5.5. Brilho e contraste

A ferramenta de brilho e contraste ajusta os níveis de brilho e contraste da camada ativa ou seleção. Essa ferramenta é fácil de se usar, mas relativamente pouco sofisticada. As ferramentas de níveis e curva permitem fazer o mesmo tipo de ajustes, mas também são capazes de tratar o brilho das cores claras de forma diferente das cores escuras. Falando de forma geral, a ferramenta de brilho e contraste é ótima para fazer um ajuste "rápido e simples" em alguns segundos, mas se a imagem é importante e você deseja trabalhar nela da melhor forma possível, então é melhor usar outras ferramentas. Na verdade, as vezes nem isso -— com a prática mesmo um ajuste rápido com a ferramenta de curvas ainda é mais rápido do que com esta ferramenta.

No GIMP 2.4, uma nova forma de usar essa ferramenta foi adicionada: clicando em cima da imagem, e arrastando o cursor enquanto mantém o botão do mouse pressionado. Mover o mouse verticalmente altera o brilho; mover horizontalmente altera o contraste. Quando você estiver satisfeito com o resultado, você pode simplesmente clicar no botão OK na janela aberta, ou pressionar a tecla EnterS do seu teclado.

5.5.1. Ativando a ferramenta

Você pode acessar a ferramenta de brilho e contraste de duas maneiras:

  • In the image-menu through: ToolsColor ToolsBrightness-Contrast… or ColorsBrightness-Contrast…,

  • Clicando no ícone da ferramenta: na caixa de ferramentas, caso você tenha instalado as ferramentas de cor na sua caixa de ferramentas. Para fazer isso, por favor veja Seção 1.7, “Caixa de ferramentas”.

5.5.2. Opções

Figura 14.151. Janela de opções de brilho e contraste

Janela de opções de brilho e contraste

Armazenadas

Você pode salvar as configurações de cores da sua imagem clicando no botão Adicionar configurações às favoritas

O botão abre o seguinte menu:

Figura 14.152. Menu de pré-ajustes

Menu de pré-ajustes

permite escolher Importar as configurações de arquivo ou Exportar configurações para arquivo, e dá acesso à janela para gerenciar configurações salvas:

Figura 14.153. Janela para gerenciar configurações salvas

Janela para gerenciar configurações salvas

Brilho

O seletor permite ajustar um valor negativo (para mais escuro) ou positivo (para mais claro) de brilho, aumentando ou diminuindo os tons de brilho.

Contraste

Este seletor permite ajustar um valor negativo (para diminuir) ou positivo (para aumentar) o nível de contraste.

Editar estas configurações como níveis

Para facilitar o seu trabalho, esse botão permite ir para a ferramenta de Níveis com as configurações que você já ajustou.

Pré-visualização

The Preview checkbox enables the rendering of all changes to the brightness and contrast on the canvas for immediate evaluation.