10.12. Traçar

10.12.1. Visão-geral

Figura 17.213. Exemplo de traçar

Exemplo de traçar

Filtro traçar aplicado


O comando traçar é um script de Script-Fu que cria uma nova camada preenchida com um efeito de traçado e adiciona essa camada à imagem através de uma sobreposição ou mapa de relevo. O resultado da imagem irá parecer como se tivesse sido impresso em fitas traçadas de papel, fitas de madeira, ou bambu cortado.

Se a imagem está no modo indexado, então a entrada do menu aparecerá acinzentada e indisponível.

Esse filtro adiciona uma camada no modo multiplicar acima da camada na qual você ativou o comando. A textura de traçado é criada em tons de cinza.

10.12.2. Ativando o filtro

O filtro é encontrado no menu da janela de imagem em FiltrosArtísticosTraçar....

10.12.3. Opções

Figura 17.214. Opções do filtro traçar

Opções do filtro traçar

Para produzir uma textura de faixa grossa, aumente o espaçamento das faixas e/ou diminua a largura das faixas.

Para fitas muito tensionadas, diminua a profundidade da sombra.

Largura das faixas

Com essa opção você pode definir a largura da fita em pixel com valores entre 0,0 e 256,0. Por padrão estão definidos 30,0 pixels.

Espaçamento das faixas

Com essa opção você pode definir a distancia à faixa vizinha ou o tamanho do quadrado preto em valores de pixel entre 0,0 e 256,0. Por padrão estão definidos 10 pixels.

Escuridão da sombra

Com essa opção você pode definir a escuridão das faixas finas através de uma porcentagem. Valores menores mostram faixas mais claras. O valor padrão definido é 75,0%.

Profundidade da sombra

Com essa opção você pode definir o nível de escuridão da sombra nas sobreposições em valores de porcentagem. Valores mais altos mostram fitas mais onduladas, enquanto que valores menores mostram uma superfície mais planas. O efeito, de fato, é limitado pela escuridão da sombra. O valor padrão é de 75%.

Comprimento dos fios

Com essa opção você pode definir a regularidade da textura de faixa. Se esse valor é menor que o valor de largura de faixas e o dobro do valor de espaçamento de faixas, então a superfície das faixas tornam-se picotadas. O valor é definido em pixel em uma quantidade entre 0,0 a 256,0. O valor padrão é de 200,0.

Densidade de fios

Com essa opção você pode definir a densidade das pequenas fibras paralelas presentes na superfície da faixa. Aumente esse valor para aumentar a quantidade de fios. O valor padrão é de 50%.

Intensidade de fios

Com essa opção você pode definir a opacidade da textura da faixa. Pequenos valores mostram fios vagos. Para retirar os fios defina o valor em 0,0%. O valor padrão é de 100,0%.

10.12.4. Outra utilidade

Figura 17.215. Adicionando laços entrelaçados usando a textura trançar

Adicionando laços entrelaçados usando a textura trançar

Estreite a largura das faixas, aumente espaçamento das faixas, e preencha com a textura de madeira.


Essa textura pode ser entrelaçada de forma que você possa ver a imagem original através dos buracos da malha. Crie uma nova camada transparente acima da camada ativa para fazer o entrelaçamento, e aplique este filtro. Selecione um quadrado preto regular na camada da textura usando a ferramenta de Seleção por cores.