O diálogo de “Imagens” exibe uma lista de todas as imagens abertas na sua sessão do GIMP; cada uma delas é representada por uma miniatura. Este diálogo é útil quando, sem estar no modo de janela única, você tem várias imagens umas sobre as outras na sua tela. Desta forma, você pode erguer a janela com a imagem desejada para ficar por cima das demais.
O diálogo de “Imagens” é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.
Você pode acessa-lo:
Do menu da janela de imagens em
→ → .Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando
→ .No menu de janelas independentes que existe se pelo menos um diálogo estiver aberto, sem estar acoplado à janela principal do GIMP no modo de janela única.Nesse caso, se já houver um diálogo de “Imagens”aberto, você pode trazê -lo para cima das outras janelasclicando diretamente em → .
, há uma lista deNo modo de multi-janelas, no topo do diálogo, aparece uma lista flutuante com as imagens abertas se a opção “Exibir seleção da imagem” estiver ligada no menu de guias.
No centro, as imagens abertas aparecem, como lista ou como grade, de acordo com o modo selecionado. A imagem atual fica em destaque, com o fundo em outra cor no modo de lista, ou com uma borda no modo de grade. Com um clique-duplo no nome da imagem, você trás a janela com aquela imagem para a frente, na sua tela, ou faz com o que o GIMP ative a guia com aquela imagem no modo de janela única.
No menu de Guia para o diálogo de “Imagens”, você pode escolher entre e . No modode grade, as miniaturas das imagens aparecem em um arranjo regularde miniaturas. Apenas o nome da imagem selecionadaé exibido. No modo de Lista, elas são alinhadas uma abaixo da outra,e o nome e as dimensões em pixel de cada imagem são exibidos.
Dica | |
---|---|
Ctrl+F abre uma caixa para pesquisas por nome. Para maiores informações sobre o modo de lista, veja Visualizar como lista; Visualizar como grade. |
Você pode alterar o tamanho das pré-visualizações usando a opção de “Tamanho da pré-visualização” no menu de guias para o diálogo de Imagens.
Três botões na parte de baixo do diálogo permitem que você realize operações com a imagem selecionada. Esses botões estão presentes se a opção “Exibir barra de botões” estiver habilitada no diálogo da aba. Você tem acesso aos mesmos comandos no menu de contexto obtido ao se clicar com o botão da direita no diálogo.
A imagem selecionada aparece na frente das outras na sua tela, no modo de janelas múltiplas, ou o GIMP muda para a guia contendo essa imagem no modo de janela única. Se a imagem tem mais de uma janela de visualização, essa(s) outra(s) janelas também são trazidas para cima, mas permanecem atrás da original. É a mesma ação que existe no menu de contexto com o nome de “Elevar visualizações”.
Duplica a janela ou guia da imagem selecionada.Não duplica a imagem em si, somente cria uma outra visualização da mesma imagem. Nela, você pode configurar diferentes fatores de zoom, visualização da seleção, etc...
Este comando funciona apenas numa imagem que está aberta, mas não tem uma janela. Apesar de imagens poderem ser abertas pelo comando de Nova Janela, se a imagem foi criada no GIMP sem uma janela (por um script, ou um comando nos terminais de script-fu ou de Python, ( tais como chamadas a gimp-image-new
ou file-png-load
, )ela não poderá ser fechada mesmo que todas as visualizações da mesma sejam fechadas. Nesse caso, este comando pode fecha-las.