A ferramenta de limiar transforma a camada ativa ou seleção em uma imagem preto e branco, em que os pixels brancos representam os pixels da imagem imagem cujo valor está dentro da faixa de tons selecionada, e pixels pretos representam pixels com valores fora da faixa marcada.
Você pode usar essa ferramenta para destacar imagens em preto e branco (um texto escaneado, por exemplo) ou para criar máscaras de seleção.
Nota | |
---|---|
Como essa ferramenta cria uma imagem em preto e branco, a suavização da imagem original desaparecerá. Se isso for um problema, use a ferramenta de Níveis. |
Existem diversas maneiras de ativar a ferramenta:
You can access this tool from the image menu through
→ → ,or through
→ ,ou clicando no ícone na caixa de ferramentas se a ferramenta tiver sido instalada lá. Para fazer isso, por favor veja Seção 1.7, “Caixa de ferramentas”.
Você pode salvar as configurações de cores da sua imagem clicando no botão
O botão abre o seguinte menu:
permite escolher Importar as configurações de arquivo ou Exportar configurações para arquivo, e dá acesso à janela para gerenciar configurações salvas:
A ferramenta de limiar exibe um gráfico visual, um histograma, dos valores de intensidade da camada ativa ou seleção. Você pode escolher qualquer faixa para o limiar, seja usando as caixas de texto ou clicando e arrastando o seletor no gráfico. Isso permite selecionar uma parte da imagem com uma certa intensidade e o fundo da imagem com outra intensidade. Os pixels selecionados dentro da faixa de limiar se tornarão brancos, e os demais serão pretos. Ajuste a faixa de forma que você consiga deixar as partes desejadas em branco sobre um fundo preto.
A opção de pré-visualização permite visualizar as mudanças da camada ativa ou seleção automaticamente enquanto você a seleção de intensidade.
Não é sempre o caso, mas se você deseja extrair um elemento de uma imagem que se destaca bem do fundo, pode usar a ferramenta de limiar para seleciona-lo. O livro “Grokking the GIMP” mostra um método baseado em uma máscara de canal, mas usar a Máscara rápida é mais fácil.
Primeiro comece decompondo a sua imagem em componentes RGB e HSV usando o filtro Decompor. Uma nova imagem em Tons de cinza será criada e os componentes serão exibidos em forma de camadas na janela de camadas. Essas camadas vem com uma miniatura, mas ela é muito pequena para uma visualização fácil. Você pode, obviamente, aumentar o tamanho da miniatura através do menu da janela de camadas (o pequeno botão de triângulo), mas clicar nos “olhos” é mais simples para exibir a camada desejada na imagem decomposta. Selecione a camada em que o elemento desejado aparece com mais destaque.
Ative a ferramenta de limiar na imagem decomposta. Mova a seta preta, até que a ferramenta de limiar isole da melhor forma possível o elemento que você deseja extrair. Certamente não ficará perfeitamente isolado: nós vamos melhorar o resultado com a máscara de seleção que vamos criar.
Atenção | |
---|---|
Tenha certeza de que você estava com a camada correta selecionada ao ativar a ferramenta de limiar: quando ela é aberta, você não pode alterar para outra camada. |
Tenha certeza de que a imagem exibida da camada selecionada está ativa e copiada para a área de transferência usando as teclas de atalho Ctrl+C.
Agora, ative a imagem original. Clique no botão de “Máscara Rápida” e altere a cor através da opção . Volte para a imagem original. Pressione as teclas Ctrl+V para colar a camada copiada anteriormente.
no canto inferior esquerdo da janela de imagem: a imagem será coberta por uma máscara vermelha (por padrão) translúcida. Essa cor vermelha não é boa para distinguir o que está marcado, já que a nossa imagem tem muitos tons vermelhos: vá na janela de canais, ative o canal deVoilà. A sua máscara de seleção está pronta: você pode melhorar a seleção como sempre. Quando a seleção estiver pronta, desative a máscara rápida clicando novamente em seu botão: você vai ver o contorno pontilhado delimitando a seleção.
Nós usamos o zoom para trabalhar no nível de pixel, a ferramenta de laço para remover grandes áreas indesejadas, e o lápis (para obter contornos duros), pintamos de preto para remover áreas selecionadas, e pintamos de branco para adicionar áreas selecionadas, especialmente na área do talo da flor.