10. Degradês

Figura 7.23. Alguns exemplos de degradês do GIMP

Alguns exemplos de degradês do GIMP

Degradês de frente para o fundo: FG para BG (RGB); Full saturation spectrum; (espectro completo com saturação máxima)total; Nauseating headache (Dor de cabeça nauseante); Browns (marrons); Four bars (Quatro barras)


A gradient is a set of colors arranged in a linear order. The most basic use of gradients is by the Gradient tool, sometimes known as gradient fill tool: it works by filling the selection with colors from a gradient. You have many options to choose from for controlling the way the gradient colors are arranged within the selection. There are also other important ways to use gradients, including:

Pintando com um degradê

Cada ferramenta de pintura do GIMP da a opção de usar as cores de um degradê. Isso permite que você crie pinceladas que mudam de cor conforme vai pintando.

O filtro Mapear com degradê

Este filtro está no menu Cores, e permite a você colorir uma imagem, usando a intensidade de cor de cada ponto para selecionar a cor correspondente do degradê ativo (a intensidade 0, preto, é substituída pela cor mais a esquerda do degradê, progressivamente até que a intensidade 255, branca, substituída pela cor mais à direita do degradê. Veja Seção 8.38, “Mapear com degradê” para mais informações.

Quando você instala o GIMP, ele vem com um grande número de degradês interessantes, e você pode adicionar novos que criar ou baixar de outras fontes. Você pode acessar o conjunto completo de degradês disponíveis usando o diálogo Degradês, um diálogo de encaixe que você pode ativar quando necessário, ou manter aberto como guia em um encaixe. O Degradê atual usado na maioria dos degradês de operações relacionadas, é mostrado na área Pincel/Textura/Degradê da caixa de ferramentas (se a visualização desta área estiver ligada nas Preferências) . Clicar no símbolo de degrade na Caixa de Ferramentas é uma forma alternativa de fazer aparecer o o diálogo de Degradês.

Many quickly examples of working with gradient (for more information see Gradient Tool):

Algumas coisas úteis para saber sobre degradês do GIMP:

Os degradês que são fornecidos com o GIMP são armazenados em uma pasta gradients do sistema. Por padrão, os degradês que você cria são armazenados em uma pasta chamada gradients em seu diretório pessoal do GIMP. Todos os arquivos de degradê (terminando com a extensão .ggr) encontrados em uma destas pastas, serãocarregados automaticamente quando você iniciar GIMP. Você pode adicionar mais diretórios ao caminho de pesquisa de degradês, se você quiser, na guia Degradês das Pastas, no diálogo de Preferências.

Desde o GIMP 2.2 é possível carregar arquivos de degradê no formato SVG, usado por muitos programas gráficos vetoriais. Para fazer o GIMP carregar um arquivo de degradê de um SVG, tudo que você precisa fazer é colocá-lo na pasta gradients do seu diretório pessoal do GIMP, ou qualquer outra pasta no seu caminho de busca de degradês.

[Dica] Dica

Você pode encontrar um grande número de degradês SVG interessante na web, em especial a Openclipart na tag "gradients" [OPENCLIPART-GRADIENT]. Você não será capaz de ver como esses degradês são menos que o seu navegador suporte SVG, mas isso não vai impedi-lo de baixa-los.