Este filtro adiciona um efeito de “predador” à imagem. O efeito predador faz a imagem/seleção parecer com algo como o visual que o a criatura Predador possui em filmes e jogos (algo como a termovisão e esse tipo de coisa). O filtro irá reduzir as cores da imagem para poucas cores em um fundo escuro.
Caso exista uma seleção ativa, o filtro aplicará o efeito à região selecionada, independente do canal alfa (o filtro irá adicionar um canal alfa, caso necessário). O filtro trabalhar melhor em imagens RGB muito coloridas.
O filtro “predador” vai detectar as bordas usando o detector de borda Sobel. A “quantidade de borda” especificada será passada para o filtro Sobel. Um valor alto resultará na detecção de mais bordas.
Caso marcado, o filtro irá simplificar a imagem em quadrados com cores sólidas usando o filtro Pixelizar antes do efeito real do predador ser aplicado. Você pode selecionar o tamanho desses quadrados com a opção quantidade de pixels, que irá influenciar bastante o resultado (veja os exemplos abaixo).
“Quantidade de pixels” é o tamanho do bloco de cor para o qual a imagem será simplificada caso a opção Pixelizar esteja marcada. Na verdade você irá diminuir a resolução com essa opção. Nos exemplos abaixo, você pode ver diretamente como aumentar o tamanho do bloco de pixel leva a algo como “macro pixels”:
Caso marcado, o filtro será aplicado à seleção ativa. Do contrário, será aplicado à camada ativa.
Quando essa opção está marcada, uma cópia da camada ativa será criada acima da camada ativa e o filtro será aplicado à essa cópia, deixando a camada original intocada. Se não estiver marcada, o filtro será aplicado à camada ativa.
Já que esse filtro encarrega as partes essenciais para dois ou três outros filtros, então o algoritmo é muito simples:
A imagem original.
Opcionalmente, o filtro pixeliza a imagem: ele gera a imagem usando blocos de cores ao invés de pixels, e com isso reduzindo a resolução da imagem.
As cores serão reduzidas para o puro vermelho, verde e a azul (e possivelmente cores acinzentadas), usando o canal RGB mínimo para cada pixel.
Aplicando o filtro Detecção de bordas Sobel, fará a imagem ser mais reduzida nas bordas, normalmente sobre um fundo preto, com apenas poucas cores.