6.5. Ruído RGB

6.5.1. Visão-geral

Figura 17.132. Exemplo de aplicação do filtro Ruído RGB

Exemplo de aplicação do filtro Ruído RGB

Imagem original

Exemplo de aplicação do filtro Ruído RGB

Filtro Ruído RGB aplicado


O filtro de ruído RGB adiciona um ruído com uma distribuição normal na camada ou seleção ativa. Esse filtro usa o modo de cor RGB para produzir o ruído (é adicionado ruído aos canais vermelho, verde e azul de cada pixel). Uma distribuição normal significa que apenas um leve ruído será adicionado na maioria de pixels na área afetada, enquanto que um número menor de pixels sera afetado por valores maiores. (Se você aplicar este filtro em uma imagem preenchida exclusivamente com uma cor cinza sólida e depois observar o histograma, então você verá a clássica curva em forma de sino da distribuição gaussiana.)

O resultado é um ruído de aparência muito natural.

Este filtro não funciona com imagens indexadas.

6.5.2. Ativar o filtro

You can find this filter through FiltersNoiseRGB Noise….

6.5.3. Opções

Figura 17.133. Opções do filtro Ruído RGB

Opções do filtro Ruído RGB

Pré-visualização

A opção de pré-visualização mostra as alterações que serão feitas antes de serem efetivamente aplicadas à imagem.

Ruído correlacionado

O ruído pode ser criado de forma aditiva (sem estar correlacionado) ou multiplicado (correlacionado - também conhecido como ruído salpicado, speckle noise em inglês). Quando a opção está marcada, o valor de cada canal é multiplicado por um valor de ruído gerado pela distribuição normal. Nesse caso, o ruído depende dos valores originais dos canais de cor de cada pixel: valores maiores (pixels mais claros) ficam com mais ruído, enquanto que cores escuras (que possuem valores pequenos) tendem a permanecer escuras.

RGB independente

Quando esta opção está marcada, você pode mover cada marcador de cor RGB separadamente. Caso contrário, os marcadores R, G e B se moverão juntos. O mesmo nível de ruído será adicionado a todos os canais de cada pixel, então a tonalidade dos pixels não mudará muito.

Vermelho, Verde, Azul, Alfa

Estes marcadores e as caixas de entrada adjacentes permitem selecionar o nível de ruído (0.00 - 1.00) em cada canal. O marcador referente ao canal Alfa só estará presente caso a camada ativa tenha este canal. Em caso de imagens em tons de cinza, um marcador chamado Cinza será mostrado no lugar dos marcadores de cores.

O valor marcado nos marcadores determina o desvio padrão na distribuição normal do ruído aplicado. O desvio padrão utilizado é metade do valor definido aqui (onde 1 é a distância entre o menor e o maior valor possível em um canal).