Índice
Uma boa maneira de visualizar uma imagem no GIMP é imaginá-la como uma pilha de transparências: na terminologia GIMP, cada transparência individual é chamada de camada. Não existe um limite, a princípio, do número de camadas que uma imagem pode ter: apenas a quantidade de memória disponível no sistema. Não é incomum para usuários avançados trabalhar com imagens que contêm dezenas de camadas.
A organização das camadas em uma imagem é mostrada pelo diálogo de Camadas, que é o segunda janela de diálogo mais importante do GIMP, logo depois da Caixa de Ferramentas principal. A aparência da caixa de diálogo Camadas é mostrada na figura adjacente. Como ela funciona está descrito em detalhes no Diálogo de Camadas, mas vamos tocar em alguns dos seus aspectos aqui, em relação às propriedades das camadas que ele exibe.
Cada imagem tem, em qualquer momento, um único objeto desenhável ativo. Um objeto “desenhável” é um conceito do GIMP que inclui camadas, mas também vários outros tipos de coisas, tais como canais, máscaras de camada e máscara de seleção. (Basicamente, um “desenhável” é qualquer coisa que pode ser desenhada com ferramentas de pintura). Se uma camada está ativa no momento, ela é mostrada em destaque na caixa de diálogo Camadas, e seu nome é mostrado na área de status da janela da imagem. Se não, você pode ativá-la, clicando sobre ela. Se nenhuma das camadas está em destaque, isso significa que o desenhável ativo no momento é algo diferente de uma camada.
Na barra de menu acima da janela de imagem, você pode encontrar um menu chamado
, contendo uma série de comandos que afetam a camada ativa da imagem. O mesmo menu pode ser acessado clicando com o botão direito no diálogo de Camadas.Cada camada em uma imagem tem alguns atributos importantes:
Cada camada tem um nome. Isto é atribuído automaticamente quando a camada é criada, mas você pode mudá-lo. Você pode mudar o nome de uma camada ou clicando duas vezes sobre ele no diálogo Camadas, ou clicando lá e, em seguida, selecionando a entrada no topo do menu em que aparece
.Um canal alfa codifica informações sobre quanto uma camada é transparente em cada pixel. É visível na caixa de diálogo de “Canais”: no canal alfa, o branco representa opacidade total, preto é a transparência total, e níveis de cinza são transparências parciais.
A camada de fundo é especial. Se você acabou de criar uma nova imagem, ainda tem apenas uma camada, que é uma camada de fundo. Se a imagem foi criada com um tipo de preenchimento opaco, essa camada não tem um canal Alpha. Se você adicionar uma nova camada, mesmo com um tipo de preenchimento opaco, um canal Alfa é automaticamente criado e isso se aplica a todas as camadas além da camada de fundo. Para se ter uma camada de fundo com transparência, você pode criar a sua nova imagem com a opção “Preencher com” igual a“Transparência” (nas opções avançadas do diálogo de nova imagem em Arquivo->Nova), ou você usa o comando Adicionar canal alfa.
Todas as outras camadas exceto a camada inferior da imagem em geral tem um canal Alpha, mas você não pode ver uma representação em tons de cinza dos valores desse canal. Veja Alpha no Glossário para obter mais informações.
O tipo de camada é determinado pelo tipo de imagem (veja a seção anterior) e a presença ou a ausência de um canal alfa. Estes são os tipos de camada possíveis:
RGB
RGBA
Cinza
CinzaA
Indexado
IndexadoA
O principal motivo pelo que isso importa é que a maioria dos filtros (no menu
) só aceitam um subconjunto de tipos de camada, e aparecem acinzentados no menu se a camada ativa não tem um tipo aceitável. Muitas vezes você pode corrigir esta seja alterando o modo da imagem ou adicionando ou removendo um canal alfa.É possível remover temporariamente uma camada de uma imagem, sem destruí-la, clicando sobre o ícone de “olho” na caixa de diálogo Camadas. Isso é chamado de “alternar a visibilidade” da camada. A maioria das operações de alteração de em uma imagem trata as camadas desligadas como se eles não existissem - exceto se ele for a camada ativa, mesmo desligada.Quando você trabalha com imagens que contêm muitas camadas, com diferentes opacidades, muitas vezes você pode obter uma imagem melhor do conteúdo da camada em que deseja trabalhar pela ocultação de algumas das outras camadas.
Dica | |
---|---|
Se você clicar segurando Shift sobre o símbolo do olho, isso fará com que todas as outras camadas, exceto a que você clicar, fiquem ocultas. |
Se você clicar entre o ícone do olho e a miniatura da camada, você terá um ícone de corrente, que permite agrupar as camadas para operações em várias camadas (por exemplo, com a ferramenta Mover ou uma ferramenta de transformação).
No GIMP, os limites de uma camada não correspondem necessariamente aos limites da imagem que a contém. Quando você criar um texto, por exemplo, cada item de texto fica em sua própria camada separada, e a camada é precisamente dimensionada para conter o texto e nada mais. Além disso, quando você cria uma nova camada usando cortar-e-colar, a nova camada é grande o suficiente para conter apenas o item colado. Na janela de imagem, os limites da camada ativa no momento são mostrados contornados com uma linha preta-e-amarela tracejada.
A principal razão pela qual isso é importante é que você não pode fazer nada em uma camada fora de seus limites: você não pode agir sobre o que não existe. Se isso causar-lhe problemas, você pode alterar as dimensões da camada usando qualquer um dos vários comandos que você pode encontrar na parte inferior do menu
.Nota | |
---|---|
A quantidade de memória que uma camada consome é determinada por suas dimensões, e não seu conteúdo. Então, se você estiver trabalhando com imagens grandes ou imagens que contêm muitas camadas, pode ter sentido deixar as camadas com o menor tamanho possível, embora em geral isso não faça diferença para o trabalho cotidiano. Se fizer, é melhor pensar em expandir a memória da sua máquina de trabalho. |
A opacidade de uma camada determina a medida que permite que as cores das camadas abaixo dela na pilha de camadas apareçam. A opacidade varia de 0 a 100, onde 0 significa transparência completa, e 100 significa opacidade completa.
O modo de uma camada determina como as cores da camada são combinadas com as cores das camadas abaixo para a produção de um resultado visível. Este é um conceito suficientemente complexo e importante, para merecer uma seção própria, que se segue. Veja Seção 2, “Modos de Camada”.
Além do canal alfa existe uma outra maneira de controlar a transparência de uma camada: adicionando uma máscara de camada, que é uma imagem em tons de cinza adicional associada à camada. Uma camada não tem uma máscara de camada de por padrão: ela deve ser especificamente adicionada. Máscaras de camada, e como trabalhar com elas, são descritas em mais detalhesna seção Máscara de Camada.
Na parte superior da janela de Camadas aparece uma caixa pequena que controla a configuração da “Trava” para a transparência da camada (veja a figura abaixo). Se esta opção for marcada, então o canal alfa para aquela camada está bloqueado, e nenhuma manipulação que afete a transparência tem qualquer efeito sobre ela. Em particular, nada do que você faz para uma parte transparente da camada terá qualquer efeito, por exemplo: preencher a camada com uma cor sólida vai preservar a transparência.