Ok, aconteceu: você está travado. Você está tentando usar uma das ferramentas em uma imagem, mas nada acontece, e nada do que você faz parece mudar isso. Seus punhos começam a se cerrar, e seu rosto começa a ficar quente. Será que você terá que matar o programa e perder todo o seu trabalho? Isso é horrível!
Bem, espere um minuto: isso acontece com frequência, mesmo pessoas que já usam o GIMP há bastante tempo, e geralmente a causa não é tão difícil de ser descoberta (e arrumada), se você souber onde olhar. Vamos nos acalmar, e acompanhar uma lista de itens para checar, que provavelmente vai lhe deixar GIMPando feliz da vida novamente.
Como saber: se há uma seleção flutuante, muitas ações se tornam impossíveis até que a seleção flutuante seja ancorada. Para verificar, veja o diálogo de camadas (certifique-se de que são as camadas da imagem em que você está trabalhando) e veja se a camada do topo é chamada de “Seleção flutuante”.
Como resolver: Ou ancore a seleção flutuante, ou converta-a em uma camada ordinária (não flutuante). Se precisar de ajuda para fazer isso, veja Seleções flutuantes
Como saber: Se esse é o problema, é possível que só de ler isso talvez já tenha feito você se dar conta, mas é melhor explicar em todo caso: algumas vezes o pisca-pisca que acompanha as linhas de seleção são chatas, por que torna difícil ver detalhes importantes da imagem. Por isso o GIMP oferece a opção de esconder a seleção, bastante desmarcar a opção no menu . No entanto, é fácil de esquecer que você fez isso.
Como resolver: Se ler tudo isso não fez você se lembrar de nada, provavelmente esse não é o problema. e se for, você sabe como arruma-lo, uma vez que isso não acontece se você não disser explicitamente ao GIMP para fazer isso (também pode ter acontecido de você ter acionado a tecla de atalho para esconder a seleção, sem querer). Então: é só ir até no menu da janela de imagem, e se ela estiver desmarcada, ligue-a.
Como resolver: Se ao fazer isso você destruiu uma seleção que gostaria de manter, aperte Ctrl+Z (desfazer) algumas vezes até restaura-la, e então vamos descobrir qual é o problema. Há algumas possibilidades. Se você não pode ver nenhuma seleção, pode ser que houvesse uma bem pequenininha, ou mesmo uma que não contivesse nenhum pixel. Se esse era o caso, certamente não era uma seleção que você gostaria de manter. Se houvesse uma seleção,e você estava achando que estava agindo dentro da mesma, pode ser que ela estivesse invertida. O jeito mais fácil de saber é usando o botão de Máscara rápida: a área selecionada será clara, e a área não selecionada será mascarada com uma cor vermelha. Se esse é o problema, você pode arruma-lo desligando a Máscara rápida e escolhendo a opção “Inverter” no menu .
Como saber: O diálogo de camadas lhe dá a habilidade de ligar e desligar cada camada. Olhe no diálogo de camadas, e certifique-se de que a camada em que você quer agir está ativa (i.e. escolhida), de que não é um grupo de camadas (você não pode desenhar nos grupos, só nas camadas dentro do mesmo), e que há um símbolo de olho a esquerda da mesma. Se não houver um ícone de olho lá, esse é o seu problema.
Como resolver: Se a camada onde você quer atuar não estiver ativa, clique na mesma no diálogo de camadas para ativa-la. (Se nenhuma das camadas estiver ativa, o desenhável ativo poderia ser um canal — você pode olhar no diálogo de Canais para verificar. Isso não altera a solução, no entanto.) Se o símbolo do olho não estiver aparecendo, clique no diálogo de camadas, do lado esquerdo, para liga-lo: isso deve tornar sua camada visível. Veja a sessão sobre o diálogo de Camadas se você quiser entende-lo melhor.
Como saber: Quando a opacidade estiver configurada para 0 na camada, você não pode ver nada do que for desenhado na mesma. Veja o controle de Opacidade, no diálogo de camadas, e que valor ele está indicando. Se o controle estiver todo para a esquerda (opacidade zero), ai está o seu problema.
Como resolver: Mova o controle
Como saber: No GIMP, as camadas não tem que ter as mesmas dimensões que uma imagem: elas podem ser maiores ou menores. Se você tentar pintar fora dos limites de uma camada, nada acontece. Para verificar se isso está acontecendo, procure um retângulo tracejado em preto e amarelo, e veja se o lugar que você está tentando pintar está dentro dele.
Como resolver: Você precisa aumentar a camada. Há dois comandos na parte debaixo do menu de Camada que permitem que você faça isso: “Camada para tamanho da imagem”, que configura os limites da camada para serem o mesmo que os da imagem, e “Tamanho dos limites da camada”, que traz um diálogo que permite que você configure as dimensões da camada como você quiser. Em quase todos os casos, deixar a camada do tamanho da imagem é a melhor coisa a se fazer.
Como saber: O GIMP pode trabalahr com imagens em três modos de cor diferentes:RGB(A), Indexado, e Tons de cinza. O modo de cor indexado usa um mapa de cores, onde todas as cores usadas na imagem estão listadas. O selecionador de cores, no entanto, deixa você escolher qualquer cor RGB. Só que se você tentar pintar na imagem com uma cor que não está no mapa de cores, você obtém resultados indeterminados (pode acontecer do GIMP pintar com a cor errada, ou não deixar você pintar).
Como resolver: Sempre use o modo de cor RGB para pintar em imagens. Você pode verificar o modo atual e selecionar outro no sub-menu Modo do menu .