O comando
é um script que adiciona uma textura com aspecto de tecido à região selecionada ou canal alfa.Se a imagem está no modo indexado, então a entrada do menu aparecerá acinzentada e indisponível.
Este efeito é conseguido através dos seguintes passos:
Uma imagem é criada no mesmo tamanho da imagem original, ou seleção, ou região do canal alfa dependendo do caso, então uma camada é adicionada à imagem e preenchida com branco e com um forte ruído.
Uma camada é reproduzida a partir da camada recentemente adicionada e o modo da camada superior é definido como multiplicar.
O filtro desfocagem gaussiana é aplicado em diferentes direções, horizontalmente na camada inferior através do parâmetro desfocagem x como o raio, e verticalmente na camada superior com o desfocagem y.
Essas duas camadas são mescladas em uma imagem e seu contraste é expandido ao máximo possível, e então é aplicado um pouco de ruído novamente na imagem de trabalho.
Finalmente o filtro mapa de relevo é aplicado na imagem original baseada na imagem de trabalho com os parâmetros Azimute, Elevação, e Profundidade.
Azimute, Elevação, e Profundidade vêm do filtro mapa de relevo.
Esses parâmetros alargam as fibras da textura, horizontalmente pelo fator de desfoque X, e verticalmente pelo fator de desfoque y. A variação de valores é entre 3 e 100.
O controlador de azimute controla a orientação da origem da luz de acordo com o ponto do compasso. Tanto o valor mínimo (0,00) e máximo (360,00) são a direção de 3 horas em ponto em um relógio analógico. Aumentar o valor gira em sentido anti-horário.
O controlador de elevação controla a altura da origem da luz. Para o valor mínimo (0,50) a luz parte do horizonte, e para o valor máximo (90,0) a luz parte do zênite.
O controlador de profundidade controla a distância entre a altura do relevo e a profundidade das depressões. Aumentar o valor causa rasgos mais ásperos. Os valores variam de 1 a 65.