous one.
O editor de paleta é usado para dois propósitos principais: para escolher a cor de frente ou de fundo do GIMP, (como são mostradas na área de cores da Caixa de ferramentas), escolhendo cores da paleta, ou para modificar a paleta. Você pode ativar o editor para qualquer paleta a partir do diálogo de Paletas, mas você só pode modificar paletas que você mesmo tenha criado, não as paletas que vem instaladas com o GIMP. (Você pode, no entanto, duplicar qualquer paleta e editar a cópia recém criada.) Se você modificar a paleta, os resultados do seu trabalho serão salvos automaticamente quando você sair do GIMP.
O Editor de paletas só é acessível a partir do diálogo de paletas. Você pode acessá-lo com um clique-duplo em uma paleta, ou pressionando o botão (“Editar paleta”) na parte de baixo do diálogo, ou escolhendo “Editar paleta” do menu de contexto das “Paletas”.
O editor de Paletas é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.
Se você clicar em uma caixa de cor, a cor de frente do GIMP passará a ser aquela: você pode ver isso na área de cores da Caixa de ferramentas (se ela estiver configurada para ser visível). A cor de fundo será configurada se você mantiver a tecla Ctrl pressionada ao clicar.
Se a paleta for uma paleta personalizada, um duplo-clique em uma cor não só seleciona a cor de frente, mas também abre um editor de cores que permite que você modifique a entrada de paleta selecionada.
Clicar com o botão direito na área da paleta abre o menu de contexto do editor de Paletas. Suas funções são as mesmas que existem nos botões na parte de baixo do diálogo.
Abaixo da área de paleta, do lado esquerdo, aparece uma área de entrada de texto que exibe o nome da cor selecionada, (ou “Sem título” se ela não possui uma). Esta informação não tem nenhuma diferença funcional para a cor, e é apresentada apenas como auxílio de memória.
À direita do nome da cor, há uma entrada que permite que você configure o número de colunas usado para exibir a paleta. Isso afeta somente a exibição da paleta, não seu funcionamento. Se o valor for colocado em 0, um número padrão será usado.
Na parte inferior do diálogo há alguns botões, que na sua maioria correspondem as entradas do menu de contexto do editor de Paletas, que é acessível clicando-se com o botão da direita na área da paleta. Esses são os botões:
Esse botão faz a paleta ser salva imediatamente na sua pasta pessoal de Paletas (palettes
). Ela seria salva automaticamente ao sair do GIMP, de qualquer forma, mas você pode querer usar esse botão se estiver preocupado que o GIMP possa travar, ou se quiser usar o arquivo de paleta em outro programa.
Essa operação não foi implementada
Faz aparecer um diálogo em que a cor pode ser alterada. Se a paleta estiver numa pasta que você não possa modificar, esse botão estará insensível. Veja abaixo;
Para maiores informações sobre esse botão, veja abaixo
Para maiores informações sobre esse botão, veja abaixo.
Para maiores informações sobre esse botão, por favor veja abaixo
Para maiores informações sobre esse botão, veja abaixo
Para maiores informações sobre esse botão, veja abaixo
O menu de contexto do editor de Paletas pode ser acessado com um clique do botão direito na área de cores do Editor de paletas, ou escolhendo-se a primeira entrada no menu de Guias. As operações que estão disponíveis correspondem aos botões que estão na parte inferior do diálogo.
“Edit Color” brings up a color editor that allows you to modify the color of the selected palette entry. If the palette is one that you are not allowed to edit (that is, one supplied by GIMP when it is installed), then the menu entry will be insensitive.
Esses comandos criam uma nova entrada na paleta, usando ou a cor de Frente do GIMP (que aparece na Caixa de ferramentas), ou a cor de Fundo atual. Note que você também pode arrastar diretamente as cores tanto da Caixa de ferramentas, como a partir do Editor de cores para a paleta. Esse método é muito mais produtivo se você quer criar uma paleta com várias cores diferentes.
“Remover cor”: Remove a cor selecionada da paleta. Se a paleta é uma que você não puder editar, este comando estará desabilitado.
“Diminuir” reduz a altura das entradas de cor na visualização da paleta.
“Aumentar” aumenta a altura das entradas de cor na visualização da paleta.
“Ver todas” ajusta o tamanho vertical das entradas de cor de forma que toda a paleta caiba na área destinada a visualização.
Quando esta opção está habilitada (padrão), você pode editar uma outra paleta clicando no diálogo de “Paletas”.