A ferramenta de seleção retangular é projetada para selecionar regiões retangulares da camada ativa: é a mais básica das ferramentas de seleção, mas muito comumente utilizada. Para obter informações sobre as seleções e como elas são usadas no GIMP veja, Seleções para obter informações sobre as características comuns a todas as ferramentas de seleção veja Ferramentas de seleção.
Esta ferramenta também é utilizada para a desenhar um retângulo em uma imagem. Para renderizar um retângulo preenchido, crie uma seleção retangular, e, em seguida, preencha-o usando a ferramenta de Preenchimento. Para criar um contorno retangular, a abordagem mais simples e mais flexível é criar uma seleção retangular e, em seguida, contorná-la.
Você pode acessar a Ferramenta de Seleção de formas diferentes:
a partir da barra menu
→ → ,clicando no ícone da ferramenta na Caixa de ferramentas.
utilizando a tecla de atalho R.
Nota | |
---|---|
Veja Ferramentas de Seleção para obter ajuda com teclas modificadoras que afetam todas essas ferramentas da mesma forma. Apenas as opções que são específicas para esta ferramenta são explicadas aqui. |
Pressionar a tecla Ctrl após o início da sua seleção, e segura-la pressionada até você terminar, faz com que o ponto de partida seja usado como o centro do retângulo selecionado, em vez de um canto. Note que, se você pressionar a tecla Ctrl antes de começar a fazer a seleção, a seleção resultante será subtraída da seleção existente. O cursor se transforma no símbolo
Se você pressionar a tecla Shift antes de iniciar a seleção, a seleção resultante será adicionada à já existente. O cursor se transforma
Pressionar a tecla Shift depois de começar sua seleção, inverte a opção fixa, e mantendo-a pressionada, vai restringir a seleção a um quadrado, se é sua primeira seleção. Se estiver alterando uma seleção, e no menu fixa estiver selecionada a opção Proporção, sua alteração irá respeitar a proporção da seleção anterior.
Pressionar ambas as teclas depois de iniciar sua seleção combina os dois efeitos, dando-lhe uma seleção quadrada centrada no ponto inicial. Repare que pressionar essas teclas antes de iniciar a sua seleção cria uma intersecção da seleção resultante com a existente e o ponteiro do mouse se modifica de acordo:
Quando esta ferramenta é selecionada, o ponteiro do mouse é exibido assim: assim que ele estiver sobre a imagem. Um arrastar e soltar permite obter uma forma retangular (ou quadrada). Quando você soltar o botão do mouse, uma linha pontilhada (“formigas marchando”) define a seleção. Não é necessário ajustar a seleção com cuidado, você pode redimensioná-la depois facilmente.
Quando o ponteiro está se movendo na tela, os aspectos do ponteiro de seleção modificam:
- fora da seleção que parece anteriormente, permite criar uma nova seleção, mas irá apagar a existente se esta não for combinada com uma tecla modificadora para adicionar ou subtrair outra seleção conforme descrito acima.
- Na seleção, em suas partes periféricas, o ponteiro do mouse se transforma em várias formas quando passa por cima das áreas retangulares sensíveis e claramente marcadas. Esses identificadores permitem que você redimensione a seleção. Nos cantos de seleção o ponteiro modifica a forma de acordo com o contexto, por exemplo, no canto direito abaixo torna-se: . Então, clicando e arrastando estas áreas, você pode ampliar ou diminuir o tamanho da seleção. Sobre as partes medianas das bordas da seleção, sejam laterais, abaixo ou acima, o ponteiro modifica sua forma apropriadamente de acordo com o contexto. Por exemplo, quando o ponteiro do mouse está sobre o meio do lado direito, o ponteiro parece: . Então você pode clicar e arrastar para ampliar ou diminuir o tamanho da seleção movendo o limite escolhido.
- No interior da area central da seleção o ponteiro do mouse parece o usual para manipulação de objetos, ou seja: . Então você pode mover toda a seleção clicando e arrastando.
Além disso, se você não tiver desmarcado a opção Destaque, o seu trabalho será mais fácil, porque o que está fora da seleção será mais escuro do que o que está na seleção, e então a seleção aparece destacada.
Dica | |
---|---|
Se você usar as setas do teclado você pode mover a seleção ou modificar seu tamanho com passo de um pixel. Se você usá-las em combinação com Shift você pode movê-la em passos de 25 pixels. |
Depois de criar e modificar a seleção, você vai ter que sair deste modo de edição (e fixar todas as mudanças). Você pode fazer isso com um único clique dentro da seleção ou pressionando a tecla Enter. Ou você pode simplesmente usar uma ferramenta que não seja de seleção e, por exemplo, preencher ou pintar a seleção.
Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem em
→ →Nota | |
---|---|
Veja Ferramentas de Seleção para obter ajuda com opções que são comuns a todas essas ferramentas. Apenas as opções que são específicas para esta ferramenta são explicadas aqui. |
Opção seleção comum.
Se você ativar esta opção, aparece um controle deslizante. Você pode usar isso para ajustar o raio que é usado para arredondar os cantos da seleção.
Se você ativar esta opção, a seleção é iniciada pressionando o botão do mouse que é usado como centro da área selecionada.
Este menu permite-lhe a opção de restringir a forma do retângulo de várias maneiras.
Esta opção permite que você crie e redimensione a seleção, mantendo a proporção fixa conforme descrita na caixa de entrada logo abaixo: você pode escrever a proporção lá e apertar Enter. Por padrão, a proporção é de 1:1 (portanto, temos um quadrado) mas ela pode ser alterada. Com os dois pequenos botões de paisagem e de imagens ícones, você pode inverter essa relação.
Com esta opção você pode manter fixa a largura da seleção.
Com esta opção você pode fixar a altura da seleção.
Com esta opção você pode manter fixas a altura e a largura da seleção: a ferramenta passa simplesmente a “Carimbar” retângulos do mesmo tamanho.
Estes dois campos de texto contém as coordenadas horizontais e verticais atuais do canto superior esquerdo da seleção. Você pode usar esses campos para ajustar a posição de seleção com precisão.
Estes dois campos de texto contém a altura e a largura da seleção. Você pode usar esses campos para ajustar o tamanho da seleção com precisão.
Se você ativar esta opção, a área selecionada é realçada com uma máscara em torno para tornar a seleção visual muito mais fácil.
Com este menu, você pode selecionar o tipo de guias que são mostradas dentro da seleção para tornar a criação de uma seleção mais fácil, respeitando regras de composição fotográficas.
Seis opções estão disponíveis:
Sem Guias
Linha central
Regra dos terços
Regra de quintos
Seções áureas
Linhas diagonais
This option is active when a rectangle selection is drawn. Clicking on the “intelligent”, which in this case means that it sometimes does surprisingly sophisticated things, and sometimes does surprisingly strange things. In any case, if the region that you want to select has a solid-colored surround, auto-shrinking will always pick it out correctly. Note that the resulting selection does not need to have the same shape as the one you sweep out.
button will make the selection automatically shrink to the nearest rectangular shape including elements in the selection. The algorithm for finding the best rectangle to shrink to isSe Amostragem combinada também estiver ativa, a função de Encolher automaticamente irá utilizar a informação de pixels da tela visível da imagem, ao invés de apenas a camada ativa. Para mais informações sobre Amostra combinada, consulte a expressão no glossário, em Amostra Combinada.