2.2. Janela de Imagem

GIMP user interface is available in two modes: single-window mode (default), and multi-windows mode that you can get unchecking the Windows>Single-Window Mode option.

Quando você inicia o GIMP sem qualquer imagem aberta, a janela de imagem pode parecer estar ausente no modo de janela única, enquanto que, no modo multi janela, existe uma janela de imagem, mesmo que nenhuma imagem esteja aberta.

Vamos começar com uma breve descrição dos componentes que estão presentes por padrão em uma janela de imagem comum. Alguns dos componentes podem ser removidos usando os comandos no menu Visualizar.

Figura 3.5. A janela de imagem no modo de multi Janelas

A janela de imagem no modo de multi Janelas

Figura 3.6. A área da imagem no modo de Janela única

A área da imagem no modo de Janela única

[Nota] Nota

Apesar de existir o modo de janela única, vamos utilizar a expressão janela de imagem para designar a área da imagem.

  1. Title Bar: The Title Bar in an image window without an image displays GNU Image Manipulating Program. An image window with an image displays the image name and its specifications in the title bar according to the settings in Preference Dialog. The Title Bar is provided by the operating system, not by GIMP, so its appearance is likely to vary with the operating system, window manager, and/or theme.

    Se você abriu uma imagem que não era um xcf, o nome que aparece é (importada), e seu nome original aparece na barra de estado, na parte inferior da janela de imagem.

    Quando uma imagem é modificada, aparece um asterisco em frente do título.

  2. Menu de Imagem: Logo abaixo da barra de título aparece a barra de Menu (a menos que tenha sido suprimida). O Menu de Imagem fornece acesso a quase todas as operações que você pode executar em uma imagem. Você também pode clicar com o botão direito do mouse sobre uma imagem para exibir um menu de imagem flutuante, [1], ou clicar com o botão esquerdo mesmo, na seta no canto superior esquerdo, logo acima da régua, chamado Botão de menu, descrito logo abaixo. Muitos comandos de menu também estão associados com atalhos de teclado, como mostrado no menu. Você pode definir seus próprios atalhos personalizados para ações do menu, se você ativar Utilizar atalhos de teclado dinâmico na caixa de diálogo Preferências.

  3. Botão de menu: Clique no botão de menu para exibir o menu de imagem em uma coluna, (essencial no modo de tela cheia). Se você gosta de usar atalhos de teclado, use Shift+F10 para abrir o menu.

  4. Régua: No layout padrão, as réguas são mostradas acima e à esquerda da imagem. Use as réguas para determinar as coordenadas dentro da imagem. A unidade padrão para as réguas é pixels, use as configurações descritas abaixo para usar uma outra unidade.

    One of the most important uses of rulers is to create guides. Click and drag a ruler into the image to create a guide. A guide is a line that helps you accurately position things—or verify that another line is truly horizontal or vertical. Using the Move tool, you can click and drag a guide. Drag a guide out of the image to delete it; you can always drag another guide into the image. You can even use multiple guides at the same time.

    Na área da régua, o ponteiro do mouse é marcado com duas pequenas setas apontando verticalmente e horizontalmente.

  5. Alternar Máscara rápida: O pequeno botão no canto inferior esquerdo da imagemliga e desliga o modo de Máscara rápida. Quando a máscara rápida é ligada, o botão é destacado em vermelho. Veja Máscara rápida para mais detalhes sobre esta ferramenta muito útil.

  6. Coordenadas do ponteiro: Quando o ponteiro (cursor do mouse, se você estiver usando um mouse) está dentro dos limites da imagem, a área retangular no canto inferior esquerdo da janela exibe as coordenadas atuais do ponteiro. As unidades são as mesmas que para as réguas.

  7. Menu de unidades: Use o Menu de unidades para alterar as unidades utilizadas para as réguas e vários outros fins. A unidade padrão é pixels, mas você pode rapidamente mudar para centimetros (cm), polegadas, ou várias outras possibilidades usando este menu. Note que a definição de Um ponto por pixel no menu Visualizar afeta a forma como a exibição é dimensionada: Um ponto por pixel para mais informações.

  8. Botão de zoom: Há várias maneiras de visualizar a imagem aumentada ou diminuida, mas o botão de zoom é talvez o mais simples. Você pode inserir um nível de zoom diretamente na caixa de texto para ter um controle preciso.

  9. Area de estado: A área de estado está na parte inferior da janela da imagem. Por padrão, a área de estado exibe o nome original do arquivo, e a quantidade de memória do sistema usado pela imagem. Por favor, use EditarPreferênciasJanelas de imagemTítulo & estado para personalizar as informações exibidas na área de estado. Durante operações demoradas, a área de estado mostra a operação funcionando temporariamente e quanto já foi completada.

    [Nota] Nota

    Note que a memória usada pela imagem é muito diferente do tamanho do arquivo de imagem. Por exemplo, uma imagem .PNG de 70Kb pode ocupar 246Kb de memória RAM quando exibida. Há duas razões principais, para a diferença no uso de memória. Primeiro, um Arquivo .PNG é um formato comprimido, e a imagem é reconstituída em memória RAM em forma descompactada. Segundo, o GIMP usa memória extra, e cópias da imagem, para possibilitar as ações de Desfazer

  10. Botão cancelar: Durante operações complexas e demoradas, geralmente um plug-in, um botão Cancelar aparece no canto inferior direito da janela temporariamente. Se for necessário, use esse botão para interromper a operação.

    [Nota] Nota

    Alguns plug-ins respondem mal ao serem cancelados, às vezes deixando partes corrompidas de imagens para trás.

  11. Botão de Navegação:Este é um botão em forma de uma pequena cruz no canto inferior direito da tela de imagem. Clique e segure (não solte o botão do mouse) sobre controle de navegação para exibir a Visualização de navegação. A Visualização de navegação mostra uma miniatura da imagem com a área Exibida na janela principal delineada. Use a visualização de Navegação para deslocar-se rapidamente para uma parte diferente da imagem: basta mover o mouse, mantendo o botão pressionado. Essa Visualização de navegação é muitas vezes a maneira mais conveniente para navegar rapidamente em uma imagem muito grande que tenha apenas uma pequena parte apresentada na janela. (Veja Diálogo de navegação para outras formas de acessar a janela de navegação). Se o seu mouse tem um botão do meio, você também pode clicar e arrastar com ele diretamente na imagem para deslocar a área exibida.

  12. Área de preenchimento inativa: Quando as dimensões da imagem são menores do que a janela de imagem, esta área preenchimento separa a visualização da imagem dos outros elementos da janela, então você é capaz de distinguir oque é o que. Você não pode aplicar quaisquer filtros ou operações na área inativa.

  13. Exibição da imagem: A parte mais importante da janela de imagem, é claro, a visualização da imagem ou tela de pintura. Ocupa a área central da janela, rodeada por uma linha pontilhada amarela mostrando o limite da imagem, de encontro a um fundo cinzento neutro. Você pode mudar o nível de zoom de exibição da imagem de várias formas, incluindo o controle de de Zoom descrito abaixo.

  14. Controle de redimensionamento da janela> Sem ligar este recurso, se você mudar o tamanho da janela da imagem, clicando e arrastando as bordas da mesma, o tamanho da imagem e o nível de zoom não mudam. Se você deixar a janela maior, por exemplo, então você vai ver uma área maior da imagem. Se este botão estiver pressionado, no entanto, o fator de zoom da imagem mudaquando a janela é redimensionada , de modo que a mesma parte da imagem é exibida antes e depois da janela mudar de tamanho.

[Dica] Dica

Arraste e solte uma imagem de um navegador de arquivos no diálogo Caixa de Ferramentas para abrir a imagem em sua própria janela (ou guia, no modo de janela única).

Arrastar um arquivo de imagem para o diálogo de Camadas adiciona a imagem como uma nova camada.

O tamanho da imagem e o tamanho da janela de imagem podem ser diferentes. Você pode fazer a imagem se ajustar à janela, e vice-versa, através de dois atalhos de teclado:



[1] Users with an Apple Macintosh and a one button mouse can use Ctrl+Mouse Button instead.