8.5. Usar GEGL

A GEGL (Generic Graphics Library - Biblioteca genérica para gráficos) é um arcabouço para processamento de imagens baseado em grafos, que será usado em todo o GIMP-2.10 e 3.0. Com a GEGL, todo o processamento interno de cores é feito em ponto flutuante de 32bits, no espaço de cores RGBA com luz linear. Por padrão, no GIMP 2.8, os caminhos de código de 8 bits são usados, mas um usuário curioso pode habilitar a GEGL para as operações de cor com esta opção. (esta opção está disponível apenas nas versões instáveis do GIMP 2.5 e 2.7 - e não aparece por padrão no menu das versão 2.6 e 2.8 - o uso da GEGL será o normal na versão 2.10)

Além de portar as operações de cor para a GEGL, uma ferramenta de operação da GEGL experimental foi adicionada, sendo encontrada no menu de Ferramentas. Ela possibilita aplicar operações da GEGL diretamente em uma imagem e ver a pré-visualização na tela de pintura.

[Atenção] Atenção

Note que o GIMP continua sendo uma ferramenta de 8 bits (por canal de cor) até que o uso da GEGL cubra toda a aplicação. Isso vai acontecer na versão 2.10.

8.5.1. Ativando a opção

Você pode acessar esta opção, se ela estiver disponível na sua instalação do GIMP, através da opção CoresUsar GEGL, no menu da janela de imagens. Clicar na opção liga e desliga o uso da GEGL.