2.2. New…

Using the Create a New Image dialog, you can create a new empty image and set its properties. The image is shown in a new image window. You may have more than one image on your screen at the same time.

2.2.1. Ativar o comando

  • You can access the command in the Image menu through: FileNew…,

  • ou usando o atalho de Ctrl+N.

2.2.2. Opções básicas

Figura 16.4. The Create a New Image dialog

The Create a New Image dialog

Modelo

Figura 16.5. O diálogo de Modelos

O diálogo de Modelos

Em vez de digitar todos os valores à mão, você pode selecionar alguns valores pré-definidos para a sua imagem a partir de um menu de modelos, que representam os tipos de imagens que são geralmente mais úteis. Os modelos definem valores para o tamanho, resolução, comentários, etc Se houver um tamanho de imagem em particular que você use com frequência e ele não aparece na lista, você pode criar um novo modelo, usando o diálogo de Modelos.

Tamanho da imagem

Aqui você definir a Largura e a Altura da nova imagem. As unidades padrão são pixels, mas você pode escolher uma unidade diferente, se preferir, utilizando o menu ao lado. Se você fizer isso, note que o tamanho em pixels resultante é determinado pela resolução X e Y (que você pode mudar nos Opções Avançadas), e definindo Um ponto por pixel no menu Visualizar.

Se nenhuma imagem está aberta, a Nova imagem é aberta na janela de imagem vazia, com o tamanho que você determinou. Se você abrir a nova imagem enquanto outra estiver aberta, então ela será aberta em outra janela, ou outra guia no modo de janela única, com o mesmo tamanho da primeira imagem.

[Nota] Nota

Tenha em mente que cada pixel de uma imagem é armazenado na memória. Se você criar arquivos grandes com uma alta densidade de pixels, o GIMP vai precisar de muito de tempo e memória para cada função que for aplicada à imagem.

Botões Retrato/Paisagem

Há dois botões que alternam entre os modos retrato e paisagem. O que eles realmente fazem é trocar os valores da Largura e Altura. (Se a largura e altura são os mesmos, estes botões ficam inativos). Se as resoluções X e Y não são as mesmas (que você pode configurar em Opções Avançadas), então esses valores também são trocados. À direita do diálogo, são exibidos o tamanho da imagem, a resolução e espaço de cor.

2.2.3. Opções avançadas

Figura 16.6. Diálogo de Nova Imagem (Opções Avançadas)

Diálogo de Nova Imagem (Opções Avançadas)

As Opções avançadas são em geral de interesse para usuários mais avançados do GIMP. Você pode exibir essas opções clicando no pequeno triângulo na borda inferior da janela de diálogo.

Resolução X e Y

Os valores na resolução X e resolução Y campos referem-se principalmente à impressão: elas não afetam o tamanho da imagem em pixels, mas podem determinar o seu tamanho físico, quando se é impresso. Os valores de resolução X e Y pode determinar como os pixels são traduzidos para outras unidades de medida, como milímetros ou polegadas.

[Dica] Dica

Se você quiser exibir a imagem na tela com as dimensões corretas, selecione VisualizarUm ponto por pixel. Deixe o fator de zoom em 100% para ver a imagem em seu tamanho real na tela, com um pixel da imagem correspondendo a um pixel do monitor. Se a opção de Um ponto por pixel estiver desligada, o zoom de 100% vai mostrar a imagem no tamanho físico que ela teria se fosse impressa. A calibração da resolução da tela é feita normalmente quando o GIMP é instalado, mas se a imagem não for exibida no tamanho correto, você pode ter que ajustar os parâmetros da tela no GIMP. Você pode fazer isso no diálogo de Preferências.

Espaço de cor

Você pode criar a nova imagem em diferentesmodos de cor, seja uma imagem RGB ou uma imagem em Tons de cinza.

Cor RGB

A imagem é criada no sistema Vermelho, Verde, e Azul, que é a usada pelo monitor ou tela da televisão.

Tons de cinza

A imagem é criada em preto e branco, com vários tons de cinza. Além de seus interesses artísticos, este tipo de imagem pode ser necessária para alguns plug-ins. No entanto, o GIMP permite alterar uma imagem RGB para tons de cinza depois de criada, se você quiser.

Você não pode criar uma imagem indexada diretamente deste diálogo, mas é claro que você sempre pode converter a imagem para o modo indexado após ela ter sido criada. Para isso, use o comando ImagemModoIndexado

Preencher

Aqui, você pode especificar a cor de fundo que é usada para a sua nova imagem. Claro que é possível mudar o fundo de uma imagem mais tarde, também. Você pode encontrar mais informações sobre como fazer isso no diálogo de Camadas.

Existem várias opções:

  • Preencha a imagem com a Cor de frente atual, como mostrada na Caixa de ferramentas.

    Note que você pode mudar a cor de Frente enquanto o diálogo de Nova Imagem está aberto, antes de clicar em OK.

  • Preenche a imagem com a Cor de fundo atual, como mostrada na caixa de ferramentas. (Você pode alterar a cor de fundo também, enquanto a janela de diálogo está aberta).

  • Preencha a imagem com Branco.

  • Preencher a imagem com Transparência. Se você escolher esta opção, a imagem é criada com um canal alfa e o fundo é transparente. As partes transparentes da imagem da imagem são exibidos com um padrão xadrez para indicar a transparência.

Comentário

Você pode escrever um comentário descritivo aqui. O texto é anexado à imagem como um parasita, e é exportado junto com a imagem em alguns formatos de arquivo (PNG, JPEG, GIF).

[Nota] Nota

Você pode visualizar e editar este comentário no diálogo de Propriedades da Imagem.