14.12. Padrões de difração

14.12.1. Visão geral

Figura 17.339. Dois exemplos de padrões de difração

Dois exemplos de padrões de difração
Dois exemplos de padrões de difração

Este filtro permite que você crie texturas usando difração ou interferência de ondas. Você pode alterar a Frequência, Contornos e Bordas abruptas para cada um dos canais RGB. Você também pode definir o brilho, Dispersão e Polarização da textura. Não há pré-visualização automática, assim você deve pressionar o botão de pré-visualização para atualizá-la. Como outros filtros nesta seção, o resultado não depende da imagem inicial.

Este é um filtro muito útil se você quiser criar texturas intrincadas. É perfeito para fazer texturas psicodélicas, imitando algumas estampas em tecido, ou para imitar os padrões em vitrais (como em uma janela de igreja).

Parece claro que o plug-in funciona simulando a física da luz que atinge uma grade. Infelizmente, os autores originais nunca a descreveram a teoria por trás do plug-in, ou explicando o que os parâmetros significam. A melhor abordagem, então, é apenas para mexer nos parâmetros e ver o que acontece. Felizmente, quase tudo o que fazemos parece produzir resultados interessantes.

14.12.2. Ativar o filtro

This filter is found in the image window menu under FiltersRenderPatternDiffraction Patterns….

14.12.3. Opções

Figura 17.340. Opções para o filtro Padrões de difração

Opções para o filtro Padrões de difração