Os diálogos seguintes permitem com que você controle e manipule as estruturas da imagem, tais como camadas, canais, ou vetores.
O diálogo de “Camadas” é a principal interface para editar, modificar e gerenciar suas camadas. Você pode pensar nas camadas como se fosse uma pilha de transparências, ou várias roupas, uma por cima da outra, no seu corpo. Ao usar camadas, você pode construir uma imagem de várias partes conceituais, cada parte podendo ser manipulada sem afetar nenhuma outra parte da imagem. Camadas são empilhadas umas em cima das outras. A camada de baixo é o fundo da imagem, e os componentes mais a frente ficam em camadas acima dela.
O diálogo de “Camadas” é um diálogo de encaixe; verifique a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.
Você pode acessa-lo:
Do menu da janela de imagens em
→ → .Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando
→ .Do atalho de teclado padrão Ctrl+L
No menu de janelas independentes que existe se pelo menos um diálogo estiver aberto, sem estar acoplado à janela principal do GIMP no modo de janela única. Nesse caso, se já houver um diálogo de “Camadas”aberto, você pode traze-lo para cima das outras janelas clicando diretamente em → .
, há uma lista deCada camada aparece no diálogo na forma de uma miniatura. Quando uma imagem tem múltiplas camadas como componentes, elas aparecem como uma lista. A camada que está no algo da lista é a primeira que é visível, e a mais embaixo é a última visível, atrás de todas. Acima da lista, pode-se ver características relacionadas a cada camada individual - elas são atualizadas para mostrar as propriedades da camada selecionada. Abaixo da lista, há botões de controle para a lista de camadas. Um clique com om o botão direito na miniatura de uma camada abre o menu de contexto de Camadas
Todas as camadas são exibidas na lista junto com seus atributos:
Na frente da miniatura há um ícone mostrando um olho. Ao clicar no olho, você diz se aquela camada está visível ou não. (Clicar segurando Shift no olho faz com que todas as outras camadas fiquem escondidas)
Um outro ícone, mostrando uma corrente, permite que você agrupe camadas para operações que afetem mais de uma camada de uma vez (por exemplo, com a ferramenta Mover)
O conteúdo da camada é representado numa miniatura. Se você mantiver o botão esquerdo pressionado por um instante nessa miniatura, ela aparecerá maior. Quando a camada está ativa, a miniatura tem uma borda branca. Senão, ela tem uma borda preta. Essa borda tem apenas um pixel de largura e pode ser difícil de perceber a princípio. Se a camada tem uma máscara, a miniatura do elemento ativo — seja a camada ou a máscara, fica com a borda branca.
O principal atributo é o nome da camada. Você pode editá-lo com um clique duplo no nome da camada (e pressionando Enter depois de faze-lo). Você também pode usar o diálogo de “Editar atributos da camada”, que surge quando você dá um clique-duplo na miniatura (ou miniatura da máscara), ou clicando com o botão da direita na camada e selecionando “Editar atributos da camada” no menu de contexto.
Nota | |
---|---|
No caso de uma camada usada para animação (GIF ou MNG), o nome da camada pode ser usado para especificar alguns parâmetros: Nome da camada (atraso em ms) (modo de combinação). Por exemplo, “Quadro-1 (100 ms) (replace)”. O atraso determina o tempo em milissegundos durante o qual essa camada fica visível na animação. O modo de combinação determina se a camada vai subsitituir a que está por baixo “(replace)” ou se será exibida por cima da mesma, que então pode ser usada como um tipo de cenário (modo “(combine)”). |
Acima da lista de camadas é possível especificar algumas propriedades para a camada ativa. A camada ativa normalmente é exibida em destaque na lista, com fundo azul. As propriedades são: “Modo da camada”, “Opacidade”, “Travar pixels” e “Travar canal alfa”.
O modo de camada determina como a camada interage com as demais. A partir dessa lista, você pode acessar todos os modos de camada disponíveis no GIMP. Os modos de camada estão descritos em detalhes em Seção 2, “Modos de Camada”.
Ao mover o controle deslizante, você pode dar mais ou menos transparência para a camada. Com um valor de opacidade 0, a camada se torna transparente e completamente invisível. Não confunda isso com a máscara de camadas, que permite que se atribua valores de transparência para cada pixel, nem com a visibilidade da camada, que liga ou desliga a camada como um todo, nem com valores de transparência no canal alfa.
Você tem duas possibilidades:
Travar pixels: quando esta opção está ativa, você não pode modificar nenhum pixel da camada. Isso pode ser desejável para proteger uma camada de mudanças indesejadas.
Travar canal alfa: se você selecionar esta opção, as áreas transparentes da camada serão mantidas, em todas as operações feitas na mesma. Até mesmo se você selecionar a opção de Preencher áreas transparentes na ferramenta de Preenchimento (baldinho de tinta).
Dica | |
---|---|
Se um nome de camada no diálogo de camadas estiver em negrito, então essa camada não tem um canal Alfa. |
Abaixo da lista de camadas, há uma série de botões que permite a você realizar algumas operações básicas com a lista de camadas.
Aqui você pode criar uma nova camada. Ao clicar, abre-se um diálogo onde você pode determinar o Nome da camada, talvez modificar a Largura e a Altura, que por padrão deixam a camada do tamanho da imagem, e escolher o Tipo de preenchimento da camada.
Aqui você pode mover a camada um nível para cima na lista. Pressione a tecla Shift ao a pertar o botão para mover a camada para o topo da lista ou grupo.
Neste botão, você pode mover a camada um nível para baixo na lista. Pressione a tecla Shift ao apertar o botão para movê-la para o fundo da lista ou grupo.
Dica | |
---|---|
Pode ser que uma camada não tenha canal alfa, nesse caso, você ficará impedido de ter áreas transparentes na mesma. Se for o caso, adicione um canal alfa acionando o menu de contexto das camadas e escolhendo a opção Adicionar canal alfa. |
Aqui você pode criar uma cópia da camada ativa. O nome da nova camada fica com o texto “cópia de” antes do nome da camada original.
Quando a camada ativa é uma seleção flutuante (também chamada de camada temporária), representada por este ícone , esse botão pode ancorar seu conteúdo na camada que estava ativa antes da criação da camada temporária.
Aqui você pode remover a camada ativa
Outras funções sobre tamanho da camada estão disponíveis no menu de contexto de Camadas que você obtém ao clicar com o botão da direita no diálogo de camadas. Você também pode encontrar essas opções no menu Camada da janela de imagens.
Você pode encontrar opções de combinar camadas tanto no meu de contexto, como no menu Camada da janela de imagem.
Clique e segure o botão pressionado sobre uma miniatura de camada: ele aparece em tamanho aumentado, e você pode arrastá-lo movendo o mouse.
Então você pode soltar essa camada em algum outro ponto na lista de camadas, ou mesmo dentro de um grupo.
Você também pode arrastar a camada até a caixa de Ferramentas: será criada uma nova imagem que contém apenas a camada arrastada.
E finalmente, você pode arrastar a camada até uma outra imagem: essa camada será adicionada como uma camada a lista de camadas da outra imagem, acima das camadas existentes.
Uma máscara de transparência pode ser adicionada a cada camada. Ela é chamada de Máscara de camada. Uma máscara de camada tem o mesmo tamanho e o mesmo número de pixels que a camada à qual ela está associada. Cada pixel da máscara corresponde a um pixel na mesma localização na camada. A máscara é um conjunto de pixels em tons de cinza, com um valor de 0 a 255 (até o GIMP 2.8). Os pixels com valor de 0 aparecem como pretos na máscara, e resultam em transparência completa para o pixel associado ao mesmo, na camada. Os pixels com valor 255 aparecem como brancos e resultam em total opacidade ao pixel correspondente na camada. A transparência dada pela máscara é aplicada além da transparência devida ao canal alfa da camada em si - ou seja, um pixel na camada que tenha 50% de transparência no canal alfa, se tiver um pixel com valor 128 (50%) na máscara, terá 75% de transparência no total.
Para criar uma máscara de camada, clique com o botão da direita numa camada para chamar o menu de contexto e selecione a opção Adicionar máscara de camada. Aparecerá um diálogo que permite que você inicialize o conteúdo da máscara:
Branca (opacidade total): A máscara aparece como branca no diálogo de camadas. Portanto, todos os pixels na camada são visíveis, uma vez que a cor branca na máscara deixa os pixels totalmente visíveis. Você agora poderá pintar a máscara com preto para tornar as partes desejadas transparentes.
Preta (transparência total): A máscara aparece como preta no diálogo de camadas.. Logo, a camada é completamente transparente, uma vez que pintar a cor preta na máscara deixa os pixels transparentes. Ao pintar essa máscara com partes brancas, ou mais claras, as áreas correspondentes se tornarão visíveis.
O canal alfa da camada: a máscara é inicializada com uma cópia do conteúdo do canal alfa da camada. Se a camada contiver áreas transparentes, essas serão copiadas como áreas em preto na máscara. O canal alfa é preservado, então o resultado imediato dessa operação torna a camada mais transparente nas áreas translúcidas.
Transfere o canal alfa da camada: Faz o mesmo que a operação anterior, no entanto, redefine o canal alfa da camada para opacidade completa. Desse modo, a transparência total da camada não é alterada, em nenhuma área.
Seleção: a máscara é inicializada de acordo com os valores dos pixel encontrados na seleção. (Lembre-se de que a seleção no GIMP também é representada internamente por um objeto desenhável em tons de cinza, assim como a máscara)
Cópia em tons de cinza da camada: a máscara é inicializada a partir dos valores dos pixels na camada. (Ou seja: todas as áreas que não forem completamente claras ficam translucidas, áreas pretas ficam transparentes)
Canal: a máscara da camada é inicializada com o conteúdo de um canal de máscara que você tenha criado previamente, acessível na imagem a partir do diálogo de canais.
Inverter máscaras: essa caixa permite que você crie a máscara invertida: isso é, o que deveria ser branco fica preto, e vice-versa, independente da fonte de dados para os pixels da máscara.
Quando a máscara é criada, ela aparece como uma miniatura a direita da miniatura de camada (no diálogo de Camadas). Ao clicar na miniatura da máscara, ou na miniatura da camada, você ativa o objeto correspondente. O item ativo tem uma borda branca, de apenas um pixel de largura (é difícil de ver, e mais difícil ainda em volta de uma máscara branca). Qual dos dois está ativo é algo muito importante - sempre mantenha o diálogo de camadas visível ao trabalhar com máscaras, por que não é possível saber, olhando só a tela de pintura, qual elemento está ativo.
Ao se pressionar Alt (ou Ctrl+Alt) e clicar na miniatura da máscara aciona-se o comando Exibir máscara da camada: a borda da máscara se torna verde, a visualização de todas as camadas da imagem é desabilitada, e somente a máscara é visível na tela de pintura, como um objeto desenhável em preto e branco. Se você segurar apenas Ctrl, a borda se torna vermelha, e o resultado é equivalente ao comando Desabilitar máscara da camada. Para retornar ao normal, basta repetir o clique, com as mesmas teclas pressionadas. Essas opções existem para facilitar o trabalho com máscaras.