8.6. O submenu Automático

Figura 16.127. O submenu Cores/Automático

O submenu Cores/Automático

O submenu Automático contém operações que ajustam automaticamente a distribuição de cores na camada ativa, sem requerer nenhuma intervenção do usuário. Muitas dessas operações estão implementadas como plug-ins.

8.6.1. Ativar o submenu

  • Você pode acessar o submenu a partir do menu da janela de imagens em CoresAutomático.

8.6.2. Esticamento automático das cores

O GIMP tem vários comandos automáticos para esticar as colunas de histograma para os canais de cor da camada ativa. Ao puxar os pixels claros para a direita e os pixels escuros para a esquerda, eles tornam os pixels claros mais claros e os pixels escuros mais escuros, o que aumenta o contraste na camada.

Alguns dos comandos esticam os três canais de cor por igual, de forma que os matizes não são alterados. Outros comandos modificam cada um dos canais separadamente, o que altera os matizes.

A forma que o esticamento é feito varia com os diferentes comandos e os resultados parecerão diferentes. Não é fácil prever exatamente o que cada comando irá fazer. Se você quiser um controle maior, você pode alcançar exatamente os mesmos resultados, e ainda mais, com a ferramenta de Curvas. (Se preferir digitar valores, e souber bem o que está fazendo, você pode usar a ferramenta de Níveis em vez das curvas)

Aqui estão os exemplos dos resultados desses comandos, todos juntos em uma única página, de forma que você possa compara-los mais facilmente. O comando mais apropriado depende da sua imagem, então você pode experimentar com cada um deles para achar qual é mais apropriado para ela.

Figura 16.128. A camada original e seus histogramas

A camada original e seus histogramas

Esta camada não tem nenhum pixel nem muito claro, nem muito escuro, então ela é uma boa candidata ao uso desses comandos.


Figura 16.129. O comando Equalizar

O comando Equalizar

Exemplo de Equalizar


Figura 16.130. O comando Equilíbrio de branco

O comando Equilíbrio de branco

Exemplo de Equilíbrio de branco


Figura 16.131. O comando Realce de cor

O comando Realce de cor

Exemplo de Realce de cor


Figura 16.132. O comando Normalizar

O comando Normalizar

Exemplo de Normalizar


Figura 16.133. O comando Esticar contraste

O comando Esticar contraste

Exemplo de Esticar contraste


Figura 16.134. O comando Esticar HSV

O comando Esticar HSV

Exemplo de Esticar HSV