Índice
Na maioria das vezes, você inicia o GIMP clicando em um ícone (se o seu sistema está configurado para fornecer-lhe um), ou digitando gimp na linha de comando. Se você tiver várias versões do GIMP instaladas, você pode precisar digitar gimp-2.8 para obter a versão mais recente. Você pode, se quiser, fornecer uma lista de arquivos de imagem na linha de comando após o nome do programa, e eles serão automaticamente abertos pelo GIMP ao se iniciar. Também é possível, claro, abrir os arquivos de dentro do GIMP, uma vez que ele esteja rodando.
A maioria dos sistemas operacionais suportam associações de arquivo, que associam uma classe de arquivos (como determinado pela sua extensão de nome de arquivo, como “.jpg”) com uma aplicação correspondente (como oGIMP). Quando os arquivos de imagem são devidamente “associados” com o GIMP, basta clicar duas vezes em uma imagem para abrir a mesma no GIMP.
O GIMP é o manipulador de imagem com maior suporte a sistemas diferentesdisponível hoje. As plataformas em que se sabe que oGIMP funciona incluem:
GNU/Linux™, Apple Mac OS X™, Microsoft Windows™, OpenBSD™, NetBSD™, FreeBSD™, Solaris™, Solaris™, AIX™, HP-UX™, Tru64™, Digital UNIX™, OSF/1™, IRIX™, OS/2™, e BeOS™.
O GIMP é facilmente transferido para outros sistemas operacionais, devido a disponibilidade de seu código fonte. Para mais informações visite a página inicial para desenvolvedores doGIMP. [GIMP-DEV].
O GIMP detecta automaticamente o idioma do sistema. No caso improvável da detecção de idioma falhar, ou se você só quer usar uma linguagem diferente, desde o GIMP 2.8, você pode fazê-lo em:
→ → .Você também pode usar:
No Linux ou Mac OS X: no terminal, digite LANGUAGE=pt_BR.utf-8 gimp
ou LANG=pt_BR.utf-8 gimp
substituindo pt_BR.utf-8 por fr.utf-8, de.utf-8, en, ... de acordo com o idioma que você deseja. Usar: LANGUAGE=pt_BR.utf-8
define uma variável de ambiente para a execução do programa gimp
.
“Variáveis de Sistema”, botão : Entre LANG para o nome e pt_BR, ou fr, ou de ... para a entrada “Nome” e para fr, ou it, etc.. para “Valor”. Cuidado! Você tem que clicar em três botões sucessivos para validar a sua escolha.
→ → → ná áreaSe você alterar os idiomas muitas vezes, você pode criar um arquivo de lote para alterar o idioma. Abra o bloco de notas. Digite os seguintes comandos (para o portugês, por exemplo):
set lang=pt_BR
start gimp-2.8.exe
Salve esse arquivo como GIMP-PT.BAT
(ou outro nome, mas sempre com a extensão .BAT
). Criar um atalho para esse arquivo e arraste-o para a sua Área de Trabalho.
Outra possibilidade no Windows XP:
→ → Então e selecione a linguagem que você deseja na lista flutuante.Em Preferências do Sistema, clique no ícone internacional. Na guia Idioma, o idioma desejado deve ser o primeiro na lista.
Use a opção -n
para executar várias instâncias do GIMP. Por exemplo, use gimp-2.8
para iniciar o GIMP, no idioma padrão do sistema, e LANGUAGE=en gimp-2.8 -n
para iniciar outra instância do GIMP em Inglês, o que é muito útil para tradutores.
Embora os argumentos não sejam necessários ao iniciar GIMP, os argumentos mais comuns são mostrados abaixo. Em um sistema Unix, você pode usar man gimp
para uma lista completa.
Argumentos de linha de comando devem estar na linha de comando que você usa para iniciar o GIMP como gimp-2.8 [opção ...] [ARQUIVO| URL ...].
Exibe uma lista de todas as opções de linha de comando.
Mostra todas as opções de ajuda.
Mostrar as opções do GTK+.
Imprime a versão do GIMP e sai.
Mostrar informações de licença e sai.
Mostrar as mensagens de inicialização em detalhes.
Iniciar uma nova instância do GIMP.
Abre as imagens como se fossem novas.
Executa sem uma interface de usuário, por exemplo, para se executar um script automaticamente, junto com a função --batch
Não carrega texturas, degradês, paletas ou pincéis. Muitas vezes, útil em situações não-interativas, onde o tempo de inicialização deve ser minimizado.
Não carrega nenhuma fonte (tipográfica). Isso é útil para carregar o GIMP mais rápido para os scripts que não utilizam fontes, ou para encontrar problemas relacionados a fontes com problemas que possam fazer o GIMP travar.
Não mostra a tela inicial durante a inicialização.
Não use memória compartilhada entre o GIMP e plug-ins.
Não use funções especiais de aceleração de CPU. Útil para encontrar ou desativar bugs das funções aceleradas em hardware.
nome
Use um arquivo sessionrc
diferente para esta sessão doGIMP. O nome de sessão dado é anexado ao nome do arquivo padrão - sessionrc
.
Nome do arquivo
Use um arquivo gimprc
alternativo em vez do padrão. O arquivo gimprc
contém um registro de suas preferências. Útil nos casos em que os caminhos dos plugins ou características da máquina possam ser diferentes, ou para ter diferentes configurações dependendo do tipo de trabalho que você vai fazer.
Nome do arquivo
Usa um arquivo gimprc alternativo, em vez do gimprc do sistema.
comandos
Executa o conjunto de comandos dados não interativamente. O conjunto de comandos é tipicamente na forma de um script que pode ser executado por uma das extensões de script do GIMP. Quando o comando é -
, os comandos são lidos da entrada padrão. Pode ser usado em conjunto com a opção --no-interface
proc
Especificar o procedimento a usar para processar os comandos de lote. O procedimento padrão é o Script-Fu.
Não criar caixas de diálogo pop-up com erros ou avisos. Imprimir as mensagens no console ao invés disso.
modo
Modo de compatibilidade do PDB. Os modos são "off", "on", "warn" (desligado, ligado, aviso). O padrão é "aviso".
modo
Depurar no caso de uma falha. Os modos são "never", "query", "always" (nunca, consultar, sempre)
Habilita manipuladores de sinais de depuração não-fatais. Útil para depuração do GIMP.
Tornar todos os avisos fatais. Útil para depuração.
Imprime um arquivo gimprc com as configurações padrão. Útil se você estragou o seu arquivo gimprc.
display
Use o display X designado (não se aplica a todas as plataformas).