A interface do usuário do GIMP está disponível em dois modos: modo multi-janelas (padrão), e o modo de janela única (opcional, através de
→ . Mas, se você sair do GIMP com esta opção ativada, oGIMP será aberto no modo de janela única na próxima vez).No modo de janela única, nenhuma nova janela é adicionada: imagens e diálogos são adicionados nas guias. Por favor, veja Modo de janela única.
Quando você inicia o GIMP sem qualquer imagem aberta, a janela de imagem pode parecer estar ausente no modo de janela única, enquanto que, no modo multi janela, existe uma janela de imagem, mesmo que nenhuma imagem esteja aberta.
Vamos começar com uma breve descrição dos componentes que estão presentes por padrão em uma janela de imagem comum. Alguns dos componentes podem ser removidos usando os comandos no menu Visualizar.
Nota | |
---|---|
Apesar de existir o modo de janela única, vamos utilizar a expressão “janela de imagem” para designar a “área da imagem”. |
Barra de Título: A barra de título em uma janela de imagem sem uma imagem exibe “GNU Image Manipulating Program”. Uma janela de imagem com uma imagem exibe o nome da imagem e as suas especificações na barra de título de acordo com as configurações no Diálogo de preferências. A barra de título é fornecida pelo sistema operacional, e não pelo GIMP, desta forma sua aparência é pode variar com o sistema operacional, gerenciador de janelas e/ou tema — em sistemas Linux, esta barra de título normalmente tem um botão para exibir a janela de imagem em todas as suas áreas de trabalho. Você também tem esse botão na janela da caixa de ferramentas e janela das camadas.
Se você abriu uma imagem que não era um xcf
, o nome que aparece é “(importada)”, e seu nome original aparece na barra de estado, na parte inferior da janela de imagem.
Quando uma imagem é modificada, aparece um asterisco em frente do título.
Menu de Imagem: Logo abaixo da barra de título aparece a barra de Menu (a menos que tenha sido suprimida). O Menu de Imagem fornece acesso a quase todas as operações que você pode executar em uma imagem. Você também pode clicar com o botão direito do mouse sobre uma imagem para exibir um menu de imagem flutuante, [1], ou clicar com o botão esquerdo mesmo, na “seta” no canto superior esquerdo, logo acima da régua, chamado Botão de menu, descrito logo abaixo. Muitos comandos de menu também estão associados com atalhos de teclado, como mostrado no menu. Você pode definir seus próprios atalhos personalizados para ações do menu, se você ativar Utilizar atalhos de teclado dinâmico na caixa de diálogo “Preferências”.
Botão de menu: Clique no botão de menu para exibir o menu de imagem em uma coluna, (essencial no modo de tela cheia). Se você gosta de usar atalhos de teclado, use Shift+F10 para abrir o menu.
Régua: No layout padrão, as réguas são mostradas acima e à esquerda da imagem. Use as réguas para determinar as coordenadas dentro da imagem. A unidade padrão para as réguas é pixels, use as configurações descritas abaixo para usar uma outra unidade.
Uma das utilizações mais importantes das réguas é criar guias. Clique e arraste de uma régua para a imagem para criar uma guia. Uma guia é uma linha que ajuda você a posicionar ou verificar a posição de elementos com precisão, ou verificar que alguma coisa desenhada ou posicionada na imagem está verdadeiramente na horizontal ou na vertical.Clique e arraste uma guia para movê-la. Arraste uma guia para fora da imagem para excluí-la. Você sempre pode arrastar uma outro guia para a imagem. Você pode até usar várias guias ao mesmo tempo.
Na área da régua, o ponteiro do mouse é marcado com duas pequenas setas apontando verticalmente e horizontalmente.
Alternar Máscara rápida: O pequeno botão no canto inferior esquerdo da imagemliga e desliga o modo de Máscara rápida. Quando a máscara rápida é ligada, o botão é destacado em vermelho. Veja Máscara rápida para mais detalhes sobre esta ferramenta muito útil.
Coordenadas do ponteiro: Quando o ponteiro (cursor do mouse, se você estiver usando um mouse) está dentro dos limites da imagem, a área retangular no canto inferior esquerdo da janela exibe as coordenadas atuais do ponteiro. As unidades são as mesmas que para as réguas.
Menu de unidades: Use o Menu de unidades para alterar as unidades utilizadas para as réguas e vários outros fins. A unidade padrão é pixels, mas você pode rapidamente mudar para centimetros (cm), polegadas, ou várias outras possibilidades usando este menu. Note que a definição de “Um ponto por pixel” no menu afeta a forma como a exibição é dimensionada: Um ponto por pixel para mais informações.
Botão de zoom: Há várias maneiras de visualizar a imagem aumentada ou diminuida, mas o botão de zoom é talvez o mais simples. Você pode inserir um nível de zoom diretamente na caixa de texto para ter um controle preciso.
Area de estado: A área de estado está na parte inferior da janela da imagem. Por padrão, a área de estado exibe o nome original do arquivo, e a quantidade de memória do sistema usado pela imagem. Por favor, use → → → para personalizar as informações exibidas na área de estado. Durante operações demoradas, a área de estado mostra a operação funcionando temporariamente e quanto já foi completada.
Nota | |
---|---|
Note que a memória usada pela imagem é muito diferente do tamanho do arquivo de imagem. Por exemplo, uma imagem .PNG de 70Kb pode ocupar 246Kb de memória RAM quando exibida. Há duas razões principais, para a diferença no uso de memória. Primeiro, um Arquivo .PNG é um formato comprimido, e a imagem é reconstituída em memória RAM em forma descompactada. Segundo, o GIMP usa memória extra, e cópias da imagem, para possibilitar as ações de “Desfazer” |
Botão cancelar: Durante operações complexas e demoradas, geralmente um plug-in, um botão Cancelar aparece no canto inferior direito da janela temporariamente. Se for necessário, use esse botão para interromper a operação.
Nota | |
---|---|
Alguns plug-ins respondem mal ao serem cancelados, às vezes deixando partes corrompidas de imagens para trás. |
Botão de Navegação:Este é um botão em forma de uma pequena cruz no canto inferior direito da tela de imagem. Clique e segure (não solte o botão do mouse) sobre controle de navegação para exibir a “Visualização de navegação”. A Visualização de navegação mostra uma miniatura da imagem com a área Exibida na janela principal delineada. Use a visualização de Navegação para deslocar-se rapidamente para uma parte diferente da imagem: basta mover o mouse, mantendo o botão pressionado. Essa Visualização de navegação é muitas vezes a maneira mais conveniente para navegar rapidamente em uma imagem muito grande que tenha apenas uma pequena parte apresentada na janela. (Veja Diálogo de navegação para outras formas de acessar a janela de navegação). Se o seu mouse tem um botão do meio, você também pode clicar e arrastar com ele diretamente na imagem para deslocar a área exibida.
Área de preenchimento inativa: Quando as dimensões da imagem são menores do que a janela de imagem, esta área preenchimento separa a visualização da imagem dos outros elementos da janela, então você é capaz de distinguir oque é o que. Você não pode aplicar quaisquer filtros ou operações na área inativa.
Exibição da imagem: A parte mais importante da janela de imagem, é claro, a visualização da imagem ou “tela de pintura”. Ocupa a área central da janela, rodeada por uma linha pontilhada amarela mostrando o limite da imagem, de encontro a um fundo cinzento neutro. Você pode mudar o nível de zoom de exibição da imagem de várias formas, incluindo o controle de de Zoom descrito abaixo.
Controle de redimensionamento da janela> Sem ligar este recurso, se você mudar o tamanho da janela da imagem, clicando e arrastando as bordas da mesma, o tamanho da imagem e o nível de zoom não mudam. Se você deixar a janela maior, por exemplo, então você vai ver uma área maior da imagem. Se este botão estiver pressionado, no entanto, o fator de zoom da imagem mudaquando a janela é redimensionada , de modo que a mesma parte da imagem é exibida antes e depois da janela mudar de tamanho.
Dica | |
---|---|
Arraste e solte uma imagem de um navegador de arquivos no diálogo Caixa de Ferramentas para abrir a imagem em sua própria janela (ou guia, no modo de janela única). Arrastar um arquivo de imagem para o diálogo de Camadas adiciona a imagem como uma nova camada. |
O tamanho da imagem e o tamanho da janela de imagem podem ser diferentes. Você pode fazer a imagem se ajustar à janela, e vice-versa, através de dois atalhos de teclado:
Ctrl+J: este comando mantém o nível de zoom, e adapta o tamanho da janela ao tamanho da imagem. O comando “Visualizar->Arrumar janela” faz o mesmo.
Ctrl+Shift+J: este comando modifica o nível de zoom aplicado à imagem exibida na janela.