Capítulo 8. Combinando imagens

Índice

1. Introdução a Camadas
1.1. Propriedades das Camadas
2. Modos de Camada
3. Criando novas camadas
4. Grupos de camadas

1. Introdução a Camadas

Uma boa maneira de visualizar uma imagem no GIMP é imaginá-la como uma pilha de transparências: na terminologia GIMP, cada transparência individual é chamada de camada. Não existe um limite, a princípio, do número de camadas que uma imagem pode ter: apenas a quantidade de memória disponível no sistema. Não é incomum para usuários avançados trabalhar com imagens que contêm dezenas de camadas.

A organização das camadas em uma imagem é mostrada pelo diálogo de Camadas, que é o segunda janela de diálogo mais importante do GIMP, logo depois da Caixa de Ferramentas principal. A aparência da caixa de diálogo Camadas é mostrada na figura adjacente. Como ela funciona está descrito em detalhes no Diálogo de Camadas, mas vamos tocar em alguns dos seus aspectos aqui, em relação às propriedades das camadas que ele exibe.

Cada imagem tem, em qualquer momento, um único objeto desenhável ativo. Um objeto desenhável é um conceito do GIMP que inclui camadas, mas também vários outros tipos de coisas, tais como canais, máscaras de camada e máscara de seleção. (Basicamente, um desenhável é qualquer coisa que pode ser desenhada com ferramentas de pintura). Se uma camada está ativa no momento, ela é mostrada em destaque na caixa de diálogo Camadas, e seu nome é mostrado na área de status da janela da imagem. Se não, você pode ativá-la, clicando sobre ela. Se nenhuma das camadas está em destaque, isso significa que o desenhável ativo no momento é algo diferente de uma camada.

Na barra de menu acima da janela de imagem, você pode encontrar um menu chamado Camada, contendo uma série de comandos que afetam a camada ativa da imagem. O mesmo menu pode ser acessado clicando com o botão direito no diálogo de Camadas.

1.1. Propriedades das Camadas

Cada camada em uma imagem tem alguns atributos importantes:

Nome

Cada camada tem um nome. Isto é atribuído automaticamente quando a camada é criada, mas você pode mudá-lo. Você pode mudar o nome de uma camada ou clicando duas vezes sobre ele no diálogo Camadas, ou clicando lá e, em seguida, selecionando a entrada no topo do menu em que aparece Editar atributos da camada.

Presença ou ausência de um canal Alfa

Um canal alfa codifica informações sobre quanto uma camada é transparente em cada pixel. É visível na caixa de diálogo de Canais: no canal alfa, o branco representa opacidade total, preto é a transparência total, e níveis de cinza são transparências parciais.

A camada de fundo é especial. Se você acabou de criar uma nova imagem, ainda tem apenas uma camada, que é uma camada de fundo. Se a imagem foi criada com um tipo de preenchimento opaco, essa camada não tem um canal Alpha. Se você adicionar uma nova camada, mesmo com um tipo de preenchimento opaco, um canal Alfa é automaticamente criado e isso se aplica a todas as camadas além da camada de fundo. Para se ter uma camada de fundo com transparência, você pode criar a sua nova imagem com a opção Preencher com igual aTransparência (nas opções avançadas do diálogo de nova imagem em Arquivo->Nova), ou você usa o comando Adicionar canal alfa.

Todas as outras camadas exceto a camada inferior da imagem em geral tem um canal Alpha, mas você não pode ver uma representação em tons de cinza dos valores desse canal. Veja Alpha no Glossário para obter mais informações.

Exemplo de canal Alfa. 

Figura 8.1. Exemplo de canal Alfa: Imagem básica

Exemplo de canal Alfa: Imagem básica

Esta imagem tem três camadas pintadas com 100% vermelho, verde e azul opacos. No diálogo de Canais, você pode ver que um Canal alfa foi adicionado. É todo branco, porque a imagem não é transparente, uma vez que há pelo menos uma camada 100% opaca. A camada atual é a vermelha: uma vez que ele é pintado com o vermelho puro, não há verde e nem azul e os canais correspondentes aparecem comopretos.


Figura 8.2. Exemplo de canal Alfa: Uma camada transparente

Exemplo de canal Alfa: Uma camada transparente

A parte esquerda da primeira camada foi deixada transparente (seleção retangular, Editar/Limpar). A segunda camada, verde, é visível. O canal alfa aparece ainda como branco, uma vez que existe uma camada opaca, nesta parte da imagem.


Figura 8.3. Exemplo de canal Alfa: Duas camadas transparentes

Exemplo de canal Alfa: Duas camadas transparentes

A parte esquerda da segunda camada foi tornada transparente. A terceira camada, azul, é visível através das primeira e segunda camadas. O canal alfa ainda é branco, uma vez que existe uma camada opaca, nesta parte da imagem.


Figura 8.4. Exemplo de canal Alfa: Três camadas transparentes

Exemplo de canal Alfa: Três camadas transparentes

A parte esquerda da terceira camada foi tornada transparente. O canal alfa é ainda branco e a parte esquerda da camada é branco, opaco! A camada de fundo não tem canal Alfa. Neste caso, o comando Limpar funciona como uma borracha e usa a cor de fundo da caixa de ferramentas.


Figura 8.5. Exemplo de canal Alfa: Canal Alfa adicionado ao fundo

Exemplo de canal Alfa: Canal Alfa adicionado ao fundo

Usamos o comando CamadaTransparênciaAdicionar Canal Alfa, na camada de fundo. Agora, a parte esquerda da imagem é totalmente transparente e tem a cor da página a imagem deitada. A parte esquerda da miniatura Canal Alfa está preta (transparente) na caixa de diálogo do Canal.


Tipo de Camada

O tipo de camada é determinado pelo tipo de imagem (veja a seção anterior) e a presença ou a ausência de um canal alfa. Estes são os tipos de camada possíveis:

  • RGB

  • RGBA

  • Cinza

  • CinzaA

  • Indexado

  • IndexadoA

O principal motivo pelo que isso importa é que a maioria dos filtros (no menu filtros ) só aceitam um subconjunto de tipos de camada, e aparecem acinzentados no menu se a camada ativa não tem um tipo aceitável. Muitas vezes você pode corrigir esta seja alterando o modo da imagem ou adicionando ou removendo um canal alfa.

Visibilidade

É possível remover temporariamente uma camada de uma imagem, sem destruí-la, clicando sobre o ícone de olho na caixa de diálogo Camadas. Isso é chamado de alternar a visibilidade da camada. A maioria das operações de alteração de em uma imagem trata as camadas desligadas como se eles não existissem - exceto se ele for a camada ativa, mesmo desligada.Quando você trabalha com imagens que contêm muitas camadas, com diferentes opacidades, muitas vezes você pode obter uma imagem melhor do conteúdo da camada em que deseja trabalhar pela ocultação de algumas das outras camadas.

[Dica] Dica

Se você clicar segurando Shift sobre o símbolo do olho, isso fará com que todas as outras camadas, exceto a que você clicar, fiquem ocultas.

Ligação para outras camadas

Se você clicar entre o ícone do olho e a miniatura da camada, você terá um ícone de corrente, que permite agrupar as camadas para operações em várias camadas (por exemplo, com a ferramenta Mover ou uma ferramenta de transformação).

Figura 8.6. Diálogo de Camadas

Diálogo de Camadas

Vermelho: Ligação para outras camadas. Verde: Visibilidade.


Tamanho e limites

No GIMP, os limites de uma camada não correspondem necessariamente aos limites da imagem que a contém. Quando você criar um texto, por exemplo, cada item de texto fica em sua própria camada separada, e a camada é precisamente dimensionada para conter o texto e nada mais. Além disso, quando você cria uma nova camada usando cortar-e-colar, a nova camada é grande o suficiente para conter apenas o item colado. Na janela de imagem, os limites da camada ativa no momento são mostrados contornados com uma linha preta-e-amarela tracejada.

A principal razão pela qual isso é importante é que você não pode fazer nada em uma camada fora de seus limites: você não pode agir sobre o que não existe. Se isso causar-lhe problemas, você pode alterar as dimensões da camada usando qualquer um dos vários comandos que você pode encontrar na parte inferior do menu Camada.

[Nota] Nota

A quantidade de memória que uma camada consome é determinada por suas dimensões, e não seu conteúdo. Então, se você estiver trabalhando com imagens grandes ou imagens que contêm muitas camadas, pode ter sentido deixar as camadas com o menor tamanho possível, embora em geral isso não faça diferença para o trabalho cotidiano. Se fizer, é melhor pensar em expandir a memória da sua máquina de trabalho.

Opacidade

A opacidade de uma camada determina a medida que permite que as cores das camadas abaixo dela na pilha de camadas apareçam. A opacidade varia de 0 a 100, onde 0 significa transparência completa, e 100 significa opacidade completa.

Modo

O modo de uma camada determina como as cores da camada são combinadas com as cores das camadas abaixo para a produção de um resultado visível. Este é um conceito suficientemente complexo e importante, para merecer uma seção própria, que se segue. Veja Seção 2, “Modos de Camada”.

Máscara de Camada

Além do canal alfa existe uma outra maneira de controlar a transparência de uma camada: adicionando uma máscara de camada, que é uma imagem em tons de cinza adicional associada à camada. Uma camada não tem uma máscara de camada de por padrão: ela deve ser especificamente adicionada. Máscaras de camada, e como trabalhar com elas, são descritas em mais detalhesna seção Máscara de Camada.

Configuração Travar canal alfa

Na parte superior da janela de Camadas aparece uma caixa pequena que controla a configuração da Trava para a transparência da camada (veja a figura abaixo). Se esta opção for marcada, então o canal alfa para aquela camada está bloqueado, e nenhuma manipulação que afete a transparência tem qualquer efeito sobre ela. Em particular, nada do que você faz para uma parte transparente da camada terá qualquer efeito, por exemplo: preencher a camada com uma cor sólida vai preservar a transparência.

Figura 8.7. Travar o canal alfa

Travar o canal alfa