6.6. Mancha

6.6.1. Visão-geral

Figura 17.134. Exemplo de aplicação do filtro Mancha

Exemplo de aplicação do filtro Mancha

Imagem original

Exemplo de aplicação do filtro Mancha

Filtro Mancha aplicado


O filtro de mancha produz um efeito parecido ao de derreter uma imagem; se um pixel for manchado, então existe 80% de chance ele ser substituído pelo valor de um pixel que está diretamente acima dele; caso isso não aconteça, então um dos dois pixels do lado esquerdo ou direito daquele será o usado. Todos ou apenas alguns pixels da camada ou seleção ativa serão afetados, o percentual de pixels afetados é determinado pela opção Randomização (%).

6.6.2. Ativar o filtro

You can find this filter through FiltersNoiseSlur….

6.6.3. Opções

Figura 17.135. Opções do filtro de Mancha

Opções do filtro de Mancha

Semente aleatória

Isso controla a aleatoriedade do efeito de mancha. Se o mesmo número de semente aleatória for usado numa mesma situação, então o efeito produzido será igual. Um número diferente de semente aleatória produz efeitos diferentes. O número de semente aleatória pode ser escolhido manualmente ou gerado aleatoriamente através do botão Nova semente.

Quando a opção Randomizar está marcada, então a semente aleatória não pode ser escolhida manualmente e será escolhido uma semente aleatória cada vez que o filtro for executado. Se a opção não está marcada, então o filtro guardará o último valor de semente aleatória usado.

Randomização (%)

O seletor representa a porcentagem de pixels da camada ou seleção ativa que serão manchados. Quando maior o valor, mais pixels serão manchados, mas por conta da forma como o filtro funciona, este efeito é mais notável se o seletor estiver no meio, algo como em 50%. Experimente só e veja o resultado!

Repetir

Este controle representa o número de vezes que o filtro será aplicado. Quanto maior o valor, mais manchada fica a imagem, com as cores se movendo a uma distância maior.