2.2. Reduzindo o tamanho do arquivo ainda mais

Se você quer reduzir o tamanho da sua imagem mais um pouco, você pode converte-la para o modo indexado. Isso implica que o número máximo de cores distintas na imagem será 256. Não converta imagens com transições suaves de cores ou degradês para o modo indexado, por que as transições originais tipicamente são convertidas em várias faixas com uma única tonalidade que agrupa tons parecidos do original. Também não é um modo muito recomendado para fotografias, por que após a conversão, as imagens ficam tipicamente com uma aparência granulada. Mas experimente, se não gostar, desfaça a ação.

Figura 6.8. A imagem indexada

A imagem indexada

Uma imagem indexada pode parecer um pouco granulada. A imagem a esquerda é o Wilber em seu tamanho original, a imagem a direita está aproximada com um fator de zoom de 300%


  1. Use o comando descrito em Seção 6.3, “ Modo para converter uma imagem RGB para o modo indexado.

  2. Após converter sua imagem para o modo indexado, você pode novamente exporta-la para o formato PNG. Uma vez que cada pixel agora tem toda sua informação em um único byte, em vez de três, o arquivo resultante será tipicamente menor. Não adianta exportar uma imagem indexada para o formatoJPG — ele continua usando um formato RGB internamente, e você só vai perder muitas cores e pouco tamanho do arquivo.