2.3. Exportando imagens com transparência

A duas formas distintas usadas pelos formatos de arquivo de imagem para guardar a informação de áreas transparentes da imagem: transparência simples binária, e transparência com alfa. Transparência binária simples é suportada no formato GIF: uma cor, da paleta de cores, é marcada como sendo a cor da transparência. Transparência com alfa é suportada no formato PNG. Nesse caso, a informação de transparência é guardada num canal separado, o canal Alfa. Imagens PNG no modo indexado, no entanto, serão salvas com transparência simples binária.

[Nota] Nota

O formato GIF é usado raramente, por que o PNG suporta quase todas as características do GIF, com algumas coisas a mais (por exemplo, transparência alfa) — e os arquivos PNG, desde que no modo indexado, ficam menores. Entretanto, o formato GIF é bastante usado para animações.

Procedimento 6.1. Criando uma imagem com áreas transparentes (Transparência alfa)

  1. Primeiro, usaremos a mesma imagem que nos tutoriais anteriores, Wilber, o mascote do GIMP.

    Figura 6.9. A imagem do Wilber aberta no modo RGBA

    A imagem do Wilber aberta no modo RGBA

  2. Para exportar uma imagem com transparência alfa, você precisa ter um canal alfa. Para verificar se sua imagem tem um canal alfa, vá até o Diálogo de canais e verifique se existe uma entrada Alfa, além das de Vermelho, Verde e Azul. Se não for o caso, use a opção adicionar um canal alfa: no menu de camada clique em Camada+TransparênciaAdicionar canal alfa. (Se sua imagem tiver mais de uma camada, isso deve ser feito em todas as camadas que não tiverem um canal alfa. Em geral, isso só ocorre na camada de baixo)

  3. O arquivo XCF original contém camadas de fundo que você pode remover. O GIMP vem por padrão com filtros que permitem criar degradês. Veja em Filtros+Sombra e luz. O único limite é sua imaginação. Para mostrar as possibilidades com a transparência alfa mostramos um brilho suave no fundo, ao redor do Wilber.

  4. Depois de que você editar a imagem você pode exporta-la no formato PNG. (Lembre-se sempre de salvar a imagem no formato XCF se você quiser voltar a editar a imagem em camadas separadas)

Figura 6.10. A imagem do Wilber com transparência

A imagem do Wilber com transparência

O xadrez de meio tom que aparece na camada de fundo, enquanto você está no GIMP, representa a região que será transparente na imagem exportada.