O diálogo de histórico mostra a lista de documentos (imagens) que você abriu no GIMP, tanto nessa sessão, quanto nos usos anteriores. É mais completo que a lista que você vê no submenu de “Abrir recente”.
O diálogo de “Histórico de documentos” é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.
Você pode acessa-lo:
Do menu da janela de imagens em
→ → .Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando
→ .Do menu da janela de imagens em
→ → .A barra de rolagem permite que você navegue por todas as imagens que você já abriu antes.
No menu de Guia para o diálogo de “Histórico de documentos”, você pode escolher entre e . No modo de grade, você ve ícones ou miniaturas das imagens já abertas em um arranjo regularde miniaturas. Apenas o nome do arquivo da imagem selecionada é exibido. No modo de Lista, elas são alinhadas uma abaixo da outra,e o nome de cada arquivo, bem como suas dimensões em pixels, são exibidos.
Dica | |
---|---|
Ctrl+F abre uma caixa para pesquisas por nome. Para maiores informações sobre o modo de lista, veja Visualizar como lista; Visualizar como grade. |
Use o botão de Abrir a entrada selecionada ou o comando de do menu de contexto do diálogo para abrir a imagem selecionada. Com a tecla Shift pressionada, se a referência é a uma imagem salva no formato .XCF que já esteja aberta no GIMP, ela é colocada por cima das outras imagens (ou sua guia é selecionada, no modo de janela única). Se a miniatura corresponde a um arquivo exportada para outro formato, no entanto, ele é aberto em uma nova janela/guia de imagem, mesmo que a original esteja aberta no GIMP.
Use o botão de Remover a entrada selecionada ou a opção de no menu de contexto do diálogo para excluir uma imagem da lista do Histórico. A imagem também será removida da lista de imagens abertas recentemente, do menu “Arquivo”, mas o arquivo com a imagem no disco não é removido - ele fica intacto: só a referência a ele no histórico é apagada.
Use o botão de Limpar todo o histórico ou a opção do menu de contexto do diálogo para remover todos os arquivos do histórico.
Use o botão de Atualizar a pré-visualização ou a entrada do menu de contexto do diálogo para atualizar a pré-visualização caso a imagem tenha mudado, ou não tenha uma pré-visualização ainda (nesse caso, o GIMP mostra um ícone padrão nesse diálogo, e não a miniatura da imagem). Com a tecla Shift pressionada, o botão recria todas as pré-visualizações. Com a tecla Ctrl pressionada, as pré-visualizações que correspondem a arquivos que não podem mais ser encontrados no disco são removidas.