4.4. Diálogo de modelos

Figura 15.69. O diálogo de modelos

O diálogo de modelos

Os modelos são modelos para um formato de imagem a ser criado. O GIMP lhe fornece vários modelos e permite que você crie os seus próprios. Quando você cria uma nova imagem, você pode ver a lista de modelos disponíveis, mas você não pode gerencia-la. O diálogo de Modelos permite que você gerencie todos os modelos.

4.4.1. Ativando o diálogo

O diálogo de Modelos é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para maisinformações sobre como gerenciá-lo

Você pode acessa-lo:

  • Do menu da janela de imagens em JanelasDiálogos de encaixeModelos.

  • Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando Adicionar abaModelos.

4.4.2. Usando o diálogo de modelos

Você pode selecionar um modelo clicando em seu ícone. Clicar com o botão da direita faz aparecer um menu local que oferece as mesmas opções que existem nos botões na parte de baixo do diálogo.

4.4.2.1. Modo de Grade/Lista

No menu de Guia para o diálogo de Modelos, você pode escolher entre Ver como grade e Ver como lista. No modo de grade, os modelos aparecem em um arranjo regular de ícones, muitos dos quais são idênticos (você pode alterar o ícone para um dado modelo, veja mais adiante). Apenas o nome do modelo selecionado é exibido. No modo de Lista, eles são alinhados um abaixo do outro; os ícones são os mesmos, mas os nomes de todos são exibidos.

Nesse menu de guia, a opção de Tamanho da pré-visualização permite que você altere o tamanho dos ícones.

[Dica] Dica

Para maiores informações sobre o modo de visão em lista, consulte Visualizar como lista; Visualizar como grade.

4.4.2.2. Botões na parte de baixo

Os botões na parte de baixo do diálogo permitem que você trabalhe com os modelos de várias formas:

Criar uma nova imagem a partir do modelo selecionado

Clicar nesse cria automaticamente uma nova imagem com as configurações do modelo selecionado.

Criar um novo modelo

Clicar nesse botão faz abrir o diálogo de Novo modelo, que veremos abaixo.

Duplica o modelo selecionado

Clicar nesse botão abre o diálogo de Editar modelo, que veremos agora.

Edita este modelo

Clicar nesse botão faz aparecer o diálogo de Editar modelo.

Remove este modelo

Adivinha o que faz?

[Dica] Dica

Todos os modelos ficam registrados em um arquivo templaterc na sua pasta de arquivos pessoais do GIMP. Se você desejar restaurar algum modelo que tenha apagado sem querer, você pode editar esse arquivo com um editor de texto, e copiar, ou colocar no final do mesmo, entradas copiadas direto do arquivo mestre templaterc, na pasta de sistema do GIMP, em geral em etc/gimp/2.0.

4.4.3. Editar modelo

Figura 15.70. O diálogo de Editar modelo

O diálogo de Editar modelo

Este diálogo permite que você configure as especificações do modelo selecionado

Você pode acessa-lo clicando no botão de Editar modelo na parte de baixo do diálogo.

Opções

Nome

Nessa caixa de texto, você pode modificar o nome que será exibido para o modelo.

Ícone

Ao clicar nesse ícone, você verá uma lista de ícones. Você pode escolher um deles para ilustrar o nome selecionado para o modelo.

Tamanho da imagem

Aqui você pode configurar a largura e a altura da nova imagem. As unidades padrão são pixels, mas você pode escolher qualquer outra unidade que desejar, usando o menu ao lado. Se fizer isso, perceba que o tamanho em pixels da imagem será determinado pela resolução X e Y (que você pode alterar nas Opções avançadas).

[Nota] Nota

Tenha em mente que todos os pixels de uma imagem são armazenados na memória. Se você está criando imagens de tamanho grande com uma alta densidade de pixels, o GIMP vai levar mais tempo para cada função que você aplicar na imagem. (E há o risco de faltar memória)

Botões de Retrato/Paisagem

Esses botões trocam entre o modo retrato e paisagem. Na prática, o seu efeito é trocar os valores de Largura e Altura de forma que o maior valor fique na largura no modo paisagem e vice-versa. Se as resoluções X e Y forem diferentes (nas opções avançadas), então aqueles valores também são trocados. A direita, o tamanho da imagem, sua resolução, e espaço de cor são exibidos.

Opções avançadas

Figura 15.71. O diálogo de Editar de modelo com as opções avançadas expandidas.

O diálogo de Editar de modelo com as opções avançadas expandidas.


Essas opções serão de interesse para usuários de um nível mais avançado, ou para quando se escolhe uma unidade diferente de Pixels no tamanho da imagem.

Resolução X e Y

Se você escolheu uma unidade diferente de pixels para o tamanho da imagem, o valor que você colocar aqui, será multiplicado pelo tamanho da resultando no tamanho total em pixels da mesma. Caso contrário, esses valores só tem importância para impressão - uma vez que determinam o tamanho que a imagem terá no papel. Eles também podem afetar o tamanho de exibição da imagem com um fator de zoom de 100% se a opção de Um ponto por pixel estiver desligada no menu de Visualizar. Nesse caso, o GIMP tentará exibir a imagem na tela no mesmo tamanho que ela teria impressa, levando em conta as dimensões e a resolução da imagem. Essa visualização pode não ficar num tamanho bom, a não ser que o monitor tenha sido calibrado. Você pode fazer isso quando o GIMP é instalado, ou a qualquer momento na guia de Exibição do diálogo de Preferências.

Espaço de cor

Você pode criar a nova imagem ou como RGB ou como uma imagem em Tons de cinza. Você não pode criar imagem diretamente no modo indexado desta forma. Mas claro que nada impede que você converta a imagem para o modo indexado uma que ela tenha sido criada.

Preencher com

Você tem quatro opções para preenchimento da inicial da imagem, que afetara a camada de fundo:

  • Cor de frente, como exibida na Caixa de ferramentas

  • Cor de fundo, como exibida na caixa de ferramentas.

  • Branco, usado com maior frequência

  • Transparente, se essa opção for escolhida, a camada de fundo da nova imagem será criada com um canal alfa. Senão, um canal alfa deve ser adicionado manualmente se for desejado.

Comentário

Você pode escrever um comentário descritivo aqui. O texto será anexado à imagem como um parasita, e será salvo com a imagem e persistido inclusive em alguns formatos de exportação (mas não todos).