2. Janelas principais

A interface de usuário GIMP está agora disponível em dois modos:

Quando você abrir o GIMP pela primeira vez, abre-se o modo de janela múltiplas por padrão. Você pode ativar o modo de janela única através deJanelas>Modo de janela única) na barra de menu de imagem. Ao sair do GIMP com essa opção ativada, o GIMP será iniciado no modo de janela único da próxima vez.

Modo Multi Janela

Figura 3.2. Um tela capturada ilustrando o modo multi-janela.

Um tela capturada ilustrando o modo multi-janela.

A imagem acima mostra o arranjo mais básico das janelas doGIMP que podem ser utilizados de forma eficaz.

Você pode notar dois painéis, esquerdo e direito, e uma janela de imagem no meio. A segunda imagem está parcialmente mascarada. O painel esquerdo contém as caixas de diálogo Caixa de ferramentas e Opções de ferramentas juntas. O painel da direita contém os diálogos de Camadas, Canais, Caminhos, e Histórico do Desfazer em um encaixável de múltiplas abas (guias), e os diálogos de Pincéis, Texturas e Degradês juntos em outro encaixável logo abaixo. Você pode mover os painéis na tela. Você também pode esconde-los usando a tecla TAB.

  1. A Caixa de ferramentas principal: Contém um conjunto de botões de ícones usados para selecionar as ferramentas. Por padrão, ela também contém as cores de Frente e de Fundo. Você pode adicionar informações dePinceis, Texturas e Degradê e o Ícone de imagem ativa, se desejar. Use EditarPreferenciasCaixa de ferramentas para habilitar ou desabilitar os itens extras.

  2. Opções de ferramentas: Encaixada abaixo da Caixa de ferramentas principal está o diálogo Opções de ferramentas, mostrando opções para a ferramenta atualmente selecionada (neste caso, a ferramenta Mover).

  3. Janela de Imagem: Cada imagem aberta no GIMP é exibida em uma janela separada. Muitas imagens podem ser abertas ao mesmo tempo, e isso é limitado apenas pelos recursos do sistema. Antes que você possa fazer qualquer coisa útil no GIMP, você precisa ter pelo menos uma janela de imagem aberta. A janela de imagem mantém o menu dos comandos principais do GIMP (Arquivo, Editar, Selecionar ...), que você também pode obter clicando com o botão direito na janela.

    Uma imagem pode ser maior do que a janela de imagem. Nesse caso, GIMP exibe a imagem em um nível de zoom reduzido, o que permite ver a imagem completa na janela da imagem. Se você mudar para o nível de zoom de 100%, as barras de rolagem aparecem, o que lhe permite deslocar a imagem para ver todas as partes.

  4. O encaixe de Camadas, Canais, Caminhos, e Histórico do Desfazer — note que os diálogos no encaixe são guias (abas). A guia de Camadas está aberta: ela mostra a estrutura de camadas da imagem que está ativa, e permite que seja manipulada de varias maneiras. É possível fazer algumas coisas muito básicas sem usar o diálogo de Camadas, mas mesmo usuáriosmoderadamente sofisticados do GIMP acham indispensável ter o diálogo de Camadas disponível o tempo todo.

  5. Pincéis/Texturas/Degradês: O encaixe abaixo do diálogo de camada exibe os diálogos (nas guias ou abas) para o gerenciamento dos pincéis, texturas de degradês.

O gerenciamento de diálogos e encaixes é descrito em Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe”.

Modo de janela única

Figura 3.3. Uma fotografia ilustrando o modo de janela única

Uma fotografia ilustrando o modo de janela única

Você vê os mesmos elementos, com diferenças em como foram arranjados:

  • Left and right panels are fixed; you can't move them. But you can decrease or increase their width by dragging the moving pointer that appears when the mouse pointer overflies the right border of the left pane. If you want to keep the left pane narrow, please use the slider at the bottom of the tool options to pan across the options display.

    If you reduce the width of a multi-tab dock, there may be not enough place for all tabs;then arrow-heads appear allowing you to scroll through tabs.

    Como no modo multi-janelas, você pode esconder e mostrar esses painéis usando a teclaTAB.

  • A janela de imagem ocupa todo o espaço entre ambos os painéis.

    When several images are open, a new bar appears above the image window, with a tab for every image. You can navigate between images by clicking on tabs or either using Ctrl+Page Up or Page Down or Alt+Number. Number is tab number; you must use the number keys of the upper line of your keyboard, not that of keypad (Alt-shift necessary for some national keyboards).

Esta é uma configuração mínima. Há mais de uma dúzia de outros tipos de caixas de diálogo utilizadas pelo GIMP para vários fins, mas os usuários normalmente as abrem quando precisam delas e as fecha quando acabaram de usar. Usuários experientes geralmente mantém a Caixa de ferramentas (com as opções de ferramentas) e o diálogo de Camadas abertos o tempo todo. A Caixa de ferramentas é essencial para muitas operações do GIMP. A seção Opções de ferramentas é, na verdade, um diálogo separado, mostrado encaixado na Caixa de ferramentas principal nesta captura de tela, usuários experientes quase sempre a deixam configurada dessa forma: é muito difícil usar as ferramentas de forma eficaz, sem de ver como suas opções estão definidas - se ela for fechada, no entanto, um clique-duplo sobre o ícone de qualquer ferramenta na Caixa de ferramentas, abre de novo a caixa de Opções. A caixa de diálogo de Camadas entra em jogo quando você trabalha com uma imagem com várias camadas: depois de experimentar além dos estágios mais básicos do GIMP, isso significa quase sempre. E é claro que ajuda se você estiver vendo as imagens que você está editando na tela; se você fechar a janela de imagem antes de salvar o seu trabalho, o GIMP irá perguntar se você realmente deseja fechar a imagem;

[Nota] Nota

Se você perder o seu layout doGIMP, é fácil recuperar seu arranjo, usando o comando JanelasEncaixe recentemente fechados; o comando do menu Janelas está disponível enquanto a janela está aberta. Para adicionar, fechar ou destacar uma aba de um encaixe, clique no canto superior direito de um diálogo. Isso abre o menu de abas. Selecione Adicionar aba, Fechar aba, ou Desacoplar aba.

As seções a seguir instruem você sobre os princípios básicos dos componentes de cada uma das janelas mostradas nessa tela, explicando o que são e como eles funcionam. Uma vez que você as leia, e também a seção que descreve a estrutura básica das imagens no GIMP, você deverá ter aprendido o suficiente para usar o GIMP para realizar várias tarefas simples com imagens. Você poderá então olhar o restante do manual com calma (ou apenas ir experimentando) para conhecer o número quase ilimitado de coisas mais sutis e especializadas que são possíveis. Divirta-se!

2.1. A caixa de ferramentas

Figura 3.4. Imagem da caixa de ferramentas

Imagem da caixa de ferramentas

A caixa de ferramentas é o coração do GIMP. Aqui segue uma breve descrição sobre o que você encontrará nela.

[Dica] Dica

Na caixa de ferramentas, como na maior parte do GIMP, mover o mouse sobre um elemento e deixando o parado por um momento, faz surgir uma dica que descreve o aquele item. Teclas de atalho também são frequentemente mostradas nessa dica. Em muitos casos, você pode passar o mouse sobre um item e pressionar a tecla F1 para obter ajuda sobre o elemento que está sob o mouse.

Por padrão, apenas os ícones de cores de Frente/Fundo estão visíveis. Você pode adicionar Ícones de Pincel/Textura/Degradê e ícone de Imagem Ativa através de EditarPreferênciasCaixa de Ferramentas:Configuração das ferramentas.

  1. Ícones de ferramenta: Estes ícones são botões que ativam ferramentas para uma grande variedade de propósitos: selecionar partes de imagens, pintar uma imagem, transformar uma imagem, etc. Seção 1, “A Caixa de ferramentas” oferece uma visão geral de como trabalhar com as ferramentas, e cada ferramenta é descrita de forma sistemática no Capítulo Ferramentas.

  2. Cores de Frente/Fundo: - As áreas de cor aqui mostram as cores de frente e de fundo do GIMP, que são usadas em muitas operações. Clicando em qualquer uma delas aparece um diálogo de seleção de cores que possibilita mudar para uma cor diferente. Clicar sobre a seta de duas pontas troca as duas cores, e clicar no pequeno símbolo na ponta inferior esquerda das cores redefine as mesmas para preto e branco.

  3. Brush/Pattern/Gradient: The symbols here show you GIMP's current selections for: the Paintbrush, used by all tools that allow you to paint on the image (painting includes operations like erasing and smudging, by the way); for the Pattern, which is used in filling selected areas of an image; and for the Gradient, which comes into play whenever an operation requires a smoothly varying range of colors. Clicking on any of these symbols brings up a dialog window that allows you to change it.

  4. Imagem Ativa: No GIMP, você pode trabalhar com várias imagens de uma só vez, mas num determinado momento, apenas uma imagem é a imagem ativa. Aqui você encontra uma pequena representação icônica da imagem ativa. Clique no ícone para exibir um diálogo com uma lista das imagens abertas no momento, clique em uma imagem na caixa de diálogo para torná-la ativa. Normalmente você pode você clicar em uma janela de imagem no modo multi-janelas, ou numa guia de imagem no modo janela única, para torná-la a imagem ativa.

    Você pode arrastar para um gerenciador de arquivos XDS para salvar a imagem. XDS é uma sigla para Direct X Save Protocol: um recurso adicional para a janela de interface do usuário do sistema gráfico X para sistemas operacionais do tipo Unix.

[Nota] Nota

Em cada inicialização, o GIMP seleciona uma ferramenta (o pincel), uma cor, um pincel e uma textura por padrão, sempre os mesmos. Se você quiser que o GIMP selecione a última ferramenta, a cor, o pincel e a textura que você estava usando quando saiu de sua última sessão do GIMP, marque a opção Salvar as configurações de dispositivos de entrada ao sair em Preferências/dispositivos de Entrada.

[Dica] Dica

A janela Caixa de Ferramentas exibe os olhos do Wilber na parte superior da caixa de diálogo. Você pode se livrar dos olhos do Wilber adicionando a seguinte linha ao seu arquivo gimprc: (toolbox-wilber no). Ela afeta apenas a caixa de ferramentas. Os olhos na janela Imagem só são visíveis quando você não tem uma imagem aberta.

[Dica] Dica

Arraste e solte uma imagem de um navegador de arquivos para a janela Caixa de ferramentas para abrir aquela imagem em sua própria janela ou guia.