Capítulo 1. Introdução

Índice

1. Bem-vindo ao GIMP
1.1. Autores
1.2. O sistema de ajuda do GIMP
1.3. Características e Capacidades
2. O que há de novo no GIMP-2.8?

1. Bem-vindo ao GIMP

O GIMP é uma ferramenta multi-plataforma de manipulação de fotos. GIMP é um acrônimo para GNU Image Manipulation Program (Programa de Manipulação de Imagens GNU). O GIMP é adequado para várias tarefas de manipulação de imagens, incluindo retocar fotos, composição e construção de imagens.

O GIMP tem muitos recursos. Ele pode ser usado como um programa de pintura simples, um programa de retoques fotográficos de qualidade profissional, um sistema de processamento de lote online, um processador de imagens para produção em massa, um conversor de formato de imagem, etc.

O GIMP é expansível e extensível. Ele foi projetado para ser aumentado com plug-ins e extensões para fazer praticamente qualquer coisa. A interface de programação avançada permite tudo, desde a execução da tarefa mais simples até os procedimentos de manipulação de imagem mais complexos: tudo pode ser facilmente automatizado por meio de scripts.

Um dos pontos fortes do GIMP é a sua disponibilidade livre para vários sistemas operacionais. A maioria das distribuições GNU/Linux incluem o GIMP como um aplicativo padrão. O GIMP está disponível também para outros sistemas operacionais como o Microsoft Windows™ ou o Mac OS X™ da Apple (Darwin). O GIMP é um aplicativo de Software Livre coberto pela Licença Pública Geral [GPL]. A GPL oferece aos usuários a liberdade para acessar e alterar o código-fonte que compõe os programas de computador.

1.1. Autores

A primeira versão do GIMP foi escrita por Peter Mattis e Spencer Kimball. Muitos outros desenvolvedores têm contribuído mais recentemente, e milhares de pessoas prestaram apoio e realizaram testes. Lançamentos do GIMP estão sendo orquestrados por Mitch Natterer e outros membros da equipe do GIMP.

1.2. O sistema de ajuda do GIMP

A Equipe de Documentação do GIMP e outros usuários tem fornecido as informações necessárias para entender como usar o GIMP. O Manual do Usuário é uma parte importante dessa ajuda. A versão atual está no site da Equipe de Documentação [GIMP-DOCS] em formato HTML. A versão em HTML também está disponível como ajuda sensível ao contexto, ao usar o GIMP, bastando pressionar a tecla F1 (se você instalou o manual). Ajuda para itens de menu específicos pode ser acessada pressionando se atecla F1 enquanto o ponteiro do mouse está focado no item de menu. Leia mais para começar a sua jornada no GIMP.

1.3. Características e Capacidades

A lista a seguir é um breve resumo de alguns dos recursos e capacidades que o GIMP lhe oferece:

  • Um conjunto completo de ferramentas de pintura, incluindo pincéis, um lápis, um aerógrafo, clonagem, etc.

  • Gerenciamento de memória baseado em pedaços da imagem (tiles), assim o tamanho da imagem é limitado apenas pelo espaço disponível em disco

  • Amostragem de sub-pixel para todas as ferramentas de pintura, obtendo uma alta qualidade de anti-serrilhamento

  • Suporte total a canal Alfa para trabalhar com transparência

  • Camadas e canais

  • Um banco de dados procedural para chamar funções internas do GIMP a partir de programas externos, como Script-Fu ou Python-fu

  • Pode ser automatizado de forma avançada por scripts e plug-ins

  • Múltiplos níveis de desfazer/refazer (limitado apenas pelo espaço em disco)

  • Ferramentas de transformação incluindo rotacionar, redimensionar, inclinar e espelhar

  • Suporte para uma ampla gama de formatos, incluindo GIF, JPEG, PNG, XPM, TIFF, TGA, MPEG, PS, PDF, PCX, BMP e muitos outros

  • Ferramentas de seleção, incluindo retângulo, elipse, livre, fuzzy, bezier e tesouras inteligentes

  • Plug-ins que permitem a fácil adição de novos formatos de arquivo e novos filtros de efeitos.