2.6. Diálogo de navegação

Figura 15.21. Diálogo de navegação

Diálogo de navegação

O diálogo de navegação foi criado para oferecer uma forma fácil de se mover dentro da imagem se o fator de zoom for maior do que a janela de imagem pode exibir. Se for o caso, um retângulo de cor invertida aparecerá nesse diálogo, mostrando a localização da área de visualização atual dentro da imagem como um todo.

Para alterar a região de visualização:

2.6.1. Ativando o diálogo

O diálogo de Navegação é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.

Você pode acessa-lo:

  • Do menu da janela de imagens em JanelasDiálogos de encaixeNavegação.

  • Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando Adicionar abaNavegação.

  • Do menu da janela de imagens em VisualizarJanela de navegação

  • Você pode acessar essa funcionalidade mais rapidamente (mas sem as funções de zoom), clicando no ícone no canto inferior direito da janela de imagens, a direita da barra de rolagem horizontal:

2.6.2. Usando o diálogo de navegação

O controle deslizante

Ele permite o controle fácil do nível de zoom da imagem, de forma mais precisa que com o comando de Zoom. Esse controle também pode ser movido com a rodinha do mouse se o ponteiro estiver sobre o controle deslizante, ou, pressionado-se a tecla Ctrl em conjunto com o uso da rodinha do mouse quando o ponteiro estiver na área retângular.

Os botões

Diminuir zoom, Aumentar zoom e Zoom 1:1 são auto-explicativos.

Ajusta o fator de zoom de forma que a imagem caiba por inteiro na janela

A taxa de zoom é ajustada de forma que a imagem toda se torna visível na janela, do tamanho que ela está.

Ajusta o fator de zoom de forma que toda a janela seja utilizada

O tamanho da imagem e o fator de zoom são ajustados de forma que a imagem seja mostrada sem margens sobrando, e com ou sua altura, ou sua largura, ocupando toda a extensão da janela.

Reduz o tamanho da janela para o tamanho da imagem

Redimensiona o tamanho da janela de imagem de formata permitir que a imagem serja mostrada por inteiro, com o fator de zoom atual. Este comando também está disponível como uma opção de menu.Veja os detalhes em Seção 5.5, “Arrumar janela”