5.3. Seletor de cores

Figura 14.172. O seletor de cores na caixa de ferramentas (ícone de conta-gotas)

O seletor de cores na caixa de ferramentas (ícone de conta-gotas)

A ferramenta de seleção de cores é usada para selecionar uma cor em uma imagem aberta na sua tela. Ao clicar em um ponto da sua imagem, você pode mudar a cor ativa para a cor localizada no local clicado. Por padrão, a ferramenta funciona na camada ativa, mas a opção de Usar amostra combinada permite que você selecione a cor conforme ela aparece na sua imagem, sendo ela resultando da combinação de todas as camadas. Apenas cores em camadas visíveis serão usadas. Uma Janela de informações abrirá ao se clicar na imagem.

5.3.1. Ativando a ferramenta

Você pode ativar essa ferramenta de diferentes formas:

  • No menu da janela de imagem em FerramentasSeletor de cores.,

  • clicando sobre o ícone da ferramenta na caixa de ferramentas,

  • pressionando a tecla de atalho O,

  • pressionando a tecla Ctrl enquanto usa uma ferramenta de pintura. A janela de seletor de cores não será aberta durante essa operação e a ferramenta continuará inalterada após usar a tecla de atalho. Porém, você ainda poderá obter as informações através do diálogo de informações do ponteiro.

5.3.2. Key modifiers

Ctrl

Ctrl does nothing here. But, when using a paint tool, pressing Ctrl allows you to pick colors without having to switch to Color Picker tool.

Shift

If the Use info window option is not checked, pressing Shift key, opens the Color Picker Information window when you click on a pixel.

[Nota] Nota

As Informações do ponteiro lhe darão a mesma informação constantemente. Mas preste atenção, lá a informação Usar amostra combinada é o padrão.

5.3.3. Opções

Figura 14.173. Opções da ferramenta de seleção de cores

Opções da ferramenta de seleção de cores

Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem emJanelasDiálogos de EncaixeOpções de ferramentas

Amostra combinada

When enabled, the Sample Merged checkbox will take color information as a composite from all the visible layers. Further information regarding Sample Merge is available in the glossary entry, Sample Merge.

Amostra da média

O seletor de Raio ajusta o tamanho do quadrado da área que será usada para determinar a cor média da seleção final. Quando você continua clicar e segurar o botão apertado sobre a imagem, o cursor do mouse mostrará o tamanho do quadrado ou o raio.

Pick Target (Ctrl)
Apenas selecionar

A cor do pixel selecionado será exibida em uma janela de informação, mas não terá outra utilidade além dessa.

Escolher cor de frente

A cor de frente, que é exibida na área de cor na Caixa de ferramentas, mudará para a cor do pixel em que você clicar (ou a média das cores na área).

Escolher cor de fundo

A cor de fundo, que é exibida na área de cor na caixa de ferramentas, será selecionada de acordo com o pixel em que você clicar.

Adicionar à paleta

Quando esta opção está marcada, a cor selecionada é enviada para a paleta ativa, como uma nova cor, e incorporada à mesma (desde que você tenha permissões para alterar a paleta). Veja mais em Editor de paletas.

Usar janela de informações

Quando esta opção está marcada, a janela de informações será aberta automaticamente. A tecla Shift permite que você altere essa possibilidade temporariamente.

Figura 14.174. Janela de informações do seletor de cores

Janela de informações do seletor de cores