10.9. Predador

10.9.1. Visão-geral

Figura 17.195. Exemplo para o filtro predador

Exemplo para o filtro predador

Imagem original

Exemplo para o filtro predador

Predador aplicado


Este filtro adiciona um efeito de predador à imagem. O efeito predador faz a imagem/seleção parecer com algo como o visual que o a criatura Predador possui em filmes e jogos (algo como a termovisão e esse tipo de coisa). O filtro irá reduzir as cores da imagem para poucas cores em um fundo escuro.

Caso exista uma seleção ativa, o filtro aplicará o efeito à região selecionada, independente do canal alfa (o filtro irá adicionar um canal alfa, caso necessário). O filtro trabalhar melhor em imagens RGB muito coloridas.

10.9.2. Ativando o filtro

This filter is found in the image window menu under FiltersArtisticPredator….

10.9.3. Opções

Figura 17.196. Opções do predador

Opções do predador

Quantidade de borda

O filtro predador vai detectar as bordas usando o detector de borda Sobel. A quantidade de borda especificada será passada para o filtro Sobel. Um valor alto resultará na detecção de mais bordas.

Figura 17.197. Exemplos de quantidade de borda

Exemplos de quantidade de borda

4

Exemplos de quantidade de borda

8

Exemplos de quantidade de borda

16


Pixelizar

Caso marcado, o filtro irá simplificar a imagem em quadrados com cores sólidas usando o filtro Pixelizar antes do efeito real do predador ser aplicado. Você pode selecionar o tamanho desses quadrados com a opção quantidade de pixels, que irá influenciar bastante o resultado (veja os exemplos abaixo).

Quantidade de pixels

Quantidade de pixels é o tamanho do bloco de cor para o qual a imagem será simplificada caso a opção Pixelizar esteja marcada. Na verdade você irá diminuir a resolução com essa opção. Nos exemplos abaixo, você pode ver diretamente como aumentar o tamanho do bloco de pixel leva a algo como macro pixels:

Figura 17.198. Exemplos de pixelizar

Exemplos de pixelizar

Desativado

Exemplos de pixelizar

4

Exemplos de pixelizar

8

Exemplos de pixelizar

16


Manter a seleção

Caso marcado, o filtro será aplicado à seleção ativa. Do contrário, será aplicado à camada ativa.

Separar camada

Quando essa opção está marcada, uma cópia da camada ativa será criada acima da camada ativa e o filtro será aplicado à essa cópia, deixando a camada original intocada. Se não estiver marcada, o filtro será aplicado à camada ativa.

10.9.4. Algoritmo do filtro

Já que esse filtro encarrega as partes essenciais para dois ou três outros filtros, então o algoritmo é muito simples:

Figura 17.199. Produzindo o efeito predador

Produzindo o efeito predador

Original

Produzindo o efeito predador

Pixelizar

Produzindo o efeito predador

RGB mínimo

Produzindo o efeito predador

Detecção de bordas


  1. A imagem original.

  2. Opcionalmente, o filtro pixeliza a imagem: ele gera a imagem usando blocos de cores ao invés de pixels, e com isso reduzindo a resolução da imagem.

  3. As cores serão reduzidas para o puro vermelho, verde e a azul (e possivelmente cores acinzentadas), usando o canal RGB mínimo para cada pixel.

  4. Aplicando o filtro Detecção de bordas Sobel, fará a imagem ser mais reduzida nas bordas, normalmente sobre um fundo preto, com apenas poucas cores.