6.6. Texto

Figura 14.188. A ferramenta de texto na caixa de ferramentas

A ferramenta de texto na caixa de ferramentas

A ferramenta de texto adiciona áreas de texto em uma imagem. A partir do GIMP-2.8, você pode escrever o seu texto diretamente na imagem. Não é mais preciso usar uma janela para editar o texto (entretanto, se desejar você ainda pode usá-la marcando a opção Usar editor na caixa de opções da ferramenta. Uma barra de ferramentas foi adicionada, o que permite a você editar o texto de diferentes formas, mas você ainda pode usar a janela de opções de texto, para mudar a fonte, cor e tamanho do seu texto, e alterar a margem, interativamente. Clicando com o botão direito no quadro de texto, abre-se um menu que permite a você copiar, recortar, colar, e carregar um texto de um arquivo...

Assim que você digitar o seu texto, ele aparecerá na sua imagem em um quadro retangular. Se você alterar o tamanho do quadro usando uma das alças, o texto vai se adaptar ao tamanho do quadro automaticamente. Você pode aumentar o tamanho do quadro assim como faz com as seleções retangulares. Se você não mudar o tamanho do quadro de texto, ele vai ficando mais largo a medida que você vai escrevendo.

In this chapter, tool options will be described. To know how to use the Text tool, please refer to text management.

6.6.1. Ativando a ferramenta

Você pode acessar essa ferramenta de diversos modos:

  • No menu da janela de imagem em FerramentasTexto,

  • Clicando no ícone da ferramenta na caixa de ferramentas,

  • ou usando a tecla de atalho T.

6.6.2. Opções

Figura 14.189. Opções da ferramenta de texto

Opções da ferramenta de texto

Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem emJanelasDiálogos de EncaixeOpções de ferramentas

Fonte

Clique no botão de fontes para abrir o seletor de fontes dessa ferramenta, o que lhe mostrará uma lista das fontes instaladas.

Na parte inferior do seletor de fonte você encontrará alguns ícones que atuam da seguinte forma:

Escolha uma fonte entre as fontes previamente instaladas. Quando você seleciona uma fonte ela é automaticamente aplicada no seu texto.

[Dica] Dica

Você pode usar a roda do mouse em cima do botão de fontes para mudar rapidamente a fonte do seu texto (mova o cursor para cima do botão de fontes, e não clique, apenas gire a roda do mouse).

Tamanho

Essa opção controla o tamanho da fonte de acordo com diferentes unidades de tamanho selecionáveis.

Usar editor

Permite a você usar uma janela de edição de texto ao invés de editar o texto diretamente na tela.

Anti-serrilhamento

Anti-serrilhamento vai exibir o texto com bordas e curvas muito mais suaves. Isso é possível graças a uma leve desfocagem e definindo proporcionalmente a transparência dos pixels das bordas dos caracteres. Essa opção causa uma grande melhora visual na fonte a ser exibida. É preciso ter atenção ao usar o anti-serrilhamento em imagens que não estão no modo RGB.

Hinting

Usa o índice de ajuste da fonte para modificar os caracteres com o objetivo de produzir letras mais claras em tamanhos menores de fontes.

Cor

Seleciona a cor do desenho que será desenhado. Por padrão a cor é a cor de Frente, como mostrada na Caixa de ferramentas. É possível selecionar uma nova cor a partir da janela de seleção de cores que se abre quando se clica sobre a caixa que mostra a cor atual.

[Dica] Dica

Você também pode clicar e arrastar a cor da área de cor da caixa de ferramentas diretamente para o texto, na imagem.

Justificar

Permite que o texto seja ajustado de acordo com uma das quatro regras entre os ícones selecionáveis.

Parágrafo

Controla o espaço à esquerda do texto da primeira linha de texto, a partir da margem.

Espaçamento entre as linhas

Controla o espaço entre as linhas do texto. Essa configuração é interativa: cada alteração vai causar efeito imediatamente no texto exibido na imagem. O número não indica exatamente o espaço entre as linhas, mas sim quantos pixels terão de ser adicionados ou subtraídos do espaço original entre cada linha (o valor pode ser negativo). Pode ser muito útil para deixar blocos de textos mais compactos.

Espaçamento entre as letras

Controla o espaçamento entre as letras. Neste caso o número também não mostra exato espaço entre as letras, mas sim quantos pixels irão ser adicionados ou subtraídos ao espaçamento original (o valor pode ser negativo).

Caixa

Controla a caixa de texto. As lista de opções da ferramenta oferecem duas opções:

Dinâmica: opção padrão. O tamanho da caixa de texto aumentará conforme você digita. Com isso você pode digitar o texto até ele sair da imagem. Será preciso que você pressione a tecla Enter para criar uma nova linha e continuar digitando. Esta opção de tamanho de paragrafo passa a afetar todas as linhas do texto. Se você alterar o tamanho da caixa de texto, a opção voltará a ser "Fixo".

Fixo: você precisará aumentar o tamanho da caixa de texto antes. Entretanto, os atalhos comuns estão ativos! A linha do texto é limitada pelo lado direito da caixa de texto e caso a ultrapasse será continuada na próxima linha. Essa não será uma nova linha real: o texto pode fluir para cima se você alargar a caixa de texto com o mouse. Você terá que apertar Enter para adicionar uma nova linha de verdade. O texto pode sair pela borda inferior da imagem. A opção de parágrafo atua apenas na primeira linha de cada bloco separado por Enter.

6.6.3. Editor de texto

Figura 14.190. O editor de texto

O editor de texto

With GIMP-2.8, this text editor is available only if the Use editor option is checked. It persists probably because all its functions are not transferred to the direct-on-canvas mode. We will limit description to commands that has not been transferred.

Assim que você começar a escrever, uma camada de texto será criada e aparecerá no diálogo de camadas. Em uma imagem com uma camada dessas (a imagem que você está trabalhando, ou uma imagem do tipo .xcf), você pode continuar a edição de texto com um duplo clique direto no ícone da mesma no diálogo de camadas. Isso vai ativar a ferramenta de textos e colocar a camada em modo de edição. Claro, você pode aplicar a essa camada de texto as mesmas operações que você aplica às outras camadas: redimensionar, rotacionar, aplicar filtros, etc... No entanto, preste atenção em uma coisa: se você fizer qualquer operação que não seja edição de textos em uma camada criada por esta ferramenta, se você quiser editar o texto novamente, essas operações serão desfeitas — e você terá de volta o texto como é gerado pela ferramenta de texto, sem a aplicação de qualquer filtro, pintura ou transformação. O GIMP exibe uma caixa de diálogos para lhe avisar disso.

Para adicionar outro texto à sua imagem basta clicar com a ferramenta de texto ativa sobre uma camada que não seja de texto: um novo editor de texto irá aparecer e uma nova camada de texto será criada. Para passar de um texto para outro basta ativar a camada de texto correspondente e clicar sobre ela para ativar o editor.

As opções do editor de texto

Carregar texto do arquivo

Um texto pode ser carregado a partir de um arquivo de texto ao clicar no ícone de uma pasta no editor de texto. Todo o texto presente no arquivo será carregado.

This option is also in the text context menu.

Da esquerda para a direita

Essa opção faz com que o texto seja inserido da esquerda para a direita, o que é o caso da maioria dos idiomas ocidentais e de alguns orientais.

This option is also in the text context menu.

Da direita para a esquerda

Essa opção faz com que o texto seja inserido da direita para a esquerda, como é o caso de alguma das línguas orientais, como o Árabe (ilustrada no ícone).

This option is also in the text context menu.

Usar fonte selecionada

Por padrão não será usada a fonte que você escolheu na janela de opções. Se você quer usá-la no editor, marque essa opção. Independente desta opção, a fonte escolhida é usada para desenhar o texto na imagem.

[Nota] Nota

Veja mais em Seção 2, “Texto”.