Por favor, veja Seção 5, “ Vetores ” se você não souber o que é um vetor.
O diálogo de “Vetores” é usado para gerenciar vetores, permitindo que você crie novos vetores, remova-os, salve-os, converta-os para seleções, transforme seleções em vetores e assim por diante.
O diálogo de “Vetores” é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.
Você pode acessa-lo:
Do menu da janela de imagens em
→ → .Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando
→ .No menu de janelas independentes que existe se pelo menos um diálogo estiver aberto, sem estar acoplado à janela principal do GIMP no modo de janela única.Nesse caso, se já houver um diálogo de “Vetores”aberto, você pode traze-lo para cima das outras janelas clicando diretamente em → .
, há uma lista deCada vetor pertence a uma imagem: vetores são componentes das images assim como as camadas. O diálogo de Vetores exibe uma lista de todos os vetores pertencentes à imagem ativa. Se você mudar a imagem ativa, uma nova lista de vetores será exibida. Se o diálogo de vetores estiver embutido em uma janela de encaixe de “Camadas, Canais e Vetores”, você poderá ver o nome da imagem ativa acima do diálogo. (Senão, se não estiver no modo de janela única, você poderá marcar a opção “Exibir seleção da imagem” do menu de guia.)
Se você está familiarizado com o diálogo de camadas, você vai encontrar muitas semelhanças com o diálogo de Vetores: eles são muito parecidos. Ele exibe uma lista de todos os vetores que existem na imagem, com quatro itens para cada vetor:
Um íconde de “olho aberto” se o vetor for visível, ou um espaço em branco se não for. “Visível”, no caso, significa que o vetor é exibido na tela de pintura na forma de uma linha. Isso não colore pixels na imagem, nem será visível se a imagem for exportada para qualquer tipo de arquivo que não for um XCF: o contorno do vetor é exibido somente dentro do GIMP, como se fosse uma guia, ou o tracejado de uma seleção. Clicar no símbolo de olho liga e desliga a visibilidade de um vetor.
Um símbolo de “corrente” é mostrado a direita do espaço para o símbolo de olho, se o vetor estiver vinculado para transformações. Se não, essa área fica em branco. “Vinculado para transformação” significa que ele faz parte do conjunto de itens (vetores, camadas, etc...) que será afetado em conjunto por qualquer aplicação de uma ferramenta de transformação (Redimensionar, rotacionar, etc...) ou de movimento. Clicar no espaço reservado para a corrente vincula ou desvincula o vetor respectivo aos outros itens marcados com a corrente.
Um pequeno ícone exibindo o traçado de um vetor. Se você clicar nesse ícone e arrastá-lo para uma imagem, isso criará uma cópia desse vetor naquela imagem.
O nome do vetor, que deve ser único na imagem. Clicar duas vezes no nome permite que você o edite (pressione “enter” após editar). Se o nome que você criou já existe, um número será adicionado ( por exemplo “#1”), para garantir que o nome continue único.
Se a lista não for vazia, sempre haverá um vetor que será o vetor ativo. Ele será o alvo de qualquer operação feita através do menu do diálogo ou os botões na parte de baixo. O vetor ativo é exibido em destaque na lista. Clicar em qualquer outro vetor, vai fazer dele o novo vetor ativo.
Clicar com o botão da direita na lista faz aparecer o Menu de vetores. Você também pode acessar o menu de vetores a partir do menu de Guias do diálogo.
Todos os botões na parte de baixo do diálogo de vetores tem uma correspondência com operações no menu de vetores, mas alguns deles tem opções extras que são ativadas quando se segura teclas modificadoras pressionadas ao clicar no botão.
Veja Novo vetor. Se você mantiver a teclaShift pressionada, surgirá um diálogo onde o nome do novo vetor poderá ser editado.
Veja Subir vetor
Veja Abaixar vetor
Veja Duplicar vetor
Converte o vetor em uma seleção; veja Vetor para seleção para uma explicação completa. Você pode usar as teclas modificadoras ao clicar no botão para alterar a forma como a nova seleção vai interagir com a seleção já existente:
Modificadores | Ação |
---|---|
Nenhuma | Substitui a seleção existente |
Shift | Adiciona à seleção |
Ctrl | Subtrai da seleção atual |
Shift+Ctrl | Faz intersecção com a seleção existente. |
Clicar neste botão com a tecla Shift pressionada faz aparecer o diálogo de Opções avançadas, que provavelmente só é útil para desenvolvedores do GIMP.
Veja Contornar vetor
Remover vetor remove o vetor selecionado.
O menu de vetores pode ser acessado clicando-se com o botão direito no diálogo de Vetores, ou escolhendo-se a entrada de cima (“Menu de vetores”) do menu de guias do diálogo de vetores. Esse menu dá acesso a maioria das operações que envolve vetores.
A opção Ferramenta de vetores é uma forma alterativa de ativar a ferramenta de Vetores, que é usada para criar e manipular vetores. Ela também pode ser ativada a partir da caixa de ferramentas, ou com o uso do atalho de teclado B (de Bézier).
A opção Editar atributos de vetor faz aparecer um pequeno diálogo que permite que você altere o nome de um vetor. Também é possível fazer isso com um clique-duplo direto sobre o nome do vetor na lista do diálogo de Vetores.
Novo vetor cria um novo vetor, adiciona-o a lista do diálogo de vetores e torna o mesmo o vetor ativo da imagem. A opção faz aparecer um diálogo que permite que você dê um nome ao novo vetor. O novo vetor é criado sem nenhum ponto de controle, de forma que você deve usar a ferramenta de Vetores para criar alguns pontos nele antes que você possa usar o vetor para qualquer outra coisa.
Subir vetor move o vetor uma posição para cima na lista do diálogo de Vetores. Essa posição na lista, ao contrário do que acontece na lista de camadas, não tem nenhum significado funcional: é apenas uma conveniência para lhe ajudar a manter as coisas organizadas, em imagens com vários vetores.
Abaixar vetor move o vetor uma posição para baixo na lista. Também apenas como uma forma de manter os vetores organizados.
“Duplicar vetor” cria uma cópia do vetor ativo, e dá a mesma um nome único, tornando essa cópia o vetor ativo da imagem. A cópia será visível se o vetor original era visível.
Remover vetor remove o vetor selecionado.
A opção Combinar vetores visíveis torna todos os vetores que estão visíveis na imagem (isto é, todos os que tem o ícone de “olho aberto”), e os transforma em componentes de um único vetor. Isso pode ser conveniente se você deseja contornar a todos com as mesmas opções, etc.
Esses comandos convertem o vetor ativo em uma seleção, e então o combinam com a seleção existente da forma que foi especificada (“Vetor para seleção” descarta a seleção existente e coloca a seleção criada a partir do vetor em seu lugar). Se for necessário, quaisquer componentes abertos do vetor serão tratados como se estivessem fechados com uma linha reta ligando o último pondo de âncora ao primeiro. As “formigas marchantes” da seleção flutuante devem acompanhar bem de perto o vetor, mas não espere que a correspondência seja perfeita.
Esta operação pode ser acessada de várias formas diferentes:
Do menu da janela de imagens, como
→Do menu do diálogo de Vetores, como
.Do botão de Seleção para vetor , na parte de baixo do diálogo de Vetores.
Seleção para vetor cria um novo vetor a partir da seleção existente na imagem. Na maioria dos casos, o vetor resultante irá acompanhar de perto as “formigas marchantes” da seleção, mas a correspondência em geral é imperfeita.
A conversão de uma máscara de seleção bi-dimensional em um caminho de vetor que é uma curva de uma única dimensão envolve alguns algoritmos bem complicados: você pode alterar a forma como isso é feito usando as Opções avançadas, que podem ser acessadas segurando-se a tecla Shift ao se pressionar o botão de Seleção para vetor , na parte de baixo do diálogo de vetores. Isso faz aparecer o diálogo de opções avançadas que deixa você configurar 20 diferentes opções e variáveis, todas com nomes obscuros (até a versão 2.8 do GIMP, esse diálogo sequer é traduzido para outras línguas além do inglês). Os algoritmos avançados estão lá realmente com a intenção de serem usados somente por desenvolvedores e ajuda para os mesmos estão além do escopo desta documentação. Em geral a opção de Seleção para vetor vai fazer o que você espera que ela faça, e você não presisa se preocupar com como ela faz isso (a não ser que você queira, claro).
Esta operação pode ser acessada de várias formas diferentes:
A partir do menu da janela de imagens, como
→A partir do menu do diálogo de vetores, como
A partir do botão de Contornar vetor na parte de baixo do diálogo de vetores.
A partir do botão Contornar vetor nas opções de ferramenta da ferramenta de Vetores;
“Contornar vetor” renderiza o vetor ativo na camada selecionada da imagem, permitindo que se use uma grande variedade de estilos de linha e de contorno. Consulte a seção de Contornar para maiores informações.
Copiar vetor copia o vetor ativo para a área de transferência de vetores, permitindo que você o cole em uma imagem diferente.
Dica | |
---|---|
Você também pode copiar e colar um arquivo arrastando o seu ícone da lista no diálogo de Vetor até uma outra janela de imagem. |
Nota | |
---|---|
Quando você cola um vetor em uma imagem, ele não fica visível. Você tem que torna-lo visível no diálogo de vetores. |
Colar vetor cria um novo vetor a partir do conteúdo da área de transferência de vetores, e o adiciona a lista de vetores da imagem, tornando-o o vetor ativo. Se nenhum vetor foi copiado para a área de transferência, esta opção estará inativa.
Importar vetor cria um novo vetor a partir de um arquivo SVG: faz aparecer um diálogo de escolha de arquios que permite que você navegue até o arquivo desejado. Veja a seção de Vetores para maiores informações sobre arquivos SVG e como eles se relacionam com vetores do GIMP.
Exportar vetor permite que você salve um vetor para um arquivo: faz aparecer um diálogo de seleção de arquivos que permite que você especifique o nome e lugar do novo arquivo. Mais tarde, você poderá adicionar esse vetor a qualquer imagem do GIMP usando o comando Importar vetor. O formato usado para salvar vetores é o SVG, o que significa que programas de edição vetorial tais como o Inkscape também serão capazes de importar os vetores que você salvar. Veja a seção sobre Vetores para maiores informações sobre arquivos SVG e como eles se relacionam com vetores do GIMP.